24 C
Porto Velho
quarta-feira, agosto 27, 2025

Coluna Zona Franca

 

                                          Boulos 

Presidente Lula em ato de campanha com o candidato a prefeito Guilherme Boulos e sua candidata a vice, Marta Suplicy, em São Paulo, SP, 05/10/2024O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforça seu apoio a Guilherme Boulos (PSOL) em mais um ato de campanha em São Paulo neste sábado, na tentativa de virar o jogo nas eleições para a prefeitura da capital paulista. A participação de Lula no evento é estratégica, dado que a disputa em São Paulo é uma das mais acirradas do país. A prioridade de Lula nesta reta final é garantir a vitória de aliados em pontos-chave como São Paulo, Diadema e Mauá.

Fujão

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), declarou que pode não comparecer ao debate organizado pela TV Record e pelo Estadão no próximo sábado (19), dependendo da intensidade das chuvas previstas para o fim de semana. Na semana anterior, o prefeito também recusou um convite para o debate do Grupo Globo, que acabou sendo substituído por uma sabatina com seu adversário no segundo turno, Guilherme Boulos. Nesta quinta-feira (17), Nunes cancelou de última hora sua participação no debate promovido pela Folha, UOL e RedeTV!, justificando que precisava participar de uma reunião com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e representantes da Enel para tratar dos problemas relacionados ao apagão que atingiu a cidade.

O debate

Faltando nove dias para as eleições do segundo turno em Porto Velho, os ânimos nos bastidores estão bastante acirrados. Mas, no debate de ontem, no SBT (TV Norte), o clima foi ameno e tranquilo. Os candidatos Léo Moraes (Podemos) e Mariana Carvalho (UB), apresentaram suas propostas com clareza. Inclusive no início do debate, o clima foi de leveza. Mariana se apresentou e disse em tom fraternal que ela estudou no Instituto Maria Auxilidora e ele, Léo, no Pitágoras. Que ambos são filhos de políticos.

O debate 2

A educação foi um dos temas centrais no debate. Os candidatos discutiram questões como o combate ao bullying nas escolas, o ponto eletrônico para os servidores e a criação de uma política educacional mais inclusiva.

O debate 3

O candidato Léo Barreto destacou a necessidade de valorizar os servidores da educação, com foco na capacitação e no combate ao assédio moral no ambiente de trabalho. Outro ponto abordado foi a descontinuidade das salas de educação especializada, destinadas a crianças necessidades especiais.

O debate 4

A candidata Mariana Carvalho, propôs revisar o plano de carreira dos servidores e realizar concursos públicos. Além disso, ela destacou a criação de um centro multidisciplinar para atender crianças com deficiência e apoio às mães atípicas.

Pesquisa e debate

E hoje tem divulgação da pesquisa mais esperada, da Quaest, pelo Jornal de Rondônia. A coluna acredita que ela venha com empate técnico. É o que refletiria o clima das ruas no momento. O já ganhou ficou para trás e a preocupação de ambas  as campanhas é de correr atrás dos votos dos indecisos. E amanhã, 19 de outubro, às 20h, acontecerá o segundo debate do segundo turno. Mariana Carvalho e Léo Moraes voltarão se enfrentar. Com a mediação do jornalista André Oliveira, o evento será transmitido ao vivo pela SIC TV, canal 11.1, e em multiplataforma.

Sid protesta

O superintendente do Ministerio da Saúde e  vereador de Porto Velho por dois mandatos Sid Orleans (PT), se mostrou enojado com uma matéria veiculada por um site da Capital desclassificando a gestão do ex-prefeito Roberto Sobrinho, inclusive chamando de corruptos seus ex-secretários. Pelo contrário. Sid, enquanto secretário de Saúde de Porto Velho, inaugurou a maternidade, a unidade do Apoliã, do Socialista, construiu a da Vila Princesa, o Canil Municipal, os três Centros Especializados de Odontologia e levou ambulâncias UTI para o Baixo Madeira em 22 meses de gestão. O ex-secretário também deixou mais de dez convênios com o Ministério da Saúde para reforma de diversas unidades de saúde quando deixou o cargo em 2008.

Justiça

Agora, é preciso fazer justiça. O ex-prefeito Roberto Sobrinho, vem sendo absolvido de todas as acusações que tentaram colar nele. Até o Ministério Público pediu o arquivamento do inquérito que motivou todos esses processos, simplesmente porque não haviam provas. Pois é, faltou alguém contar isso por aí, já que a narrativa da corrupção sempre vende mais. Mas os fatos são teimosos, e a verdade é que Roberto está sendo limpo de todas as acusações.

Beakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidaddo colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Informações para a coluna:  [email protected]

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas