24 C
Porto Velho
quarta-feira, setembro 3, 2025

COLUNA ZONA FRANCA

Tragédia na escola

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "Diga não ao bullying JUSTIÇA POR CARLOS 13 ANOS E AUTISTA arlos foi MORTO pelo BULLYING de seus agressores arlos foi MORTO pela conveniência e omissão da escola arlos foi MORTO pela negligência do atendimento a saude arios foi MORTO pelo silêncio da sociedade" A escola deveria ser um território livre de qualquer tipo de discriminação. Deveria. Não é. Em S. Paulo, é laboratório de fascista. Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu uma semana após dois estudantes pularem sobre as costas dele na Escola Estadual Júlio Pardo Couto, em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Ao G1, o pai de Carlos contou que o menino já havia informado ter sido vítima de bullying, o que o levou a conversar com a direção da unidade de ensino.

                                     Tragédia na escola 2

Menino morto após ser agredido em escola chorou em casa relatando caso ao pai — Foto: Reprodução“A gente leva a criança para escola achando que a criança vai estudar, que vai estar segura e, ao final, olha o que acontece”, lamentou o pai de Carlos, Julisses Fleming, de 42 anos, que trabalha como porteiro e manobrista. Disse o pai do menino em entrevista ao site @portalg1 que o adolescente morreu depois de sofrer três paradas cardiorrespiratórias na última terça-feira (16), enquanto estava internado no Hospital Santa Casa de Santos – SP. Carlos Teixeira era AUTISTA e completou 13 anos no dia 7 de abril, ou seja, dois dias antes das agressões na escola. Ele estava no 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Júlio Pardo Couto.

Indignado

Pode ser uma imagem de texto que diz "Eu não consigo compreender esse mundo. E eu já cansei de tentar entender. O mundo é péssimo. Mas eu vivo esperando ver algum ato de bondade de qualquer pessoa. Eu quero ver alguém se esforçando para fazer o bem assim como fazem o mal. Ou eu volto a confiar nas pessoas ou eu tenho que mudar de profissão. Isso tem me corroído, tem me feito muito mal. RK. RobertoKuppê Roberto Kuppê " PENSADOR"Permitam-me escrever na primeira pessoa (eu, eu e eu). Eu odeio escrever na primeira pessoa. Parece narcisismo. “Eu isso, eu aquilo. Sem mim não existe notícias. Sou o máximo. Palmas par mim. Eu mereço um Oscar”. Risos. Odeio isso. Há quem goste. Quero dizer que estou devastado com a morte desse jovem estudante autista que morreu porque ele era diferente dos demais alunos daquela escola pública de S. Paulo. É fascismo sim. Projetos de fascistas, crescendo, sendo educados segundo a égide de um governo estadual fascista, comandado pelo bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos). Os pais, idem. Devem ser bolsonaristas que apoiam armas e a violência como resposta à criminalidade. Os filhos crescerão com essa definição, de serem os fodões, os mais fortes e os melhores sob o que eles tem como ser gente de bem.

“Liberdade de expressão”

Distopia Brazil on X: "BOLSONARO DELINQUENTE Cagou na Constituição para salvar o seu Bandido de estimação https://t.co/d6CJ1JMHTA" / XAspas para a “Liberdade de expressão” reivindicada pelos terroristas do 8 de janeiro de 2023 que ainda não aprenderam nada sobre o que é uma democracia. É isso mesmo. No dia de hoje, 21 de abril, dia de Tiradentes, bolsonaristas vão se manifestar no Rio de Janeiro pela “Liberdade de expressão”, pela democracia. Detalhe, nada os impedirão de se manifestar, de falar, de vociferar. Portanto, a pauta deles é vazia. Risos.

 

“Liberdade de expressão” 2

Coronel ‘‘defensor’’ da liberdade de expressão perdeu processo após tentar censurar o Rondônia Dinâmica; deputado invocou Diretos Humanos contra o siteFalando em “liberdade de expressão”, o deputado federal Coronel Chrisóstomo, do PL, que está no Rio defendendo a  “liberdade de expressão”, perdeu uma ação na justiça, quando tentava calar um veiculo de comunicação. É isso mesmo. O defensor da “liberdade de expressão” é contra  “liberdade de expressão”. (Risos). Chrisóstomo moveu ação contra o portal de notícias Rondônia Dinâmica pedindo, judicialmente, censura prévia do site de notícias invocando, ainda, artigos da Convenção Americana de Direitos Humanos. Uma das estratégias adotadas por Coronel Chrisóstomo e seu representante legal, o funcionário público, pareceu, então, justamente geográfica. Isto, visando “tocar” a ação em Brasília num rito extramamente acelerado, dificultando a defesa do jornal situado em Porto Velho, Rondônia. Acontece que, ele perdeu a ação. A magistrada anotou na sentença: “Relevante repisar que o autor [Coronel Chrisóstomo] é pessoa com atividade pública, o que recrudesce a sujeição a críticas, inclusive veiculadas por meios amplos de comunicação, de modo que o teor da matéria, que desvela crítica negativa, ainda que acarrete dissabores à pessoa do requerente, não pode ser reputado ofensivo”, anotou em trecho da demanda.

“Liberdade de expressão” 3

Apesar da tentativa de Chrisóstomo de obter uma censura prévia e uma indenização por danos morais, a Justiça julgou a ação improcedente, enfatizando que a posição pública do autor o torna mais suscetível a críticas, que devem ser toleradas desde que não ultrapassem o limite do respeito e da legalidade. A decisão reforça a importância da imprensa livre e da responsabilidade judicial em proteger o direito à informação e à crítica construtiva, essenciais para a manutenção da democracia.

 

Lista atualizada

Lista atualizada de pré-candidatos a vereador por Porto Velho: PT/PCdoB/PV- CLÁUDIO CARVALHO
GIOVANA BARROS
JOÃO VITOR
MARCELO HENRIQUE
FRANCIMAR SIMÃO
VAO OLIVEIRA
OHANA Silveira
RAIMUNDO NONATO
PEDRO DO KAMINARI
CLAUDINHA DO AGRÁRIO
ISRAEL TRINDADE
FATINHA
CHIQUINHO DO PT
EZEQUIEL MESQUITA
TOCO
NONATO MORAIS
TIÃO FARIAS
CLODOALDO COSINHO
RENATO GOMES OLMEIDO
GENIVALDO
EDMILSON MARTINS
JAPONÊS DA FUNERÁRIA
RICARDO VILARRUEL
NEIA SORRISO
VAGNER EUFRASIO
JO RODRIGUES
RICARDO
DEUSA

PSB:  Mauro Nazif Júnior e Josias Perito; Agir: Alexandre Silva, Antonio Medeiros, Porfirio Costa, Cliver Heron, Ednei Singeperon, Ednei Lima, Geovane Ibiza, Marcos Malaquias, Hermínio, Maelson do Planalto, Mesaque, Roberto Dinamite, Fabrício Donizete, Marcos combate, Cláudio da Padaria, Gabriele Gaspar, Marilene U.Norte, Solange Feira, Taliana, Meuse Santos, Ivanilda, Dalva Cecília e Elmara; PSOL-REDE: ?

Lista atualizada 2

Republicanos-Márcio Oliveira, Profa. Val Barreto, Júnior Queiroz, Jurandir Bengala, Márcio Pacele, Pastor Ivanildo da Universal, Júnior Coimbra, Fernando PM, Pedro Geovar; União Brasil: Ellis Regina, Pastor Sandro, Isaque Machado, Lucas Donadon, Pastor Bruno Luciano, Dabson Bueno, Joel da Enfermagem, Dr. Macário Barros e Edmilson Dourado; PSD: Everaldo Fogaça, Rai Ferreira, Enfermeiro Roneudo, Wanoel Martins, Da Silva do SINTRAR, Hallan Carvalho e Kaue Ribeiro. PP: Terrinha e Matheus Serrate.

Lista atualizada 3

Podemos: Júnior Moraes, Alyson Cuiabano, Felipe da Saúde; PRD: Rogério Quaresma, Alexs Palitot, Bruno do Pingo, Pedro Teixeira, Joelna Holder, Everaldo Fogaça e Moisés Cruz; PL: Sofia Andrade, Léo Alencar, Gilber Mercês, Jacaré de Vista Alegre e Willian Homem do Tempo; MDB: Júnior da Versátil e Francisca Kaxarari. PRTB: Pastor Evanildo Ferreira e Jaque Suzana.

Lista atualizada 4

 PSDB/Cidadania-Marcelo Reis, Edwilson Negreiros, Carlos Damasceno, Valter Canuto, Márcia Socorrista, Nilton Souza, Antônio Medeiros, Júnior Siqueira, Dim Dim, Adalto Bandeirantes, Júnior Cavalcante, Dr Macário Barros, Thiago Tezzari, Evaldo Agricultura, Wellen Prestes e Alyson Sandubas.

Candeias do Jamary

Lista de pré-candidatos a vereador por Candeias do Jamary pela Federação Brasil da Esperança formada pelos partidos PT, PCdoB e PV: Luiz Alvaro Perreira, Valdemir Meireles Gomesm, Juliano Plácido da Silva, Ricardo Gomes, Miquéias Ribeiro de Carvalho, José Ribamar Reis,  Nelci Ramos de Souza, Creusely Perreira Troclmann, Diacui de Oliveira Perceguine, Érica Danieli Rufatto Nunes, Francisca Nogueira Borges Alves e José Antônio Rufatto. OBS: Lista aberta, podendo haver mudanças, acréscimos ou exclusão. Correções e mais informações: [email protected].

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Informações para a coluna:  [email protected]

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidaddo colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

 

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas