35 C
Porto Velho
quarta-feira, agosto 27, 2025

Coluna Zona Franca

Lula em Nova Iorque 

Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da Cúpula do Futuro, na manhã deste hoje, domingo (22), em Nova Iorque. O evento, paralelo à abertura da 79ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, na terça-feira, é uma iniciativa da Alemanha e da Namíbia, com o objetivo de apontar o caminho para reformas multilaterais e de governança, entre elas a do Conselho de Segurança da ONU e do sistema financeiro internacional, entre outros temas.

Lula em Nova Iorque 2

Em Nova Iorque desde o final da tarde de sábado (21), o presidente Lula deve ser um dos primeiros a discursar na Cúpula do Futuro. Ele deve apresentar a visão e as propostas do Brasil para acelerar o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No encontro, que também irá abordar questões de direitos humanos e a visão da ONU sobre Inteligência Artificial (IA), os participantes devem aprovar um pacto não vinculante para guiar a agenda do multilateralismo nos próximos anos. Os termos do documento devem ser divulgados somente após sua aprovação no final do dia.

Lula em Nova Iorque 3

Hospedado na Residência do Embaixador em Nova Iorque, Lula terá uma agenda repleta de reuniões bilaterais e participação em diversos eventos na cidade até a próxima quarta-feira (25). Estão confirmadas reuniões bilaterais com o primeiro-ministro do Haiti, Garry Conille, e com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na segunda-feira, além da participação em dois eventos. Um deles, promovido pela Iniciativa Global Bill Clinton, tem como pauta discutir soluções para acelerar o progresso de adaptação às mudanças climáticas, promover o desenvolvimento econômico inclusivo, mais justiça na área da saúde e questões de gênero, bem como iniciativas de resposta humanitária a crises ao redor do mundo. A primeira-dama americana, Jill Biden, deve participar da reunião.

Lula em Nova Iorque 4

Em seguida, Lula divide o palco da premiação GoalKepeers com Bill Gates, em uma espécie de talk show que deve discutir o combate à pobreza, além de perspectivas para garantir a segurança alimentar. Lula recebeu um prêmio da fundação de Bill e Melinda Gates em reconhecimento a sua trajetória no combate à fome. Resumo da ópera: Lula é um líder mundial.

SENATP

Fátima Cleide é nomeada Secretária Nacional no Ministério das MulheresNo organograma da presidência da República, o cargo de secretário nacional é um posto abaixo de ministro de Estado. É isso mesmo. Merecidamente, e em tempo, a ex-senadora Fátima Cleide (PT-RO), assumiu oficialmente na última sexta-feira, 20, a Secretaria Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política (SENATP) do Ministério das Mulheres.  O site do governo federal deu o destaque merecido. Postou que Fátima Cleide é educadora e ex-senadora, nascida em Porto Velho, Rondônia. Formada em Letras, foi servidora pública por mais de 40 anos e também atuou no Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia (Sintero). Fátima Cleide exerceu o mandato de senadora pelo estado de Rondônia entre 2003 e  2011. Em 2022, integrou o Grupo Técnico de Educação da equipe responsável pela transição do governo anterior ao atual, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Vereador

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, barba e pessoas sorrindoEsse reconhecimento em nível nacional ocorre ao mesmo tempo em que o filho dela, Pedro Régis (Kaminari), é candidato a vereador pelo PT de Porto Velho. Pedro tem feito uma campanha impressionante e pode ser uma surpresa nessas eleições. O foco dele está na cultura, além de ter projetos para outras áreas como educação e saúde. Ele tem 39 anos, portovelhense, pai de uma criança que estuda em escola municipal e dependente da saúde pública.Há mais de 18 anos faz parte da gestão do Projeto Kaminari Rondônia, encontro cultural que abrange diversos movimentos e vem se tornando o maior encontro de cultura pop japonesa, coreana e geek do Estado.

Vereador 2

“Luto e trabalho todos os anos sem apoio político para dar vez e voz e, principalmente, representatividade as manifestações culturais do evento. Assim, ao vivenciar, por 18 anos, a falta de apoio tanto aos novos, como aos antigos movimentos, resolvi entrar nessa disputa para contribuir e dedicar integralmente às ações e defesa dos movimentos culturais como uma voz ativa na Câmara de vereadores, com a fiscalização correta dos serviços oferecidos aos munícipes, de forma a respeitar cada cidadão da nossa cidade e distritos”.

Contagem regressiva

Estamos a exatas duas semanas para 6 de outubro. Só 14 dias ou 336 horas. Chegou a hora de separar os homens (mulheres) dos meninos (meninas). Quem plantou no passado vai colher no futuro. Bons ou maus frutos. Não queiram colher o que não plantaram, pois.

Quatro debates

Radio Rondônia FM-Cremero, dia 26 de setembro, SIC TV (Record), dia 28 de setembro, TV Norte (SBT), dia 30 de setembro  e TV RO (Globo) dia 3 de outubro. Quatro decisivos debates onde os candidatos a prefeito de Porto Velho se confrontarão frente frente, cara a cara. A história política de Rondônia e do Brasil tem escrito que os debates definem o futuro de um candidato. E é verdade, haja vista o que já ocorrreu em tempos passados mas não tão distantes.

Quatro debates 2

A Radio Rondônia FM-Cremero decidiu por último mas vai fazer o primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Porto Velho. Até então os sete candidatos ainda não se encontraram cara a cara. Será a primeira vez que eles poderão dizer na cara o que andam dizendo pelas costas via redes sociais. Risos.

Ah, Euma…

Sabe quando você deveria ter ficado calado e não ficou? Pois é. Aconteceu com a candidata  a prefeita de Porto Velho, Euma Tourinho (MDB), que vinha numa ascendente, crescendo nas pesquisas devido a sua estratégia de campanha. Pois bem. Ela ficou incomodada por estar, supostmente, ligada ao campo político da esquerda,  uma vez que o senador Confúcio Moura (MDB) e o próprio partido dela fazem parte da base do governo Lula. Ela negou isso. Disse que é independente de conchavos e é a favor da família, da liberdade de expressão, da liberdade religiosa. Ou seja, ela segue o lema Deus, Pátria e Família que nos remete aos piores momentos no qual vivemos tempos atrás. Porque o que menos esse pessoal defendeu foi justamente a família e a pátria.

“Reforço que as minhas condições para ser candidata à prefeitura de Porto Velho são: ser totalmente independente e não estar sujeita a conchavos políticos”.

Ah, Euma…2

Ela pertence a um dos maiores partidos do Brasil, mas garante que é independente para ser bolsonarista. Ou seja, não segue as diretrizes do partido. Muito bem. Os eleitores petistas de Porto Velho que engordaram os números dela nas pesquisas, já estão desembarcando. Foram enganados.

Ah, Euma…3

Possivelmente os candidatos Célio Lopes (PDT-PSB-PT-PV e PCdoB) e Samuel Costa (Rede) subirão nas próximas sondagens. Léo Moraes (Podemos), que caiu um pouco, deverá voltar aos patamares anteriores. É sintomático. O direito de resposta dela no Blog Entrelinhas serviu tão somente para prejudicar o crescimento exponencial dela nas pesquisas.

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidaddo colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Informações para a coluna:  [email protected]

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas