Candeias do Jamari
Gente, o que fazer com Candeias do Jamari? Dô conta não. O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com apoio da Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO) e do GAECO do Ministério Público do Estado da Bahia, afastaram das funções públicas o ex-prefeito, atualmente exercendo mandato de vereador e presidente da Câmara Municipal de Candeias do Jamari/RO, pelo prazo inicial de 180 (cento e oitenta) dias, bem como servidora da Prefeitura Municipal. E daqui a pouco tem mais BO, desta vez envolvendo o atual prefeito Lindomar Garçom (Republicanos).
Almir Suruí
O líder indígena Almir Suruí, conhecido internacionalmente por sua atuação em prol dos direitos indígenas e preservação ambiental é candidato a prefeito de Cacoal pelo PDT. Suruí, que já disputou outras eleições, tentará pela primeira vez ser prefeito da cidade em que reside. Almir Suruí vai enfrentar o prefeito Fúria (PSD) e o pecuarista Celso Popó (PL).
Novo vice-reitor
A Universidade Federal de Rondônia (Unir) escolheu seu novo vice-reitor. O professor Denny Mesquita foi eleito pela comunidade acadêmica, conquistando 49,17% dos votos. Na eleição que escolheu o novo vice-reitor, além de Denny Mesquita, concorreram os professores Márcio Secco, que obteve 28,07% dos votos, e Marcelo Ribeiro, que recebeu 21,74%. O novo vice-reitor é doutor em Química e já ocupou o cargo de vice-diretor do Campus da Unir em Cacoal. Atualmente, ele é o coordenador de Inovação e Transferência de Tecnologia (CITT) na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq).
Desintrusão
O governo do presidente Lula concluiu a desintrusão da Terra Indígena Karipuna, localizada em Rondônia, entre os municípios de Porto Velho e Nova Mamoré, e zerou o desmatamento na região nos meses de junho e julho deste ano. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (12). O processo de desintrusão consiste na retirada de invasores das terras indígenas, muitas vezes garimpeiros, que promovem ataques aos povos tradicionais, desmatamento e outras violências. Na TI Karipuna, os principais invasores eram madeireiros.
Desintrusão 2
O período de desintrusão ocorreu dentro do prazo estabelecido, de dois meses, entre junho e julho, e contou com a participação de 20 órgãos e 210 servidores públicos federais. A plataforma Rede Mais Brasil, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, mostrou que, no mesmo período em 2023, o número de alertas de desmatamento estava em 20. Se comparada ao mesmo período em 2022, a redução é ainda mais expressiva: naquele ano, foram 160 alertas.
Desintrusão 3
O governo federal também informou que continuará presente no território através da Força Nacional e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), que irão patrulhar e monitorar o local para evitar novas invasões. Com a conclusão do processo, os indígenas Karipuna reforçaram justamente a importância de uma ação contínua na TI. A liderança André Karipuna pediu a criação de um observatório permanente para monitoramento na terra indígena.
Alta avaliação
Uma pesquisa realizada pela Futura Inteligência, divulgada pela revista Exame, tem dado o que falar. Ela confere ao prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) a maior avaliação positiva já vista. Segundos os dados, HC obteve uma avaliação perto de 92%, de acordo com levantamento da pesquisa encomendada pela empresa 100% Cidades. Os números. porém, contrastam com o título da pior cidade para se viver, segundo o IPIS. A pesquisa foi realizada usando a abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador).
Alta avaliação 2
Essa pesquisa e outras com números que aprovam a administração municipal, turbinam o favoritismo da candidata a prefeita de Porto Velho, Mariana Carvalho (União Brasil). De acordo com a mesma pesquisa, Mariana Carvalho aparece com 51,7% das intenções de votos e lidera a corrida eleitoral no município.
Phoenix
Falando em pesquisa, o Instituto Phoenix divulga hoje, 13, uma sondagem para prefeito e vereador de Porto Velho. O Instituto Amazônia de Pesquisa (IAP) e o Instituto Vision Survey também registraram sondagens eleitorais. O IAP foi contratado pelo Rondoniaovivo e deve anunciar os resultados dia 18 para as eleições de prefeito de Porto Velho. Já o Instituto Vision Survey foi contratado pela própria empresa e deve divulgar os resultados dia 17, para as eleições de prefeito de Theobroma.
Só três
Dos sete candidatos a prefeito de Porto Velho, apenas três estão regularmente registrados e deferidos pelo TRE-RO. Benedito Alves (SD), Mariana Carvalho (União Brasil) e Ricardo Frota (NOVO). E até o fechamento da coluna o candidato Léo Moraes (Podemos) ainda não havia divulgado o nome do vice dele.
Vereador
Porto Velho, a capital de Rondônia, se prepara para as eleições de 2024 com um total de 370 candidatos que já solicitaram o registro de candidatura para o cargo de vereador. A informação foi divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e reflete o interesse crescente em participar do processo político da cidade. No dia 6 de outubro, os eleitores de Porto Velho terão a missão de escolher 23 vereadores entre os 370 candidatos. Esses vereadores serão responsáveis por representar a população na Câmara Municipal pelos próximos quatro anos, fiscalizando o Executivo e propondo leis que impactam diretamente a vida dos cidadãos.
Candidatos a vereador de Porto Velho
Lista completa de todos os candidatos a vereador de Porto Velho, aprovados em convenções e registrados no TRE-RO.
Clique aqui
Breakfast
Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia.
(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político
Informações para a coluna: [email protected]
O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidaddo colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.
Acesse também: Patrulha Verde