37 C
Porto Velho
segunda-feira, setembro 1, 2025

COLUNA ZONA FRANCA

                               

                                            Tampa do caixão

CAI O PANO - O depoimento de Mauro Cid: detalhes da conspiração golpista

Reportagem de capa da revista Veja praticamente fecha o caixão do moribundo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ). Veja teve acesso aos principais trechos do depoimento de Mauro Cid. A maioria das informações já veio a público, mas seus detalhes, inéditos, são assustadores, muitos deles parecem surreais, e o conjunto revela o nível de desatino de uma confraria que colocou na cabeça que as eleições de 2022 haviam sido fraudadas e que era preciso fazer algo para impedir a posse de Lula.

                                  Tampa do caixão 2

 

SINAL VERDE - Almir Garnier: o almirante teria colocado a tropa à disposiçãoO ex-ajudante de ordens de Bolsonaro contou que, em novembro, dias depois de anunciado o resultado das eleições, participou de uma reunião comandada por Bolsonaro no Palácio da Alvorada. Nela, o então assessor para Assuntos Internacionais da Presidência, Filipe Martins, apresentou ao presidente sugestões para a edição de um decreto que “retratava as interferências do Poder Judiciário no Poder Executivo” e autorizava a prender “todo mundo”.

Tampa do caixão 3

A minuta de decreto também anulava o resultado das eleições e estabelecia a convocação de um novo pleito. O motivo seria a comprovação de que as urnas eletrônicas haviam sido violadas, obsessão paranoica repetida várias vezes pelo então presidente. Participaram dessa primeira reunião Bolsonaro, Cid, Martins e “juristas”. Leia mais aqui.

Eleições 2024

As eleições municipais em Rondônia começam a ferver, a seis meses e 28 dias do pleito. O pré-candidato a prefeito de Porto Velho pelo PSB, Vinícius Miguel, tem apoio maciço do partido. Lideranças políticas do município, de zona sul a leste, pessoas dos distritos de Calama, São Carlos e região do Lago do Cuniã, empresários e servidores públicos, estiveram reunidos em apoio à candidatura dele. Chiquinho da Emater, Cleiton Roque e Clodoaldo do PT são alguma das lideranças do PSB presentes na última reunião.

Janela indiscreta

Com abertura da janela partidária que permite mudanças de partidos de vereadores sem risco de perda de mandato, a movimentação política em Porto Velho promete ser intensa e estratégica. Apuração do site Oobservador, revela a dança das cadeiras na Câmara Municipal de Porto Velho que é composta por 21 vereadores. O prazo para mudança vai até 5 de abril:

1. Enfermeiro Roneudo (REPUBLICANOS) – vai para o PSD
2. Edvilson Negreiros (PSB) – vai para o PSDB
3. Ellis Regina do Sindeprof (PODEMOS) -INDEFINIDO
4. Professor Aleks Palitot (PRD) -fica no PRD
5. Marcio Pacele (PSB) -INDEFINIDO
6. Dr. Junior Queiroz (PODEMOS) -INDEFINIDO
7. Jurandir Bengala (PL) -fica no PL
8. Márcio Oliveira (MDB) – fica no MDB
9. Dr. Gilber (PODEMOS) – vai para o PL
10. Joel Enfermeiro (PRD) -INDEFINIDO
11. Isaque Machado (PRD) -INDEFINIDO
12. Dr. Macário Barros (PODEMOS) INDEFINIDO
13. Wanoel Martins (PV) -INDEFINIDO
14. Rai Ferreira (PSD) – fica no PSD
15. Paulo Tico (Avante) – INDEFINIDO
16. Edimilson Dourado (AVANTE) – INDEFINIDO
17. Valtinho Canuto (UNIÃO BRASIL) – INDEFINIDO
18. Marcelo Reis (PSDB) -fica no PSDB
19. Márcia Socorristas Animais (PP) – INDEFINIDO
20. Everaldo Fogaça (REPUBLICANOS) -vai para o PRD
21. Carlos Damaceno (PRD) – INDEFINIDO

Sid Orleans alerta

Pode ser uma imagem de 6 pessoasOBRAS INACABADAS. Superintendente do Ministério da Saúde de Rondônia, Sid Orleans, em reunião na Comissão Intergestores Bipartite, pede aos secretários municipais de saúde que se posicionem no INVESTSUS acerca das 84 obras inacabadas da saúde no estado de Rondônia, até o dia 15 de março e oferece apoio na Superintendência. O Ministério da Saúde vai retomar mais de 5,5 mil obras de equipamentos de saúde que estavam paralisadas em todas as regiões do país nos últimos anos. Em Rondônia, poderão ser retomadas 84 obras.  Essa estratégia é tratada de forma prioritária pelo Governo Federal desde o começo da gestão e é fundamental para ampliação da estrutura SUS e garantia de acesso à saúde de todos os brasileiros. Entre as obras que serão retomadas no estado, estão: Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e oficinas ortopédicas.

Paulo Freire em Porto Velho

No próximo dia 14 de março, completa 27 anos da visita do filósofo e educador Paulo Freire à Porto Velho. A prova está nesta foto que diz muito. Um dos últimos eventos públicos de que participou foi na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em 14 de março de 1997, o “Encontro com Paulo Freire: reflexões sobre a prática educacional”, no campus de Porto Velho. Na ocasião, foi inaugurado também o centro de convivência e auditório que leva o seu nome. Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 e faleceu em 2 de maio de 1997, aos 75 anos, poucos meses após sua visita à UNIR. Para as pessoas que tiveram a oportunidade de acompanhar o evento, a experiência foi única e tornou-se um marco histórico para a Universidade Federal de Rondônia.

Velhos baianos

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto que diz "GLOBO Caetano e e Bethânia: o que esperar da série de shows anunciada pelos artistas"Caetano Veloso e Maria Bethânia voltarão a se apresentar juntos, em turnê que se estenderá entre agosto e dezembro deste ano por diferentes estados do país. A série de shows batizada como “Caetano & Bethânia” acontece 46 anos após a realização da primeira performance que os dois realizaram em dupla, em 1978. Composta para a ocasião, a música “Tudo de novo”, de Caetano, deve integrar o repertório das novas apresentações. Aliás, o que esperar dos shows? Essa é a questão que muitos fãs vêm compartilhando por meio das redes sociais. Não à toa, o repertório da apresentação de “Maria Bethânia e Caetano Veloso” — que resultou num disco homônimo também lançado em 1978 — vem sendo relembrado por fãs dos irmãos baianos.

Guerra urbana

O governador de São Paulo, o bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos), será denunciado ao Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) pela escalada da violência policial na Baixada Santista, no litoral paulista, que já causou 39 mortes de civis, informa a jornalista Mônica Bergamo, em sua coluna no jornal Folha de S.Paulo. “A queixa será apresentada pela Conectas Direitos Humanos e pela Comissão Arns nesta sexta-feira (8), durante reunião do colegiado em Genebra, na Suíça. No discurso que será lido, Tarcísio será citado como responsável por deliberadamente investir na violência policial contra pessoas negras e pobres”, destaca a jornalista.

                                Et Si Tu N’existais Pas

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "Vinicios Betiol @vinicios_betiol IMPORTANTE serviços de checagem desmentem Fake News espalhada por Ciro Comes de que o governo Lula vende precatórios para bancos. Após essa mentira, o Ciro virou "herói dos bolsonaristas" e foi compartilhado por vários deles. Era melhor ficar em Paris!"Durante uma entrevista concedida à CNN em 2 de março, Ciro Gomes (PDT) fez falsas acusações contra o governo Lula, alegando irregularidades no pagamento de precatórios. Segundo Gomes, o governo, que liberou R$ 93 bilhões para o pagamento de tais dívidas, estaria envolvido na venda desses precatórios para dois bancos com deságio de até 50%. O ex-presidenciável comparou a suposta prática ao mensalão e o petrolão, afirmando ser uma “falcatrua maior do que os dois juntos”. Contudo, uma investigação conduzida pela equipe do Estadão Verifica revelou que as declarações de Gomes não correspondem aos fatos. Especialistas consultados esclareceram que o governo não vende precatórios, mas sim realiza o pagamento das dívidas devidas à Justiça. A venda de precatórios para terceiros, com descontos, é uma prática legal realizada por credores das dívidas, visando receber o dinheiro de forma mais rápida. Volta para Paris, Ciro Gomes. Ou se filie ao PL de um vez. Essa fala mentirosa de Ciro Gomes foi a tampa do caixão dele.

Tem como piorar, sim

Pode ser uma imagem de 5 pessoas e texto que diz "Pedro Ronchi @PedroRonchi2 Não acha uma foto do presidente da Comissão de Educação com um livro. Já com armas."Deputado federal mais votado do Brasil, Nikolas jamais deveria ocupar uma posição que o permita influir na Educação nacional. A depender deste sujeito, boa parte dos brasileiros serão excluídos das escolas, no mínimo, senão exilados em locais distantes de brancos, heteros, evagélicos e de direita. Se é fato que o extremista representa grande estrato da sociedade brasileira, e que seu partido detém a maior bancada da Câmara – o que lhe faculta a indicação dos presidentes das principais comissões -, é fato também que um mínimo de critério, decoro, racionalidade e responsabilidade deveria orientar escolhas tão desastrosas como essa.

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Informações para a coluna:  [email protected]

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas