32 C
Porto Velho
quarta-feira, setembro 3, 2025

COLUNA ZONA FRANCA

Caso Marielle

Chiquinho Brazão (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

A coluna afirmou certa vez que dificilmente haveria um Bolsonaro envolvido diretamente na morte de Marielle Franco. Parece que a coluna acertou. Segundo se diz, a delação de Ronnie Lessa aponta para o deputado federal Chiquinho Brazão (União Brasil-RJ), como um dos mandantes. Como  coluna disse anteriormente, o clã Bolsonaro não teria capacidade cognitiva para engendrar um plano tão bem elaborado como o da morte da vereadora Marielle. Com certeza, se tivesse a participação direta de um Bolsonaro o caso seria esclarecido em meses. Eles teriam gravado e postado nas suas redes sociais pari passu tudo sobre a morte de Marielle.

Rogério Andrade

MP: Rogério de Andrade gastava R$ 6 milhões por mês para manter as estruturas do jogo do bicho | Rio de Janeiro | O DiaAgentes do Ministério Público do Rio de Janeiro e da Corregedoria da Polícia Militar prenderam 19 PMs apontados como segurança do bicheiro Rogério Andrade, que foram denunciados por organização criminosa. Além dos 20 alvos com mandados, as investigações identificaram o envolvimento de policiais que já foram excluídos na corporação. A operação, batizada de Petrorianos, é comandada pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que denunciou à Justiça 31 pessoas pelo crime de organização criminosa. Rogério Andrade é o patrono da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, em cuja quadra o ex-presidente Bolsonaro lançou a candidatura de Alexandre Ramagem (PL) à prefeitura do Rio de Janeiro. Vai vendo, Brasil.

O desvacinado

Pode ser uma ilustração de 3 pessoas e textoBolsonaro disse que não há crime no caso da falsificação da carteira de vacinação porque ele não usou para entrar nos Estados Unidos. Ou seja, se o ladrão de celular roubar mas não usar, está de boa. Ou, como Bill Clinton, Bolsonaro fumou, mas não tragou. Bolsonaro usou o mesmo argumento sobre  tentativa de golpe de estado. Como não logrou êxito, ele disse que não houve crime. Risos.

 

 

 

Bolsonaro preso amanhã

ImagemO cerco está se fechando para o ex-presidente Jair Bolsonaro. Com o andamento das operações como fraudes nos dados de vacinação, trama golpista e o desvio de joias, os usuários das redes sociais já anseiam pelo dia em que o líder da extrema-direita será preso. Imagem Logo saiu as primeiras notícias sobre novo desenrolar da PF que os termos “grande dia” e “Bolsonaro preso amanhã” já aparecem entre os assuntos mais comentados no X, antigo Twitter, nesta terça. No espaço, influenciadores, perfis de humor e de personagens publicam memes, análises e comentam a esperança de que a justiça seja feita com o responsável por governar um país que deixou mais de 700 mil pessoas morrerem na pandemia.

  Igrejas S.A.

Os Pastores Mais Ricos do Brasil - Saiba quanto eles ganham - YouTubeEstá tramitando na Câmara dos Deputados, uma PEC relatada pelo deputado federal evangélico Fernando Máximo (União-RO), que amplia a isenção de impostos para as igrejas, na aquisição de bens e serviços “necessários à formação do patrimônio, à geração de renda e prestação de serviços” por templos religiosos. Na prática, caso a igreja queira comprar material de construção para a fundação de uma sede, por exemplo, os produtos terão impostos zerados. Já não pagam IPTU e outros impostos, agora não vão pagar impostos pela compra de material de construção.

Doença de Fabry

O Senado aprovou nesta terça-feira (19) o PL 5.984/2019, que cria o Dia Nacional da Conscientização da Doença de Fabry. O projeto é da ex-deputada Mariana Carvalho (Republicanos-RO). A doença de Fabry é uma patologia rara, genética, que atinge vários sistemas do organismo. É caracterizada pela deficiência ou a ausência de uma enzima que ajuda na liberação de substâncias geradas nas células.

Imbróglio

A vereadora Elis Regina do Sindprof (Podemos) bem que tentou voltar ao PCdoB, mas tem sido barrada constantemente. Anteontem, na sede do PT, em Porto Velho, o clima esquentou entre os três partidos da federação. Os presidentes do PT e do PV se manifestaram contrários a filiação da vereadora Elis Regina no PCdoB para concorrer à reeleição. Os presidentes deixaram claro aos dirigentes do PCdoB que a filiação da Elis traria problemas para a formação da nominata de vereadores. O presidente do PV foi mais duro, caso confirmasse a filiação da Elis no PCdoB, abriria mão de seus candidatos e não apresentaria nomes para concorrer vereança, o que desfalcaria a nominata.

MDB X MDB

Se depender do senador Confúcio Moura (MDB), o partido fecha com a esquerda para a prefeitura de Porto Velho. Mas, se depender do presidente do MDB, o deputado federal Lúcio Mosquini, o partido vai com Mariana Carvalho (Republicanos). Mosquini é bolsonarista até a medula. Confúcio, aliado de Lula, é o parlamentar que mais traz recursos para Rondônia.

                                              É centrista

Falando em Confúcio, ele reafirmou na Tribuna do Senado Federal nesta terça-feira, 19, a sua posição centrista no espectro político e disse que a polarização extremada vivenciada no país produz impasse para temas importantes para a sociedade. Para o parlamentar, ao fazer parte do governo, o MDB defende os projetos apresentados pelo Planalto e isso é bom para a democracia e para o desenvolvimento do país. “O tempo vivenciado na política, por vários mandatos, me ensinou que o bom senso e a prudência devem ser Indispensáveis tanto na vida pública como nos negócios. O importante é o que se chama de “ganha-ganha”, conceito em que não existem perdedores entre os participantes do jogo. É assim que tenho me comportado no atual Governo do Presidente Lula. Nenhum estado brasileiro pode prescindir de programas federais, geradores de desenvolvimento e bem-estar para o povo”, afirmou o senador.

Lista atualizada

Sid Orleans, Superintendente do MS em Rondônia

Lista atualizada de pré-candidatos a vereador por Porto Velho: PT/PCdoB/PV- Sid Orleans (foto), Ayres Mota, Luis Coelho, Pimenta de RondôniaEdson Silveira, Almir José (Sindsef), Alessandra do Simprof, Cliveron, Nilton Souza, Toco Sticcero, Claudio Carvalho, Israel Trindade, Wanoel e Fatinha; PSB:  Mauro Nazif Júnior e Josias Perito; Cidadania: Antônio Medeiros, Júnior Siqueira e Dim Dim; Agir: Pastor Evanildo, Sargento Ramalho e Josinélio Muniz; Solidariedade: Hermínio Coelho, Claudio da Padaria e Solange Feira; PSOL: Raymison Correia, Yulle Vargas, Pastor Israel, Pastor Elias, Felipe Oliveira, Fábio Varão, Barbie do Povo e Antenor Karitiana.

Lista atualizada 2

Republicanos-Pastor Ivanildo da Universal, Júnior Coimbra, Fernando PM,  Júnior Queiroz (foto), Pedro Geovar; União Brasil: Ellis Regina, Pastor Sandro, Edmilson Dourado, Isaque Machado, Pastor Bruno Luciano e Dabson Bueno; PSD: Da Silva do SINTRAR, Enfermeiro Roneudo, Wanoel Martins, Rai Ferreira, Kaue Ribeiro, Carlinhos Damasceno, Márcia Socorrista e Joel Enfermagem.

Lista atualizada 3

Podemos: Júnior Moraes, Alyson Cuiabano, Felipe da Saúde; Avante: Breno Mendes, Jair Júnior e Thiagão 9; PRD: Alexs Palitot, Pedro Teixeira (Foto), Joelna Holder, Júnior Cavalcante, Everaldo Fogaça e Moisés Cruz; PL: Sofia Andrade, Jurandir Bengala, Gilber Mêrces, Jacaré Vista Alegre e Willian Homem do Tempo; MDB: Júnior da Versátil, Francisca Kaxarari e Márcio Oliveira.

Lista atualizada 4

 PSDB/Cidadania-Nilton Souza, Edwilson Negreiros, Adalto Bandeirantes, Dr Macário Barros, Márcio Pacele, Paulo Tico, Valtinho Canuto, Evaldo Agricultura, Marcelo Reis, Wellen Prestes e Alyson Sandubas.  OBS: Lista aberta, podendo haver mudanças, acréscimos ou exclusão.

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas