29 C
Porto Velho
segunda-feira, setembro 1, 2025

Coluna Zona Franca

Eleições 2024

Semana de deliberações nos partidos, principalmente sobre possíveis alianças. O PT está reunido para decidir os próximos passos. Teoricamente a esquerda está com quatro pré-candidatos à prefeitura de Porto Velho. Fátima Cleide (PT), Euma Tourinho (MDB), Vinícius Miguel (PSB) e Benedito Alves (SD). No momento, os pré-candidatos mais antigos estão observando como vai se comportar a Dra. Euma, nova filiada no MDB, para sentir se tem alguma chance de construír uma aliança mais à esquerda.

Eleições 2024-2

Um fato é certo. Vinícius Miguel garante que o PSB vai marchar junto com o PT. Os dois partidos se reunem hoje separadamente, deliberando os últimos posicionamentos. Na próxima semana deverá haver uma virada de chave na questão da união de vários partidos de centro esquerda para disputar o Palácio do Relógio.

Máxima vergonha

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, barba e sala de redaçãoSem dúvida alguma, as eleições de 2024 já tem um grande derrotado: Fernando Máximo. A coluna arrisca dizer que ele decretou o próprio fim político. Causou um tsunami e ficou encalhado no entulho. Fez que foi e acabou não fondo. O deputado explicou que para concorrer pelo PL, teria que arriscar perder o mandato, pois seria necessário desfiliar-se do União Brasil. Embora tenha havido tentativas de negociação entre os partidos, não foi alcançado um acordo que permitisse a sua candidatura pelo PL sem o risco de perder o mandato de deputado federal. Enfim, Fernando Máximo, humilhado pelos irmãos Gonçalves,  permanecerá no União Brasil que o traiu. Por estas e outras, nos parece que é fim de carreira. Político de um mandato só.  The end.

 

Lista atualizada

Lista atualizada de pré-candidatos a vereador por Porto Velho: PT/PCdoB/PV- Israel Trindade, Clodoaldo Dantas, Cláudio Carvalho, Fatinha, Orrana Silveira, Toco do Stccero , Almir do Sindsef, Aires Brito, Pedro Regis, Carlos Oliveira e Alessandra do Simprof; PSB:  Mauro Nazif Júnior e Josias Perito; Agir: Alexandre Silva,Antonio Medeiros, Porfirio Costa, Cliver Heron, Ednei Singeperon, Ednei Lima, Geovane Ibiza, Marcos Malaquias, Hermínio, Maelson do Planalto, Mesaque, Roberto Dinamite, Fabrício Donizete, Marcos combate, Cláudio da Padaria, Gabriele Gaspar, Marilene U.Norte, Solange Feira, Taliana, Meuse Santos, Ivanilda, Dalva Cecília e Elmara; Solidariedade? PSOL-REDE: Raymison Correia, Pimenta de Rondônia, Samuel Costa, Yulle Vargas, Pastor Israel, Pastor Elias, Felipe Oliveira, Fábio Varão, Barbie do Povo e Antenor Karitiana.

Lista atualizada 2

Republicanos-Márcio Oliveira, Júnior Queiroz, Jurandir Bengala, Márcio Pacele, Pastor Ivanildo da Universal, Júnior Coimbra, Fernando PM, Pedro Geovar; União Brasil: Ellis Regina, Pastor Sandro, Isaque Machado, Lucas Donadon, Pastor Bruno Luciano, Dabson Bueno, Joel da Enfermagem, Dr. Macário Barros e Edmilson Dourado; PSD: Everaldo Fogaça, Rai Ferreira, Enfermeiro Roneudo, Wanoel Martins, Da Silva do SINTRAR, Hallan Carvalho e Kaue Ribeiro. PP: Terrinha e Matheus Serrate.

Lista atualizada 3

Podemos: Júnior Moraes, Alyson Cuiabano, Felipe da Saúde; Avante: Paulo Tico, Anderson Nãnan, Daihane Gomes, Breno Mendes, Jair Júnior e Thiagão 9; PRD: Rogério Quaresma, Alexs Palitot, Bruno do Pingo, Pedro Teixeira, Joelna Holder, Everaldo Fogaça e Moisés Cruz; PL: Sofia Andrade, Léo Alencar, Gilber Mercês, Jacaré de Vista Alegre e Willian Homem do Tempo; MDB: Júnior da Versátil, Francisca Kaxarari e Márcio Oliveira. PRTB: Pastor Evanildo Ferreira e Jaque Suzana.

Lista atualizada 4

 PSDB/Cidadania-Marcelo Reis, Edwilson Negreiros, Carlos Damasceno, Valter Canuto, Márcia Socorrista, Nilton Souza, Antônio Medeiros, Júnior Siqueira, Dim Dim, Adalto Bandeirantes, Júnior Cavalcante, Dr Macário Barros, Thiago Tezzari, Evaldo Agricultura, Wellen Prestes e Alyson Sandubas.  E o PDT? OBS: Lista aberta, podendo haver mudanças, acréscimos ou exclusão. Correções e informações: [email protected]

Guajará 95 anos

Judiciário de Rondônia celebra 95 anos de instalação da Comarca de Guajará- MirimGuajará-Mirim completa 95 anos amanhã, 10. Muitos eventos ãcontecendo. Nesta terça-feira, 9 de abril, o Fórum Nelson Hungria sediará evento alusivo aos 95 anos de instalação da Comarca de Guajará-Mirim, a primeira de Rondônia. A celebração marcará a abertura da Exposição Comarca de Guajará-Mirim – 95 anos, com fotografias e documentos históricos que retratam a trajetória da jurisdição pioneira. Para o presidente do TJRO, desembargador Raduan Miguel Filho, a cidade tem importância singular, com registros dos tempos da comarca de Santo Antônio do Rio Madeira, instalada em 1912, cuja jurisdição foi transferida no final da década de 1920, para Guajará, localidade às margens do rio Mamoré, na fronteira do Brasil com a Bolívia.

Guajará 95 anos

A cerimônia terá início às 12h, no fórum local, na avenida XV de Novembro, no bairro Serraria. Haverá homenagem a magistrados(as) que passaram pela comarca pioneira, como a desembargadora aposentada Ivanira Feitosa Borges, primeira juíza do Estado de Rondônia; e o desembargador César Montenegro, um dos primeiros desembargadores do TJRO, que foi juiz federal na cidade no período do antigo território.

Bagaça

Adivinhem de quem é o projeto de lei (PL) 3.334/2023, que permite a redução da reserva legal em imóveis rurais localizados em municípios da Amazônia Legal. Claro, do senador Jaime Bagattoli (PL-RO), que foi eleito para destruir a Amazônia. O projeto modifica o Código Florestal (Lei 12.651, de 2012). Se aprovado, imóveis rurais localizados em áreas de florestas na Amazônia Legal podem reduzir a área de reserva legal de 80% para até 50%.

Confúcio Moura

Por outro lado, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) cobrou medidas para o desenvolvimento econômico da Amazônia. Ele afirmou que é preciso “sair do discurso romântico, poético e falacioso” e agir de forma efetiva em favor da região, que ainda registra péssimos indicadores sociais, embora conte com “recursos e oportunidades infinitas” em diversos setores.

Confúcio Moura 2

Com 26 milhões de habitantes, a Amazônia exige o desenvolvimento e a continuidade de pesquisas de forma adequada, defendeu Confúcio Moura. O senador lamentou que a região ainda sofra com o desmatamento ilegal, baixos indicadores de desenvolvimento social e econômico, saneamento básico deficiente e carência alimentar, o que indica um “verdadeiro paradoxo brasileiro”, tendo em vista que a região pertence a um país que se destaca na produção mundial de alimentos. Confúcio Moura destacou que os recursos da pesquisa científica, biotecnologia e preservação das florestas, que poderiam incentivar a riqueza das populações locais, são dirigidos a poucos e acabam contingenciados pela União para pagamento de juros da dívida, o que prejudica de maneira decisiva o desenvolvimento da Amazônia.

Elon Musk

Amanhã  a coluna abordará sobre as manifestações indevidas do bilionário Elon Musk, dono da plataforma “X”, que atentam contra a soberania brasileira e merecem o mais veemente repúdio. A demonstração de arrogância serve à campanha de mentiras de Jair Bolsonaro contra o Judiciário brasileiro e configuram ingerência descabida na vida política e na democracia em nosso país.  O fato é que tem muita gente saindo do X. Este colunista é um deles.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Informações para a coluna:  [email protected]

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas