37 C
Porto Velho
segunda-feira, setembro 1, 2025

COLUNA ZONA FRANCA

Eleições 2024

Candidato ao governo de Rondônia pela Rede, Vinícius Miguel assume presidência do Cidadania no estado - Cidadania23A Frente Progressista pela prefeitura de Porto Velho ainda não pegou. A seis meses e 29 dias das eleições os partidos chamados de progressistas continuam falando entre si, deixando as conversas em grupo para depois. O pré-candidato a prefeito, Vinícius Miguel (PSB), já tentou reunir os partidos de esquerda e de centro em diversas ocasiões. VM é o melhor nome a ser considerado. Ele tem o sentimento inato do bem, predisposto a assimilar todas as idéias progressistas, colocando os interesses do cidadão portovelhense em primeiro lugar. Mas, parece que, se depender da morosidade da oposição, vão deixar a situação ganhar a prefeitura de Porto Velho.

De mudança

O ex-deputado estadual Hermínio Coelho vai mesmo para o Solidariedade, do presidente da ALE-RO. Ele disse à coluna que conversou muito com Marcelo Cruz e decidiu deixar as fileiras do PT da capital. Trocando em miudos, Herminio que é lulista de primeira qualidade, vai acabar apoiando um (a) candidato (a) prefeito (a) bolsonarista.

Pé de meia

O ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, iniciou a agenda de visitas a todos os estados do País para a formalização da adesão dos entes federados ao programa Pé-de-Meia: a poupança do ensino médio. Em Rondônia depende do governador Marcos Rocha (União Brasil) fechar a agenda.

Era bolsonarista

Nenhuma descrição de foto disponível.A Brigada Militar negou que houve ameaça ao ex-presidente Jair Bolsonaro durante a visita dele à Expodireto em Não-Me-Toque, na tarde de terça-feira (5). Um homem foi abordado pelos policiais após denúncia de que estava portando uma faca. Segundo a BM, ele não resistiu à abordagem e a faca havia sido comprada dentro da feira, no pavilhão da Agricultura Familiar. O comandante do Comando Regional do Policiamento Ostensivo do Planalto (CRPO/Planalto), Coronel Marco Antônio dos Santos Morais, afirmou que o homem não apresentou ameaça ao ex-presidente.

 

Pode piorar

Quem disse que o negacionismo acabou, está redondamente enganado. A educação pública pode piorar mais ainda com a eleição do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG),  presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Ele é negacionista no caso das vacinas e na educação também. Ele acaba de anunciar uma de suas prioridades: o homeschooling, que retira as crianças das escolas e confia o processo pedagógico aos pais, que, na realidade, não possuem qualificações nem recursos pedagógicos para exercer tais tarefas. A ideia, que representa um crime contra a infância, é estimulada por forças neoliberais, uma vez que os investimentos em educação compõem uma das maiores frações do orçamento público.

Pode piorar 2

“Acabo de ser eleito presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Neste ano de presidência, debateremos assuntos importantes e complexos como: Plano Nacional de Educação, Segurança nas Escolas, fortalecimento da Educação Básica, homeschooling, dentre diversos outros temas que são importantes para a Educação em nosso país”, postou Nikolas, em suas redes sociais. No passado, ele já disse não se importar se a Terra é plana, oval ou quadrada.

Jovem Pan News vai ser fechada

Por conteúdos veiculados pela emissora, tais como os que procuraram deslegitimar os resultados eleitorais e incentivar a intervenção das Forças Armadas sobre os poderes civis constituídos, a Jovem Pan News deverá ser fechada. Ela é alvo de uma ação judicial do Ministério Público Federal (MPF) que pede o cancelamento das três outorgas de radiodifusão concedidas à emissora, devido ao compartilhamento de notícias falsas.

Acordaram

Jornalistas lavajistas e militaristas, que bateram continência para os generais de Bolsonaro até pouco antes da aglomeração de Silas Malafaia na Paulista, deixaram as barricadas. Braga Netto, Augusto Heleno e oficiais subalternos presos ou ainda soltos foram abandonados. Sergio Moro e Deltan Dallagnol já haviam sido largados muito antes. Apenas Merval Pereira ainda oferece proteção e consolo a Moro.

A vez dos ricos

Na semana passada, o colunista Elio Gaspari, da Folha e do Globo, abordou a prisão dos atacadistas golpistas Joveci Xavier de Andrade e Adauto Lúcio de Mesquita, de Brasília, com uma ressalva. “Há mais gente na fila de ricos coitados do 8 de janeiro”, escreveu Gaspari, como se estivesse comunicando uma descoberta ou oferecendo-se como vidente. O colunista não deu um nome de rico na fila, nem conhecido nem ainda não divulgado.

A vez dos ricos 2

Poderia ter citado Luciano Hang, Edgard Corona, Otavio Fakhoury, Mário Luft, Fabio Wajngarten, Meyer Nigri. Poderia ter citado Afrânio Barreira Filho, delatado por Mauro Cid. Poderia ter dito que estão na fila os grandes financiadores dos bloqueios de estradas. Todos ricos e impunes. Poderia, mas não diz nada a respeito dos que botaram dinheiro nos projetos golpistas desde muito antes de Bolsonaro assumir o governo, como prevenção a qualquer eventual derrota do fascismo.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Informações para a coluna:  [email protected]

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas