Oitava economia
Lula é o líder que o país precisava! As projeções do FMI apontam que o Brasil se tornará a 8ª maior economia do mundo em 2024. Em um discurso otimista, o presidente Lula destacou os avanços econômicos do Brasil, contrariando os prognósticos pessimistas de alguns poucos analistas sobre o futuro do país. Lula ressaltou que, apesar das previsões negativas, o Brasil alcançou um crescimento de 2,9% em 2023, um resultado significativo que desafia as expectativas de muitos analistas. “Eu acho que estamos vivendo um momento importante no Brasil, apesar de umas poucas pessoas que não querem enxergar o que está acontecendo, com um olhar negativo sobre o futuro do Brasil. Apesar das projeções, crescemos 2,9% em 2023. Mais uma vez nós vamos surpreender os pessimistas”, afirmou o presidente.
Fim da passividade

Mas, apesar desse otimismo econômico, a coluna de hoje, última do mês (retorna semana que vem), vai ter que baixar o nível e partir para um papo reto e necessário. Acabou, poha! O governo Lula precisa imediata e inadiavelmente mudar a postura passiva diante da escalada de fake news, uma vez que agora liberou geral. Não adianta entrar para a oitava economia do Mundo com uma comunicação pífia e sem resultados. O governo pode encher o povo de ouro que a narrativa deles é a que prevalece. Eles são milhares e têm dinheiro e tempo de sobra para passarem o dia todo teclando fake news.
Fim da passividade 2
Indo direto ao ponto, a coluna sugere que se crie ou instale a Secretaria Nacional de Combate à Desinformação, ligada ao Ministério da Justiça, com estrutura capaz de identificar, mandar prender e condenar quem cometer crime de calúnia, difamação e desinformação, que cause ou possa causar danos coletivos ou individuais à população.
Fim da passividade 3
Nesse sentido, coincidentemente enquanto o colunista escrevia esses tópicos, o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), defendeu uma renovação na Esplanada dos Ministérios e uma reestruturação interna do Partido dos Trabalhadores (PT) para enfrentar o avanço do bolsonarismo nas ruas e nas redes sociais. “Toda renovação é bem-vinda. É evidente que o presidente é quem define as diretrizes, mas em qualquer governo é necessário evitar a acomodação. Se estivesse tudo bem, Lula teria 80% de aceitação. E não está tudo bem”, afirmou Guimarães ao ser indagado sobre a necessidade de uma reforma ministerial, segundo reportagem da Folha de S. Paulo.
Fim da passividade 4
As declarações do parlamentar foram feitas pouco antes de o governo enfrentar uma série de derrotas na votação dos vetos presidenciais no Congresso Nacional nesta terça-feira (28). Guimarães destacou a necessidade de reavaliar a estratégia de comunicação do governo, sem necessariamente substituir o titular da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom). Segundo ele, o terceiro mandato de Lula “entregou muito”. No entanto, muitos resultados não são percebidos pela população, pois alguns programas sociais retomados já são vistos como políticas de Estado, não como novas conquistas.
Fim da passividade 5
Guimarães refutou a ideia de desgaste para explicar a queda na popularidade do governo. “Não é desgaste. É a continuidade do que tivemos na eleição. Precisamos avançar. Ainda há tempo para reformular muitas coisas. Acredito que podemos reverter essa situação para que Lula alcance um alto índice de aceitação em 2026″, acrescentou. Ele afirmou que os oposicionistas construíram um Estado paralelo baseado em fake news, dividindo o país. “O país está dividido, metade de nós e metade deles.” Bingo! A coluna está certíssima!
Bancada pró-fake news
O Congresso Nacional manteve, por 317 votos a favor e 139 contrários, os vetos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao projeto que pôs fim à Lei de Segurança Nacional. Na sessão realizada nesta terça-feira, 28, o Legislativo barrou transformar em crime a disseminação de informação falsa em campanha eleitoral.
Panela de pressão
A bancada federal de Rondônia, além de votar em peso a favor das fake news, votou também em peso pelo fim das saidinhas. Mal sabem que vão transformar os presídios numa panela de pressão que vai explodir muito em breve. O fim das “saidinhas” dos presídios, nos moldes do texto aprovado, vai minar um mecanismo que alivia a “panela de pressão” dos presídios e, com isso, gerar efeitos secundários à crise da segurança pública. A percepção é compartilhada por técnicos do Ministério da Justiça que acompanham a situação das penitenciárias e viam o benefício das saídas temporárias de presos em datas comemorativas como uma ferramenta incentivadora de bom comportamento dos internos.
Maurício comemorou
O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil) comemorou até umas horas a não criminalização das fake news, em nome da liberdade de expressão. Para ele, o pensamento deve ser livre. Mas, péra. A irmã dele, a ex-deputada Mariana Carvalho (União Brasil) é a política que mais processa jornalistas em Rondônia, que ousaram contrapor as posições dela. Liberdade de expressão só para bolsonaristas, né? Veja o print ao lado.
Frente quase ampla
PDT, PSB, PDT e a federação PT, PCdoB e PV fecharam questão e vão caminhar juntos nas eleições para a prefeitura de Porto Velho. Outros partidos como MDB, Rede, PSOL e Solidariedade devem lançar candidatos solos. O tempo urge. Faltam só cinco meses para as eleições. O problema da frente no momento é quem será o candidato do grupo. Célio Lopes do PDT, Vinícius do PSB ou Fátima Cleide da federação PT, PCdoB e PV ?
Pré-candidatos a vereador Porto Velho
Lista atualizada de pré-candidatos a vereador por Porto Velho: PT/PCdoB/PV-
CLÁUDIO CARVALHO
GIOVANA BARROS
JOÃO VITOR
MARCELO HENRIQUE
FRANCIMAR SIMÃO
VAO OLIVEIRA
OHANA Silveira
RAIMUNDO NONATO
PEDRO DO KAMINARI
CLAUDINHA DO AGRÁRIO
ISRAEL TRINDADE
FATINHA
CHIQUINHO DO PT
EZEQUIEL MESQUITA
TOCO
NONATO MORAIS
TIÃO FARIAS
CLODOALDO COSINHO
RENATO GOMES OLMEIDO
GENIVALDO
JOSÉ IRONILDO
EDMILSON MARTINS
JAPONÊS DA FUNERÁRIA
RICARDO VILARRUEL
NEIA SORRISO
VAGNER EUFRASIO
JO RODRIGUES
RICARDO
DEUSA
PSB: Mauro Nazif Júnior e Josias Perito; Agir: Alexandre Silva, Antonio Medeiros, Porfirio Costa, Cliver Heron, Ednei Singeperon, Ednei Lima, Geovane Ibiza, Marcos Malaquias, Hermínio, Maelson do Planalto, Mesaque, Roberto Dilamite, Fabrício Donizete, Marcos combate, Cláudio da Padaria, Gabriele Gaspar, Marilene U.Norte, Solange Feira, Taliana, Meuse Santos, Ivanilda, Dalva Cecília e Elmara; Avante: Dr. Clever, Nanan, Paroquinha, Zé Reis, Paulo Tico, Edcarlos, Bike Som, Felipe, Ronaldo Sanches, Evaldo Unir, André Rocha, Alex Policial Civil, Chiquinho Táxi, Júlio César,Eduardo Rodoviária, Dr. Breno Mendes, Dr. Carlos Eduardo, Pastor Nonato, Renata Camurça, Dhayane, Márcia Presidente Mulheres PM, Gleice, Calama, Líder Suely, Rosely, Karla Barreto, Carla Bombeiro e Dra. Márcia;
Lista atualizada 2
Republicanos-Márcio Oliveira, Profa. Val Barreto, Júnior Queiroz, Jurandir Bengala, Márcio Pacele, Pastor Ivanildo da Universal, Júnior Coimbra, Fernando PM, Pedro Geovar; União Brasil: Ellis Regina, Pastor Sandro, Isaque Machado, Lucas Donadon, Pastor Bruno Luciano, Dabson Bueno, Joel da Enfermagem, Dr. Macário Barros e Edmilson Dourado; PSD: Everaldo Fogaça, Rai Ferreira, Enfermeiro Roneudo, Wanoel Martins, Da Silva do SINTRAR, Hallan Carvalho e Kaue Ribeiro. PP: Raimundo Torres Filho, Alysson Cuiabano, Terrinha e Matheus Serrate.
Lista atualizada 3
Podemos: Júnior Moraes, Alyson Cuiabano, Felipe da Saúde; PRD: Rogério Quaresma, Alexs Palitot, Bruno do Pingo, Pedro Teixeira, Joelna Holder e Moisés Cruz; PL: Sofia Andrade, Léo Alencar, Gilber Mercês, Jacaré de Vista Alegre e Willian Homem do Tempo; MDB: Luiz Porto, Júnior da Versátil e Francisca Kaxarari. PRTB: Pastor Evanildo Ferreira e Jaque Suzana.
Lista atualizada 4
PSDB/Cidadania-Marcelo Reis, Edwilson Negreiros, Carlos Damasceno, Valter Canuto, Márcia Socorrista, Nilton Souza, Antônio Medeiros, Júnior Siqueira, Dim Dim, Adalto Bandeirantes, Júnior Cavalcante, Dr Macário Barros, Thiago Tezzari, Evaldo Agricultura, Wellen Prestes e Alyson Sandubas.
Lista atualizada 5
PDT: Jonas Minele – Ex Coordenador de Juventude Municipal, Marcos Bali – Empresário, Batista da Sul – Empresário Zona Sul, Ezequiel Silva – AJERO, Viviane Nascimento – Síndica do Morar Melhor, Raí do Sopão – Líder Comunitária Zona Leste, Paulinha do Restaurante – Empresária Zona Leste, Dra Rosimar – Auditora TCE/Presidente do Movimento Lilás, Professora Anne Mamedes – Escolas de Samba, Marina Gomes – Colonia de Pescadores, Romeuzinho da Comunidade – Líder Comunitário da zona leste, Rosinha Vieira – Ativista SocialPastor Lucimar, Roberto Motoboy – Presidente Associação dos Motoboys, Walk da Rede TV, Jeferson Magalhães, Repórter Daniel Júnior, Leila Reis do IFRO, Cintia Ribeiro – Liderança da Zona Sul, Maura Torres – Ação Mulher Trabalhista, Professor Douglas Proprietário das Escolas Tempos Modernos, Marklin Cantanhêde – Administrador de Empresas, Patricia Queiroz – Ativista Social/Presidente do Conselho de Saúde, Tiago Carneiro Líder dos Aplicativos de Mobilidade urbana, Samuel Santos do Movimento Negro, Leilson de São Carlos, Liderança comunitária do Baixo Madeira, Diniz da Zona Sul – Empresário, Professor Lyon – Do Esporte, Sacerdotisa Marlene, Professor Doca do IFRO, Júlio César Presidente do CRECI e Pastor Sérgio.
(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político
Informações para a coluna: [email protected]
O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidaddo colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor