Caso Marielle

A coluna afirmou certa vez que dificilmente haveria um Bolsonaro envolvido diretamente na morte de Marielle Franco. Parece que a coluna acertou. Segundo se diz, a delação de Ronnie Lessa aponta para o deputado federal Chiquinho Brazão (União Brasil-RJ), como um dos mandantes. Como coluna disse anteriormente, o clã Bolsonaro não teria capacidade cognitiva para engendrar um plano tão bem elaborado como o da morte da vereadora Marielle. Com certeza, se tivesse a participação direta de um Bolsonaro o caso seria esclarecido em meses. Eles teriam gravado e postado nas suas redes sociais pari passu tudo sobre a morte de Marielle.
Rogério Andrade
Agentes do Ministério Público do Rio de Janeiro e da Corregedoria da Polícia Militar prenderam 19 PMs apontados como segurança do bicheiro Rogério Andrade, que foram denunciados por organização criminosa. Além dos 20 alvos com mandados, as investigações identificaram o envolvimento de policiais que já foram excluídos na corporação. A operação, batizada de Petrorianos, é comandada pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que denunciou à Justiça 31 pessoas pelo crime de organização criminosa. Rogério Andrade é o patrono da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, em cuja quadra o ex-presidente Bolsonaro lançou a candidatura de Alexandre Ramagem (PL) à prefeitura do Rio de Janeiro. Vai vendo, Brasil.
O desvacinado
Bolsonaro disse que não há crime no caso da falsificação da carteira de vacinação porque ele não usou para entrar nos Estados Unidos. Ou seja, se o ladrão de celular roubar mas não usar, está de boa. Ou, como Bill Clinton, Bolsonaro fumou, mas não tragou. Bolsonaro usou o mesmo argumento sobre tentativa de golpe de estado. Como não logrou êxito, ele disse que não houve crime. Risos.
Bolsonaro preso amanhã
O cerco está se fechando para o ex-presidente Jair Bolsonaro. Com o andamento das operações como fraudes nos dados de vacinação, trama golpista e o desvio de joias, os usuários das redes sociais já anseiam pelo dia em que o líder da extrema-direita será preso.
Logo saiu as primeiras notícias sobre novo desenrolar da PF que os termos “grande dia” e “Bolsonaro preso amanhã” já aparecem entre os assuntos mais comentados no X, antigo Twitter, nesta terça. No espaço, influenciadores, perfis de humor e de personagens publicam memes, análises e comentam a esperança de que a justiça seja feita com o responsável por governar um país que deixou mais de 700 mil pessoas morrerem na pandemia.
Igrejas S.A.
Está tramitando na Câmara dos Deputados, uma PEC relatada pelo deputado federal evangélico Fernando Máximo (União-RO), que amplia a isenção de impostos para as igrejas, na aquisição de bens e serviços “necessários à formação do patrimônio, à geração de renda e prestação de serviços” por templos religiosos. Na prática, caso a igreja queira comprar material de construção para a fundação de uma sede, por exemplo, os produtos terão impostos zerados. Já não pagam IPTU e outros impostos, agora não vão pagar impostos pela compra de material de construção.
Doença de Fabry
O Senado aprovou nesta terça-feira (19) o PL 5.984/2019, que cria o Dia Nacional da Conscientização da Doença de Fabry. O projeto é da ex-deputada Mariana Carvalho (Republicanos-RO). A doença de Fabry é uma patologia rara, genética, que atinge vários sistemas do organismo. É caracterizada pela deficiência ou a ausência de uma enzima que ajuda na liberação de substâncias geradas nas células.
Imbróglio
A vereadora Elis Regina do Sindprof (Podemos) bem que tentou voltar ao PCdoB, mas tem sido barrada constantemente. Anteontem, na sede do PT, em Porto Velho, o clima esquentou entre os três partidos da federação. Os presidentes do PT e do PV se manifestaram contrários a filiação da vereadora Elis Regina no PCdoB para concorrer à reeleição. Os presidentes deixaram claro aos dirigentes do PCdoB que a filiação da Elis traria problemas para a formação da nominata de vereadores. O presidente do PV foi mais duro, caso confirmasse a filiação da Elis no PCdoB, abriria mão de seus candidatos e não apresentaria nomes para concorrer vereança, o que desfalcaria a nominata.
MDB X MDB
Se depender do senador Confúcio Moura (MDB), o partido fecha com a esquerda para a prefeitura de Porto Velho. Mas, se depender do presidente do MDB, o deputado federal Lúcio Mosquini, o partido vai com Mariana Carvalho (Republicanos). Mosquini é bolsonarista até a medula. Confúcio, aliado de Lula, é o parlamentar que mais traz recursos para Rondônia.
É centrista
Falando em Confúcio, ele reafirmou na Tribuna do Senado Federal nesta terça-feira, 19, a sua posição centrista no espectro político e disse que a polarização extremada vivenciada no país produz impasse para temas importantes para a sociedade. Para o parlamentar, ao fazer parte do governo, o MDB defende os projetos apresentados pelo Planalto e isso é bom para a democracia e para o desenvolvimento do país. “O tempo vivenciado na política, por vários mandatos, me ensinou que o bom senso e a prudência devem ser Indispensáveis tanto na vida pública como nos negócios. O importante é o que se chama de “ganha-ganha”, conceito em que não existem perdedores entre os participantes do jogo. É assim que tenho me comportado no atual Governo do Presidente Lula. Nenhum estado brasileiro pode prescindir de programas federais, geradores de desenvolvimento e bem-estar para o povo”, afirmou o senador.
Lista atualizada

Lista atualizada de pré-candidatos a vereador por Porto Velho: PT/PCdoB/PV- Sid Orleans (foto), Ayres Mota, Luis Coelho, Pimenta de Rondônia, Edson Silveira, Almir José (Sindsef), Alessandra do Simprof, Cliveron, Nilton Souza, Toco Sticcero, Claudio Carvalho, Israel Trindade, Wanoel e Fatinha; PSB: Mauro Nazif Júnior e Josias Perito; Cidadania: Antônio Medeiros, Júnior Siqueira e Dim Dim; Agir: Pastor Evanildo, Sargento Ramalho e Josinélio Muniz; Solidariedade: Hermínio Coelho, Claudio da Padaria e Solange Feira; PSOL: Raymison Correia, Yulle Vargas, Pastor Israel, Pastor Elias, Felipe Oliveira, Fábio Varão, Barbie do Povo e Antenor Karitiana.
Lista atualizada 2
Republicanos-Pastor Ivanildo da Universal, Júnior Coimbra, Fernando PM, Júnior Queiroz (foto), Pedro Geovar; União Brasil: Ellis Regina, Pastor Sandro, Edmilson Dourado, Isaque Machado, Pastor Bruno Luciano e Dabson Bueno; PSD: Da Silva do SINTRAR, Enfermeiro Roneudo, Wanoel Martins, Rai Ferreira, Kaue Ribeiro, Carlinhos Damasceno, Márcia Socorrista e Joel Enfermagem.
Lista atualizada 3
Podemos: Júnior Moraes, Alyson Cuiabano, Felipe da Saúde; Avante: Breno Mendes, Jair Júnior e Thiagão 9; PRD: Alexs Palitot, Pedro Teixeira (Foto), Joelna Holder, Júnior Cavalcante, Everaldo Fogaça e Moisés Cruz; PL: Sofia Andrade, Jurandir Bengala, Gilber Mêrces, Jacaré Vista Alegre e Willian Homem do Tempo; MDB: Júnior da Versátil, Francisca Kaxarari e Márcio Oliveira.
Lista atualizada 4
PSDB/Cidadania-Nilton Souza, Edwilson Negreiros, Adalto Bandeirantes, Dr Macário Barros, Márcio Pacele, Paulo Tico, Valtinho Canuto, Evaldo Agricultura, Marcelo Reis, Wellen Prestes e Alyson Sandubas. OBS: Lista aberta, podendo haver mudanças, acréscimos ou exclusão.