Retratação
Para conter a grave crise que tomou conta do Brasil Paralelo situado na terra plana, este articulista, em nome do presidente Lula, vem mui respeitosamente se retratar. Ao contrário do que sua Excelência o presidente da República Luís Inácio Lula da Silva falou, a presidenta do PT, Gleisi Hoffman não é bonita. É feia, coitada. E, para acalmar o mercado, o governo Lula também vai deszerar os impostos de produtos alimentícios, principalmente do café e do óleo de soja, cujos preços voltarão aos patamares de 2021, que muito alegravam a população. O preço da gasolina caíra prá cima, voltando aos confortáveis 9 reais o litro. E, para satisfazer a oposição, Lula vai encerrar o Programa Pé de Meia, deixando claro que os 28 milhões de estudantes carentes devolverão os recursos recebidos. Brasília, 13 de março de 2025
PS. A Primeira Dama, Janja da Silva também é feia, viu Globo News? E Lula promete transmitir em rede nacional as missas do Frei Gilson que prega a submissão das mulheres.
Gustavo Gayer ofende Gleisi
O deputado federal Gustavo Gayer (PL) usou suas redes sociais, nesta quarta-feira (12), para ofender a ministra-chefe da Secretária de Relações Institucionais da presidência da República, Gleisi Hoffmann. Os ataques foram feitos após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dizer que escolheu uma “mulher bonita” para o posto. “E aí Lindbergh Farias. Vai mesmo aceitar o seu chefe oferecer sua esposa para o Hugo Motta e Alcolumbre como um cafetão oferece uma GP?? Sua esposa sendo humilhada pelo seu chefe e vc vai ficar calado??”, questionou o bolsonarista.
Gustavo Gayer ofende Gleisi 2
As bancadas femininas do PT na Câmara e no Senado e a Secretaria de Mulheres do PT divulgaram uma nota de repúdio contra Gustavo Gayer. O texto é uma resposta a postagens misóginas e machistas que o parlamentar bolsonarista fez sobre Gleisi Hoffmann, afirmando que o presidente Lula (PT) “ofereceu” a petista como forma de negociação com o Congresso.
Gustavo Gayer ofende Gleisi 3
Já o líder do PT na Câmara, deputado federal Lindbergh Farias (RJ), rebateu a declaração de Gustavo Gayer. Em uma publicação no X (antigo Twitter), Lindbergh chamou o bolsonarista de “canalha”, “vagabundo” e “assassino”. “Não vale gastar mais do que isso com tipos como você”, acrescentou o petista.
Globo News
Todos os programas da Globo News dedicaram mais de meia hora cada para repercutir a fala de Lula sobre Gleisi Hoffman. Para os apresentadores foi uma tragédia. No entanto, quando Bolsonaro chamou todas as petistas de feias, foi tratado com humor, sem repercussões negativas.
Lula 2026
Com a economia bombando, PIB em alta, desemprego baixíssimo, Lula é o franco favorito nas eleições de 2026. Por enquanto não tem adversário à altura. Aliás, como este articulista disse em coluna pretérita, Lula só perde para ele mesmo. Um dos maiores inimigos de Lula são seus discursos de improviso. Risos.
TI Karipuna
Nas últimas décadas, a TI Karipuna – lar de indígenas do povo Karipuna e com registro de indígenas isolados – têm sofrido com a invasão frequente de madeireiros que ocupam ilegalmente e destroem a terra. Em julho de 2024, o governo federal realizou uma operação para a remoção dos invasores do território Karipuna. Após a operação, os Karipuna solicitaram a criação de um observatório de monitoramento no território para dar seguimento às ações de fiscalização na terra indígena; algo que não foi feito pelos órgãos responsáveis. Sem um monitoramento permanente no território, invasores voltaram com força para a terra indígena. No começo do ano, os Karipuna já haviam denunciado a volta de madeireiros ilegais em sua terra.
TI Karipuna 2
Agora, após meses de denúncias e uma clara inércia do governo na proteção do seu território, os Karipuna enviaram uma carta aberta ao governo abordando e denunciando, mais uma vez, o perigo e a invasão no território. “…não há uma eficácia na retirada dos invasores, ocorrendo operações que não surtem efeitos, uma vez que não existe uma Base Permanente para fazer a fiscalização da Terra Indígena, deixando em situação de extrema vulnerabilidade os Karipuna e os povos isolados, que vivem no interior da mesma”. Algumas das áreas desmatadas pelos invasores foram registradas a apenas 3km de distância da aldeia Karipuna.
Queda no desmatamento
A Amazônia Legal registrou em fevereiro 81 km2 desmatados, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Trata-se do menor número para o mês desde o início da série histórica, em 2016. Na comparação com os 227 km² de desmatamento detectados em fevereiro do ano passado, houve uma redução de 64,3%. Ainda assim, a área devastada no mês passado corresponde à cidade de Vitória (ES) e se soma ao que já foi desmatado em anos anteriores. O governo federal atribuiu a queda no desmatamento ao aumento na fiscalização e ao combate a crimes ambientais. (g1)
Sem chance nenhuma

O vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves (União Brasil), vai assumir a titularidade em abril de 2026, com a renúncia de Marcos Rocha (União Brasil) que disputará uma das duas vagas de senador da República. Porém, ao contrário do que ocorria com frequência, ele não deverá disputar a reeleição. Vai cumprir o restante do mandato. Isso porque, segundo prognósticos, ele não teria chances nenhuma. Uma candidatura fracassada prejudicaria os candidatos com Sérgio Gonçalves na cabeça. Pelo que se desenha, o nome de uma aliança seria o do senador Marcos Rogério (PL), que apresenta melhores chances. Nesta aliança o nome de Mariana Carvalho (União Brasil) está cotado para disputar o cargo de vice. Já o ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), faria dobradinha com Marcos Rocha pelas duas vagas de senador.
Sem Confúcio
Com a quase certeza de que o senador Confúcio Moura (MDB) não tentará voltar ao Palácio Rio Madeira, a sucessão estadual ficará mesmo com a direita bolsonarista. A esquerda está sem candidato.
Sem chefe da Casa Civil
O estado de Rondônia completa 34 dias sem um secretário da Casa Civil, e, ao contrário do que alguns tentam passar, o Governo de Rondônia segue funcionando normalmente. A impressão que se tem hoje é que, a ausência do cargo não impactou a gestão estadual, com os projetos sendo aprovadas na Assembleia Legislativa e o governo mantendo o controle da administração.
Sem chefe da Casa Civil 2
O governador Marcos Rocha (União Brasil) tem conduzido as articulações diretamente, conversando com todos os setores e garantindo que a gestão segue em harmonia. Os secretários estão trabalhando, os serviços públicos não foram afetados, e o governo mantém sua governabilidade. “Com tudo funcionando e o estado sob controle, a pergunta continua no ar: será mesmo que Marcos Rocha precisa de um chefe da Casa Civil? E o governador Marcos Rocha está se saindo um grande articulador”, avaliou o vereador e jornalista Everaldo Fogaça (Republicanos).
O pé frio
Mesmo tendo o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos) na arquibancada incentivando o Porto Velho, não deu pro nosso representante na Copa Brasil. Perdemos pro Capital de Brasília e um prêmio de 2,5 milhões de reais foi pro ralo. Segundo pesquisa do Instituto Phoenix, 95% dos torcedores creditaram a derrota ao ex-presidente Bolsonaro que vestiu a camisa do clube. 5% acham que foi culpa do deputado Coronel Chrisostomo. A margem de erro é de 1%. Foram entrevistados 2.436 torcedores. A pesquisa foi registrada na CBF.
FUG-RO REALIZA OFICINA PARA FORMAÇÃO EM ANÁLISE DE CONJUNTURA
A Fundação Ulysses Guimarães – FUG-RO, braço de formação do MDB, realizará no próximo sábado, 15, a Oficina de Formação em Análise de Conjuntura, que objetiva capacitar lideranças na avaliação de cenários, formulação de estratégias políticas e em tomadas de decisão. Incluso na agenda de preparação de quadros do partido para as eleições de 2026, o evento acontecerá na sede do MDB Estadual, sito à Rua Elias Gorayeb, 3.298 – Liberdade.
Breakfast
Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político
O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.
Informações para a coluna: [email protected]