O lobo solitário
Ontem fez um mês que ocorreu o segundo turno. Mas a coluna ainda se pergunta como Léo Moraes (Podemos) se elegeu prefeito de Porto Velho? Um lobo solitário, com apenas um partido, o Podemos. Pior, a vice dele, Magna dos Anjos, também do mesmo partido. Era a fórmula da derrota. Por outro lado, a adversária Mariana Carvalho (UB-RO), reunia todos os pré-requisitos para vencer as eleições. Mulher, rica, bonita, bolsonarista, 12 partidos. Acrescente-se às muitas qualidades de Mariana Carvalho, o fato de ter sido apoiada pela metade da bancada federal (dois sendores), quase todos os estaduais, além do prefeito de Porto Velho, pelo governador de Rondônia e pelo ex-presidente Bolsonaro. No segundo turno, 14 partidos e 23 vereadores eleitos! Não tinha como dar errado. E deu.
O lobo solitário 2
Quem ousaria vencer Mariana Carvalho? Aliás, a ficha não caiu ainda. Como e por que ela foi derrotada para um lobo solitário também de direita? Claro, existem mil e umas explicações. “Ah, ela errou nisso, naquilo “. De errar, errou. Mas, está comprovado. Política é uma caixinha de surpresas.
O lobo solitário 3
Nem esse articulista acreditava, no início, de uma vitória de Léo Moraes. Aliás, a coluna chegou a dizer que ele não sairia candidato. “Léo Moraes candidato? Esquece “. Pois saiu candidato e surpreendeu a todos. Até a ele mesmo. Léo Moraes fez uma campanha simples no primeiro turno porque dispunha de pouco tempo. Com mais tempo no segundo turno, a temperatura mudou. Em meio à fumaça das queimadas, burburinhos e conversas à boca pequena, o assunto era um só: É Léo! É Léo! É Léo! No segundo turno, Léo só tinha o povo do lado dele.
O lobo solitário 4
De longe, de muito longe, a coluna sentiu a mudança do vento em favor Léo Moraes, mas insistia em duvidar na derrota de Mariana Carvalho. Impossível! 23 vereadores eleitos! Célio Lopes (PDT) e Benedito Alves (SDD) apoiando. Bolsonaro veio pro comício! “Agora é que ela vai vencer nesmo”. Mas, a fumaça escondia o avanço de Léo Moraes. No início da contagem dos votos, ele já dispara na frente. Às 17h30 ele se consagra prefeito eleito de Porto Velho.
Mariana vive
Apesar da derrota, Mariana Carvalho está viva politicamente. Tem um legado que ninguém vai esquecer: a nova rodoviária de Porto Velho, que tem as digitais dela. Aportou metade dos recursos, 22 milhões de reais! Ah, e as passarelas também. Então ela pode retornar em 2026, como deputada ou até como vice de Hildon Chaves (PSDB) ao governo de Rondônia.
O fim da faixa exclusiva para ônibus
O prefeito eleito Léo Moraes já está trabalhando. Pelo menos já está anunciando mudanças que melhorarão a vida dos portovelhenses. Uma delas, o fim da faixa exclusiva para ônibus na avenida 7 de setembro. “Há 14 anos, existe uma faixa exclusiva para ônibus na 7 de Setembro, a única via com essa exclusividade em Porto Velho. Nossa 7 de Setembro, antigamente conhecida como o maior centro comercial da cidade, está quase irreconhecível. O que vemos são lojas fechando as portas devido à queda no número de clientes, agravada principalmente pela dificuldade de estacionamento na região. A retirada da faixa exclusiva é uma demanda antiga dos comerciantes. Nosso compromisso é atender a essa necessidade, retirando a exclusividade e modernizando a mobilidade dessa importante avenida, garantindo segurança no trânsito, mais clientes para o comércio e oportunidade de emprego pra população”.
Fogaça
Um dos poucos vereadores reeleitos, Everaldo Fogaça (PSD) foi destaque no programa Fala Rondônia, transmitido em nível estadual pelo Sistema Gurgacz de Comunicação (SGC). A atração, apresentada pelo jornalista Eduardo Bruno, vem realizando entrevistas com os 23 vereadores eleitos em Porto Velho nas eleições de outubro de 2024. Reeleito com 2.811 votos, Fogaça comemorou o expressivo aumento de 121% na sua votação em relação a 2020. “Esse resultado eu acredito que é reflexo do trabalho que tenho realizado diretamente nos bairros de Porto Velho, onde ouço a população, identifico os problemas e, com a força do mandato, busco soluções efetivas”, afirmou.
Breakfast
Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.
(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político
O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidaddo colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.
Informações para a coluna: [email protected]