28 C
Porto Velho
domingo, agosto 31, 2025

COLUNA ZONA FRANCA

Saidinha 

Os bolsonaristas, que sempre foram favoráveis ao fim da saidinha para presos, AGORA ESTÃO CHORANDO porque se deram conta de que a lei servirá para eles também. O deputado federal Roberto Monteiro (PL-RJ), pai do ex-vereador bolsonarista Gabriel Monteiro, que encontra-se preso, fez um discurso criticando a aprovação da legislação que impedirá a saída do seu filho. O deputdo Kim Kataguiri (União Brasil) comemorou: vencemos a ESQUERDA! Apesar do choro do PT e PSOL, acabamos com o absurdo que eram as saidinhas temporárias para bandidos. O amigo dele, Gabriel Monteiro, não gostou. Vale lembrar que os terroristas presos por golpismo, inclusive os prováveis políticos que ainda serão presos, também ficarão sem direito ao benefício. Grande dia! Vale lembrar que os terroristas presos por golpismo, inclusive os prováveis políticos que ainda serão presos, também ficarão sem direito ao benefício. Grande dia!

O Deus de Malafaia

O presidente Lula (PT) disse que o Deus do advogado-geral da União, Jorge Messias, que é evangélico, não é o mesmo do pastor Silas Malafaia, aliado de Jair Bolsonaro (PL), e culpou as fake news pela dificuldade de aproximação com este segmento do eleitorado. O petista falava sobre as cobranças para melhorar a relação com os evangélicos quando deu a declaração. O entrave nesse caso, para o presidente, é o uso político da religião por seus adversários e a disseminação de fake news. O mandatário também comentou, segundo pessoas presentes, que não adianta falar apenas com os líderes religiosos. Segundo ele, é preciso acessar a base dos fiéis. Ao fazer esse diagnóstico, Lula disse a Messias ter certeza que o Deus do ministro não é o mesmo do de Malafaia. A fala de Lula foi dada no contexto sobre a necessidade de separar política de religião, segundo aliados do petista. Na foto, o Jesus de Malafaia.

Judeus criticam Caiado e Tarcísio

O perfil Judeus pela Democracia criticou a ida dos governadores Ronaldo Caiado, de Goiás, e Tarcísio de Freitas, de São Paulo a Israel. “Só nas últimas horas, mais de 100 palestinos foram assassinados por Israel em área de um dos hospitais de Gaza. E todos já foram alvos anteriormente de bombardeios. Ações como essa é que levaram a Corte Internacional em Haia a determinar medidas de prevenção a um genocídio”, indicou a entidade.

Judeus criticam Caiado e Tarcísio 2

“Nos últimos dias, a mesma Corte Internacional denunciou que Israel descumpriu suas recomendações. Ou seja, deliberadamente perpetrou ataques contra civis. O que constitui-se crime contra humanidade. Em Israel, protestos que já ocorriam antes da declaração de guerra aos palestinos, voltaram a se intensificar exigindo novas eleições. O atual governo, que tem menos de 30% dos assentos no Congresso aparece nas pesquisas com chance de obter só 16 de 120 assentos”, acrescenta a nota.

Judeus criticam Caiado e Tarcísio 3

A entidade ainda destaca que “até o inabalável apoio dos EUA ao Apartheid Israelense mostrou fragilidade nos últimos dias. Enquanto o secretário de relações exteriores da União Européia acusou Israel de usar fome e sede como armas de guerra. E o Canadá anunciou um embargo à exportação de armas. A crise humanitária em Gaza já deixou mais de 40 mil mortos, mais de 60 mil assassinados, entre os quais mais de 2 mil amputados. Mais de 3 mil crianças estão órfãs. 95% da população não tem mais casa para morar e está dormindo em barracas”.

Confúcio com Lula

Ao assumir a Tribuna do Senado Federal nesta terça-feira, 19, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) reafirmou a sua posição centrista no espectro político e disse que a polarização extremada vivenciada no país produz impasse para temas importantes para a sociedade. Para o parlamentar, ao fazer parte do governo, o MDB defende os projetos apresentados pelo Planalto e isso é bom para a democracia e para o desenvolvimento do país.

Eleições 2024

Pré-candidatos não podem colocar outdoors com propaganda implícita. O não acolhimento pode acarretar multa de R$ 5 mil a R$ 25 mil. O PL é especialista em burlar a lei eleitoral. Falando no partido, a agremiação poderá ser extinta por ter supostamente financiado o golpe de 8 de janeiro de 2023. Vai receber uma multa de 100 milhões de reais.

