25 C
Porto Velho
quinta-feira, agosto 28, 2025

Coluna Zona Franca

Fim de linha? 

A coluna já previra a queda de Pablo Farçal (PRTB) após uma possível estagnação dele nas pesquisas. Bingo. Estagnou. A pesquisa Datafolha desta quinta-feira, 5, mostra que Farçal parou de crescer e sua rejeição aumentou fora da margem. No último dia 22, mesmo dia em que saiu o Datafolha anterior, destacava-se que a verdadeira força de Farçal nas eleições seria conhecida agora, com o início do horário eleitoral no rádio e na TV.

Fim de linha?  2

Farçal estagnou após ter crescido sete pontos no levantamento anterior, enquanto há uma oscilação positiva de Ricardo Nunes (MDB), que tem a vantagem de ter muito tempo de TV para bater no candidato do PRTB.

Fim de linha? 3

Nunes tem repetido à exaustão uma peça em que convida os eleitores a procurarem no Google e ouvirem áudios com denúncias contra Farçal. A plataforma Google Trends mostrava que, na quarta-feira, os dois principais assuntos relacionado a Farçal, que não esconde mais suas ligações com o PCC, eram: Departamento de Polícia Federal e Polícia Federal.

Fim de linha? 4

Na lista de pesquisas relacionadas aparecia justamente “áudio Marçal Polícia Federal”. Em relação à última pesquisa do Datafolha, a rejeição do sujeito subiu de 34% para 38%. Fora da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Ele foi o único dos candidatos a ver a recusa dos eleitores em escolhê-lo aumentar. Guilherme Boulos (PSOL) manteve a rejeição de 37% e Nunes conseguiu reduzir a dele de 25% para 21%.

“300 casas”

O picareta Pablo Farçal, que se apresenta como benfeitor e empreendedor social, prometeu construir “300 casas” na comunidade rural de Camizungo, em Angola. Porém, após arrecadar pelo menos R$ 4,5 milhões em doações ao longo de cinco anos, apenas 30 foram realmente construídas, revelando-se um projeto bem aquém do anunciado.

Boulos mantém liderança 

Após a divulgação da nova pesquisa Datafolha, publicada na última quinta-feira (5), o cenário eleitoral para a prefeitura de São Paulo continua indefinido, segundo o agregador de pesquisas Rali, uma parceria entre o Globo e o Instituto Locomotiva. Guilherme Boulos (PSOL) lidera com 22,9% das intenções de voto, enquanto Ricardo Nunes (MDB) assumiu a vice-liderança, com 21,7%. Pablo Farçal (PRTB), por sua vez, aparece em terceiro, com 21,6%. Esses números refletem o impacto dos primeiros debates e da estreia das propagandas eleitorais no rádio e na televisão.

Bet balança

Imagina como estaria a seita bolsonarista se a notícia fosse: “Ministro Alexandre de Moraes pega carona em um jato particular de um empresário das bets para viajar à Grécia e a Roma, a fim de participar do aniversário do cantor Gusttavo Lima, que também é envolvido com bets”.

Vai de ralo

Por intermédio do advogado Cláudio Bessas, a Balada Eventos esclareceu que “a aeronave prefixo PR-TEN, apreendida, foi vendida por meio contrato de compra e venda, devidamente registrado junto ao RAB-ANAC para a empresa J.M.J Participações”. Dessa maneira, a “empresa J.M.J é a proprietária e está registrada no RAB da ANAC como operadora até o deferimento do processo de transferência pelo órgão”. Çei…

 7 de setembro

Dois eventos acontecem amanhã. Um em Brasília (democrático) outro em São Paulo (anti-democrático). O primeiro, comemorará a Independência do Brasil, com tradicional desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios, no centro da capital federal. O segundo será um show de baixaria, de atentado aos poderes constituídos e contra a democracia. Mais de 100 parlamentares já confirmaram presença no ato em apoio ao impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). De Rondônia, o deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL) está na lista de presentes ao evento.

Refaz

O ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino suspendeu parte de uma lei de Rondônia que reduzia os valores pagos a procuradores do estado a título de honorários. A alteração legal ocorreu no Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Pública, o Refaz. A Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal acionou o STF para reverter o dispositivo que limitou a 5% o montante pago aos procuradores como honorários advocatícios decorrentes da cobrança de dívida nos casos de adesão de contribuintes ao Refaz.

Abandono da UBS do Bairro Mariana 

A Unidade Básica de Saúde – UBS do Bairro Mariana, em Porto Velho, nunca foi um modelo de qualidade no atendimento aos usuários do SUS. No entanto, nos dias de hoje beira ao caos. A coluna tem recebido reclamações que agora, neste momento, a UBS não tem potável para os usuários e funcionários e que o médico que atende na unidade saiu de férias e nenhum outro profissional foi designado para substituí-lo. Em época de eleições, a realidade se impõe.

A Ponta do Abunã sofre com as queimadas

A coluna recebeu a seguinte nota da ativista e candidata a vereadora Fran Kaxarari (MDB), que mora e tem a sua base no distrito de Extrema: “Meu caro Kuppê, sinto falta do tema “incêndios florestais” nos debates e nas propagandas eleitorais, como se o problema não fosse afeto aos municípios. Nós da Ponta do Abunã estamos sofrendo com a fumaça que vem dos locais mais distantes. Com a falta de chuvas, as comunidades indígenas sofrem duas vezes mais: com a seca dos rios e córregos e com a fumaça sem controle. Levarei esta pauta para a Câmara de Vereadores, afinal moramos todos no município”.

Um mês

Contagem regressiva. Falta apenas um mês para as eleições municipais de 2024. Em  Porto Velho sete candidatos disputam a prefeitura, mas só quatro possuem chances. A primeira colocada em todas as pesquisas, Mariana Carvalho (UB) não se deixou empolgar pelo favoritismo e avisou que é nas ruas que uma campanha é vitoriosa. “O voto se conquista nas ruas, vamos levar a nossa mensagem de compromisso com o futuro de Porto Velho, mostrando nossas propostas, a nossa disposição de trabalhar e o que já contribuímos com a nossa cidade. Estou preparada e motivada para ser a primeira prefeita da capital e conto com o apoio e a dedicação de todo o nosso time”, afirmou Mariana. Leo Moraes (Podemos), segundo colocado, imprime ritmo frenético, apostando numa disputa no segundo turno. Empatados tecnicamente em terceiro, Euma Tourinho (MDB) e Célio Lopes (PDT) buscam o segundo turno também, embora distanciados dos dois primeiros colocados.

Um mês 2

Gleisi Hoffmann, oficializou o apoio da Federação PT-PCdoB-PV à candidatura de Célio Lopes (PDT)

O candidato Célio Lopes, que é o representante da Frente Democrática (PDT, PSB, PT, PV e PCdoB), com o segundo maior tempo de rádio e TV, ainda não conquistou, segundo as pesquisas, os 30% dos votos que Lula obteve em Porto Velho. A coluna até agora não viu uma união efetiva destes partidos em torno do candidato, parecendo que ele está caminhando sozinho. Falta mais empenho do PT nesse sentido. No caso da Mariana Carvalho com 12 partidos, todos estão juntos e misturados, como se diz. União total e irrestrita.

 

 

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Informações para a coluna:  [email protected]

Acesse também: Patrulha Verde 

A Democracia

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas