25 C
Porto Velho
terça-feira, março 11, 2025

Coluna Zona Franca

Vergonha mundial

Ainda está repercutindo horrores o papel vergonhoso a que se submeteram parlamentares brasileiros, dentre eles, dois deputados federais de Rondônia. Lamentável que, indiretamente, com recursos dos nossos impostos. Deputados eleitos pelo povo brasileiro foram para os Estados Unidos falar mal do Brasil. E pagaram mico.

Vergonha mundial 2

Agora imaginem só. 1 de janeiro. Posse de Lula. De repente, um grupo de deputados argentinos tentando credencial pra posse no Palácio do Planalto. Tem nexo? Agora imagina se Donald Trump, presidente da maior nação do mundo, se prestar ao papel de receber um bando de deputados brasileiros, se nem chefe de nações importantes ele convidou? Nem o Milei que foi convidado, adentrou ao Capitólio. O lugar dele era outro. Risos.

                                   Vergonha mundial 3

Pode ser uma imagem de textoNa pirâmide das prioridades na posse de Trump, os parlamentar bolsonaristas estão na base, em baixo. Primeiro vem o Trump, depois ex-presidentes, seus minustros. Logo em seguida no meio da pirâmide, os donos das bigtechs. Já pro final da pirâmide vem o povo americano. No pé o resto. É onde ficaram os brasileiros passando muito frio e extrema vergonha. Risos.

Vergonha mundial 4

O ridículo papel dos congressistas brasileiros se equipara aos daqueles torcedores que foram à final da Libertadores na Argentina sem ingresso e ficaram de fora, claro. A diferença é que esses torcedores foram prá estar perto do estádio e sentir o calor do jogo do seu time favorito. No caso dos deputados brasileiros nos EUA, foram bajular um presidente estrangeiro. Pior do que isso, foram pedir intervenção de Trump contra o Brasil. Isso é muito grave.

Farçal

O evento vergonhoso serviu prá atestar o quanto esses bolsonaristas são mentirosos. Eduardo Bolsonaro é expert em contar mentiras. Aprendeu com o pai. Mas, um personagem que surgiu com frça nas últimas eleições, Pablo Farçal (PRTB), é conhecido por contar vantagens. Uma delas era de que falava muitas línguas. Só que em Washington ele precisou de ajuda de um intérprete para conceder uma entrevista. Ou seja, tremendo 171. Outro protótipo de Bolsonaro, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), foi mais um que pagou mico e fez dupla com Farçal. Deram entrevista à um canal alternativo e disseram que foi prá CNN. A canopla denunciou a dupla de mentirosos. Nessa entrevista Farçal contou a maior mentira da temporada. Disse que tinha se encontrado com o presidente Donald Trump. Depois que foi amplamente noticiado, ele confessou que as imagens são, na verdade, de um encontro anterior, antes das eleições. Risos.

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto

Eleições 2026

O presidente Lula cogita não sair candidato à reeleição. A notícia causou verdadeiro reboliço no meio político. A oposição ovulou. Já os correligionários ficaram preocupados. Lula terá 81 anos e está com a saúde abalada. Não é mais aquele jovem vigoroso que subia nos palanques e movia multidões. Os petistas terão que aceitar se isso ocorrer. A coluna imagina Lula sendo candidato ao Senado Federal. É mais tranquilo. Como senador eleito vai influenciar num possível segundo turno do candidato escolhido. Tomara que seja Haddad.

Eleições 2026- Rondônia

Em Rondônia os bastidores da sucessão estadual estão a todo vapor. Com um governo mal avaliado, o governador Marcos Rocha (União Brasil) está em campanha para o Senado Federal. O candidato à sucessão dele deverá ser o vice, Sérgio Gonçalves (União Brasil), fraco de dar dó. A olho nu, a vaga está em aberto, sem favoritos.

Eleições 2026- Rondônia 2

Pode ser uma imagem de 3 pessoasA coluna detectou que três nomes surgem com força para a Câmara Federal. A ativista Txai Surui é um desses nomes. Conhecida internacionalmente pela luta em favor da Amazônia e dos povos indígenas, Txai Surui deveria atender ao clamor popular e se lançar candidata. Outro nome da esquerda é do fervoroso defensor das pautas sociais de Lula em Rondônia, advogado e professor Ramon Cujui (PT) . O terceiro nome é o do superintendente do Ministério da Saúde em Rondônia, Sid Orleans (PT). No campo da esquerda tem ainda nomes como o de Vinicius Miguel (PSB) e Samuel Costa (Rede), além de Neidinha Surui (Rede) que foi bem votada nas últimas eleições prá vereadora.

Buraco negro

Aos 24 dias adiante da prefeitura de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos), tem encontrado verdadeiros buracos negros deixados pela administração anterior. Com a força da juventude dele, Léo Moraes tem trabalhado quase que 24 horas por dia, sete dias por semana. E já tem obtido os primeiros resultados. Ontem ele acabou com o problema da 7 de Setembro, recebendo elogios dos empresários da região.

110 anos

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e textoPorto velho está em festa. Completa 110 anos com dezenas de eventos, a maioria concentrada na EFMM. O destaque é da volta da Litorina, que estava parada há anos! Confira abaixo ⤵️

Programação na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré:
⏰ Horário: 7h30

Passeio na Litorina
⏰Horário: a partir das 9h

Exposição de Carros Antigos
⏰Horário: 9h

Ação Social de Saúde – Carreta do Hospital de Amor e Secretaria Municipal de Saúde (Semusa)
⏰Horário: 9h

O Show A Fina Flor do Samba
⏰Horário: 10hs até 11hs

Bado – Voz e Violões
⏰Horário: 11hs até 12hs

Culto Ecumênico e Apresentação de Show Gospel Ulisses da Silva Guedes
⏰Horário: 17h30

Atividades Recreativas, Festival de Brincadeiras Populares,
Capoeira para 3 idade e Lucidade inclusiva
⏰ Horário: 17hs até 20hs

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil. Periodicidade: segundas, quartas e sextas, sempre pela manhã.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Informações para a coluna:  [email protected]

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -

Relacionadas