DesUnião Brasil

Após votação da Executiva Nacional, o União Brasil decidiu nesta quarta-feira (20) afastar o deputado federal Luciano Bivar (PE) da presidência da legenda.  O Conselho de Ética pode efetivar a determinação em até 60 dias. O parlamentar sai da presidência da sigla antes do fim do mandato, marcado para o fim de maio. A legenda optou por antecipar a saída de Bivar do cargo, após diversas polêmicas envolvendo ele e Antônio Rueda, eleito para ser o novo presidente do partido.

Sid Orleans

O Superintendente Estadual do Ministério da Saúde em Rondônia – SEMS/RO, Sid Orleans (PT), não vai submeter o nome dele ao pleito eleitoral de 2024. Segundo informou a coluna, Sid vai disputar uma cadeira de deputado estadual em 2026.

Lista atualizada

Lista atualizada de pré-candidatos a vereador por Porto Velho: PT/PCdoB/PV- Ayres Mota, Luis Coelho, Pimenta de RondôniaEdson Silveira, Almir José (Sindsef), Alessandra do Simprof, Cliveron, Nilton Souza, Toco Sticcero, Claudio Carvalho, Israel Trindade, Wanoel e Fatinha; PSB:  Mauro Nazif Júnior e Josias Perito; Cidadania: Antônio Medeiros, Júnior Siqueira e Dim Dim; Agir: Pastor Evanildo, Sargento Ramalho e Josinélio Muniz; Solidariedade: Hermínio Coelho, Claudio da Padaria e Solange Feira; PSOL: Raymison Correia, Yulle Vargas, Pastor Israel, Pastor Elias, Felipe Oliveira, Fábio Varão, Barbie do Povo e Antenor Karitiana.

Lista atualizada 2

Republicanos-Pastor Ivanildo da Universal, Júnior Coimbra, Fernando PM,  Júnior Queiroz (foto), Pedro Geovar; União Brasil: Ellis Regina, Pastor Sandro, Edmilson Dourado, Isaque Machado, Pastor Bruno Luciano e Dabson Bueno; PSD: Da Silva do SINTRAR, Enfermeiro Roneudo, Wanoel Martins, Rai Ferreira, Kaue Ribeiro, Carlinhos Damasceno, Márcia Socorrista e Joel Enfermagem.

Lista atualizada 3

Podemos: Júnior Moraes, Alyson Cuiabano, Felipe da Saúde; Avante: Breno Mendes, Jair Júnior e Thiagão 9; PRD: Alexs Palitot, Pedro Teixeira, Joelna Holder, Júnior Cavalcante, Everaldo Fogaça e Moisés Cruz; PL: Sofia Andrade, Jurandir Bengala, Gilber Mêrces, Jacaré Vista Alegre e Willian Homem do Tempo; MDB: Júnior da Versátil, Francisca Kaxarari e Márcio Oliveira.

Lista atualizada 4

 PSDB/Cidadania-Nilton Souza, Edwilson Negreiros, Adalto Bandeirantes, Dr Macário Barros, Márcio Pacele, Paulo Tico, Valtinho Canuto, Evaldo Agricultura, Marcelo Reis, Wellen Prestes e Alyson Sandubas.  OBS: Lista aberta, podendo haver mudanças, acréscimos ou exclusão.

Prazos eleitorais

Quem pretende concorrer a uma vaga para vereador(a) ou prefeito(a) nas eleições municipais de 2024 deve ficar atento(a) aos prazos previstos em lei. É preciso estar filiado(a) a um partido político e com domicílio eleitoral estabelecido na circunscrição onde pretende disputar a eleição até a data-limite de 6 de abril, ou seja, seis meses antes do dia da votação, marcada para 6 de outubro, em primeiro turno. A filiação a uma agremiação partidária e o domicílio eleitoral são alguns dos requisitos previstos para que a pessoa seja elegível. Em caso de coexistência de filiações partidárias, prevalecerá a mais recente. Assim, as demais serão canceladas pela Justiça Eleitoral.

Prazos eleitorais 2

O procurador regional eleitoral em Rondônia, Leonardo Caberlon, lembra que a filiação é o primeiro passo para participação na disputa eleitoral e, assim, se alcançar diversidade e equilíbrio na representatividade política da população, como, por exemplo, ter mais indígenas e mais mulheres candidatos(as) e eventualmente eleitos(as). Conheça as datas do calendário eleitoral.

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas