Extrema omissão
A Estação Ecológica Soldado da Borracha, localizada entre Porto Velho e Cujubim (RO), é consumida pelo fogo há mais de dois meses, segundo documentos que o Grupo Rede Amazônica teve acesso. Agentes do Prevfogo encontraram áreas derrubadas e galões de veneno na unidade de conservação. A estação é uma unidade de conservação de proteção integral de responsabilidade do governo de Rondônia. Os focos de incêndio na Estação foram identificados no dia 12 de julho. No dia 8 de setembro, quase dois meses depois, o Ibama foi acionado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sedam). E o combate só foi iniciado quatro dias depois. Extrema e criminosa omissão.
Extrema omissão 2
A Estação Ecológica Soldado da Borracha vem sendo vítima de uma disputa entre pecuaristas e ambientalistas. A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) quer acabar com a reserva ecológica. Segundo os parlamentres, a Estação Ecológica Soldado da Borracha deve ser extinguida, pois já era ocupada por produtores antes da criação da reserva; que não houve estudos técnicos que embasaram a criação da unidade, e que essa situação gera insegurança jurídica no estado.
Extrema omissão 3
Além da Estação Ecológica Soldado da Borracha, a Alero quer acabar também com as 11 unidades de conservação criadas pelo governo Confúcio Moura. Foi criada até uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para debater o tema. Não é a toa que o estado vive hoje um dos piores momentos climáticos de sua história. É impressionante a falta de responsabildade com a vida humana.
Bolsonaro em RO
A vinda do ex-presidente Bolsonaro a Rondônia nesta semana está causando o maior frisson no estado. Nos dias 25 e 26 de setembro ele participará de vários comícios de apoio a candidatos do PL e União Brasil. Ele chega em Ji-Paraná dia 25, às 13h30, onde participa de carreata às 17h e de um grande ato com Affonso Cândido (PL) às 18h. No dia 26 passa por Ouro Preto, Jaru, Ariquemes e termina em Porto Velho com comício de Mariana Carvalho (União Brasil), às 17 horas.
Bolsonaro em RO 2
Acontece que em Ji-Paraná só tem candidato a prefeito bolsonarista. Os dois principais, Isau Fonseca, é do União Brasil e o outro, Affonso Cândido, é do PL. Cada um querendo ser mais bolsonarista do que o outro. Affonso Cândido, claro, não quer nem saber da presença do Isau Fonseca na recepção ao ex-presidente.
Popó X Fúria
Mas, é em Cacoal que mora o perigo. A disputa pelo apoio do ex-presidente está beirando a uma guerra política sem precedentes. Embora Bolsonaro não vá passar por lá, o clima é pesado pois dois dos três candidatos, o prefeito Adailton Fúria (PSD) e Celso Popó (PL) são bolsonaristas roxos. Celso Popó se considera o legítimo pois é do partido do ex-presidente. Mas, Adilton Fúria, atual prefeito em processo de reeleição, reinvindica também o apoio de Bolsonaro. A briga está tão feia em Cacoal que até Alexandre de Moraes entrou na pauta.
Popó X Fúria 2
Mas, o que Alexandre de Moraes tem a ver com Cacoal? Nada, claro. Acontece que bolsonaristas querem o impeachment dele e o óbice é o presidente do Senado, Rodrigo Pcheco (PSD-MG). Para pressionar Pacheco, bolsonaristas abriram uma campanha contra candidatos do PSD em todo o Brasil, chegando em Cacoal. O detalhe é que em Rondônia, o PSD é presidido por Expedito Júnior, então amigo de Celso Popó. Até onde vai esse imbróglio a coluna não sabe precisar. Só sabe que o terceiro candidato na disputa, Almir Suruí (PDT), está assistindo a luta de camarote. Vai até fornecer dois tacapes para ambos. Risos.
Xandão X Musk
Falando em Alexandre de Moraes, o Washington Post divulgou artigo sobre o impasse entre ele e Elon Musk, tratando o ministro como um dos mais importantes combatentes contra desinformação do mundo. Artigo destacou a força de Moraes e o limite da resistência de Musk em um país que valoriza profundamente sua soberania.
Pesquisa
A 13 dias ds eleições, três pesquisas de opinião pública sobre as eleições de Porto Velho estão programadas para serem divulgadas neste final de semana. 100% Cidades, Phoenix e IAP. E no início de outubro a Quaest divulga sua pesquisa final do primeiro turno.
São Paulo
O instituto Atlas Intel divulga hoje, segunda-feira, uma nova pesquisa de intenções de voto para a prefeitura de São Paulo. O levantamento vem em momento decisivo para as campanhas: a menos de duas semanas para o primeiro turno da eleição, que será realizado em 6 de outubro. Outras duas pesquisas de intenções de voto para a prefeitura de São Paulo serão divulgadas esta semana: uma da Quaest na terça-feira (24) e outra do Datafolha na quinta-feira (26).
São Paulo 2
A semana terá, ainda, dois debates entre os candidatos à prefeitura de São Paulo. O primeiro será nesta segunda-feira (23), promovido pelo Flow Podcast, e será veiculado nos canais Flow e Flow News no YouTube das 19h. No sábado (28) um novo debate será promovido pela Record TV. O encontro vai ao ar, na televisão e nos canais oficiais da Record na internet, a partir das 21h.
Breakfast
Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.
(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político
O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidaddo colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.
Informações para a coluna: [email protected]