27 C
Porto Velho
domingo, agosto 17, 2025

Coluna Zona Franca

CPI do INSS

A oposição conseguiu as assinaturas necessárias para protocolar o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a fraude de R$ 6,3 bilhões no Instituto Nacional de Seguridade Social. O requerimento foi apresentada pelo deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) e teve aval de 171 parlamentares. O foco da CPI, segundo Chrisóstomo, será apurar a atuação de sindicatos, servidores e intermediários envolvidos no esquema de descontos indevidos em benefícios previdenciários. Parlamentares signatários do pedido de abertura da CPI prometem esclarecer a proposta em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira. Investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União apontou que pelo menos 11 entidades sindicais teriam desviado o valor bilionário de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024. (CNN Brasil)

CPI do INSS 2

Será mais um tiro no pé como foi a CPI do 8 de janeiro? Porque as fraudes começaram no governo Bolsonaro e foi descoberto no governo Lula. Esse povo é doido mesmo. Bom prá quem não é. Risos.

Fusão & confusão

E foram concretizadas duas importantes fusões partidárias envolvendo quatro partidos políticos brasileiros. O PSDB aprovou fusão com o Podemos e o União Brasil com o Partido Progressista. As duas fusões causam verdadeiro tsunami na política em Rondônia, onde políticos adversários serão obrigados a caminhar juntos ou mudar de agremiação.

Fusão & confusão 2

O PSDB deu ontem o pontapé inicial para avançar com a fusão da sigla com o Podemos. A Executiva Nacional deu aval, por unanimidade, para que os dirigentes tucanos sigam as negociações.  O partido marcou para 5 de junho a convenção nacional da sigla que deve confirmar a fusão e dará caminho para um novo partido. O Podemos também caminha para fazer sua convenção e aprovar a união com o PSDB. A fusão impactará fortemente na capital de Rondônia. Pelo PSDB, o ex-prefeito Hildon Chaves e mais três vereadores deverão tomar decisões importantes entre ficar no novo partido ou migrar para outras agremiações.

União Progressista

O União Brasil e o Partido Progressistas (PP) oficializaram ontem, terça-feira, a federação entre os dois partidos, chamada de União Progressista, pela sigla UP. A cerimônia de lançamento do grupo foi feita no Salão Negro do Congresso Nacional, em Brasília (DF). Além de deputados e senadores filiados aos dois partidos, também compareceram ao evento os presidentes Ciro Nogueira (PP-PI) e Antonio Rueda (União Brasil), governadores, prefeitos, vereadores e ministros de Estado filiados às siglas. Presidente do Congresso Nacional, o senador Davi Alcolumbre (União-AP) disse que a federação foi construída “com muita maturidade institucional, com espírito público, com compromisso de país, muita das vezes, na maioria das vezes deixando os interesses pessoais, regionais e individuais de lado em detrimento de um interesse coletivo”. O Republicanos de Hugo Motta optou por não aderir à federação.

União Progressista 2

Nasce um partido gigante com 109 deputados federais, 14 senadores, mais de 1300 vereadores, seis governadores e 500 milhões em fundo eleitoral. Como a maior força partidária do país, envia um recado claro ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): o apoio está cada vez mais distante. A cerimônia de oficialização do bloco no Congresso reuniu nomes próximos ao ex-presidente Jair Bolsonaro e reforçou o alinhamento à direita, mesmo com União e PP ainda ocupando quatro ministérios no governo petista.

União Progressista 3

Em Rondônia a fusão torna forte o governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) que certamente vai dirigir o novo partido. Nessa mexida, o ex-governador Ivo Cassol (PP) ficará mais enfraquecido, restando a ele deixar o partido. Jaqueline Cassol (PP) ficará muito forte ao lado de Marcos Rocha. Já o deputado federal Fernando Máximo (União Brasil) deverá deixar o novo partido, podendo se alojar no PL de Marcos Rogério.

União Progressista 4

Nessa pisada, com certeza o ex-chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves será extirpado do novo partido e o vice-governador Sérgio Gonçalves ficará deveras fragilizado. Talvez nem saia candidato à reeleição após assumir o governo de Rondônia em abril de 2026.

União Progressista 5

Sobre a sigla que seria adotada pelo União Progressista, a UP já tem dono. Trata-se do Unidade Popular (UP) ou Unidade Popular pelo Socialismo, partido de extrema-esquerda fundado em 16 de junho de 2016 e registrado oficialmente em 10 de dezembro de 2019. Em abril de 2025 possuía 10.418 filiados.

Bolsonaro “decidiu”

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, hospital e texto que diz "! Marco Rogério ou Dr. Fernando Máximo"A informação é de que o senador Marcos Rogério (PL) será mesmo candidato ao governo de Rondônia, com Fernando Máximo e Bruno Scheid para o Senado Federal. A decisão foi tomada ontem no hospital de luxo DF Star, onde está sendo protagonizado um teatro de quinta categoria. Um vídeo confirmando mostra Bolsonaro e Bruno Scheid conversando sobre o assunto. Às vésperas de ser preso, Bolsonaro se julga digno de decidir os destinos de Rondônia.

Nova tentativa de golpe?

O ex-presidente Bolsonaro convocou nova invasão à Praça dos Três Poderes para a próxima quarta-feira, 7 de maio. Alguma coisa vai acontecer. Com certeza tem a ver com a inclusão do projeto de anistia à pauta neste dia. Essa turma não entende que uma anistia nessa situação é extremamente inconstitucional. Pode até passar no Congresso Nacional, mas não será sancionada pelo presidente Lula e jamais será aceita pelo STF. Ademais, Bolsonaro está inequivocamente inelegível por oito anos duas, três vezes. Vão trabalhar pelo Brasil, bando de vagabundos!

Confúcio ou Mosquini?

Nota do MDB exige saída de Mosquini da presidência do partido em RondôniaO MDB de Rondônia está no compasso de espera de uma decisão do deputado federal Lúcio Mosquini, que preside o partido. Ele que é bolsonarista confesso, criou uma saia justa com o senador Confúcio Moura que prefere o diálogo do que o confronto. Há informações de que Mosquini poderia até permanecer no MDB, fruto de uma conversa pé de orelha com o senador Confúcio. Ademais, nestas recentes fusões, ninguém estaria disposto a aceitar Mosquini em suas fileiras, pois em nada contribuiria, muito pelo contrário.

Confúcio ou Mosquini?

Em Nota Pública distribuída, lideranças e filiados do MDB rondoniense de todo o estado cobraram providências urgentes para o imediato afastamento do deputado federal Lúcio Mosquini da Presidência Regional. Em seu terceiro mandato federal pela sigla, o parlamentar tem manifestado reiteradas vezes, nos últimos dias, seu “desconforto” ideológico pelo fato do MDB integrar a base parlamentar do governo federal.

Confúcio ou Mosquini? 2

Porém,um texto sem autoria, foi divulgado pela Internet, afirmando que não há briga interna no MDB. O MDB de Rondônia, representado por seus membros históricos e por correligionários de todas as datas — de ontem, de hoje e de sempre — reafirma que não há brigas internas, tampouco qualquer tentativa de tomada de poder. O que há, com legítima clareza, é o exercício democrático do diálogo, do debate construtivo e o compromisso com a missão de entregar ao povo de Rondônia o melhor que o MDB pode oferecer, como sempre fez ao longo de sua história”, diz o texto.

Confúcio ou Mosquini? 3

De acordo com o texto, Lúcio Mosquini só entregaria a presidência do MDB ao senador Confúcio Moura, reconhecendo o valor histórico de uma liderança que representa a memória, a experiência e o compromisso com as causas sociais de Rondônia. “O partido quer que Mosquini permaneça no MDB e se coloque à disposição para disputar a reeleição como deputado federal. Mais ainda, não é exagero dizer: Mosquini pode ser um excelente nome para representar o MDB em uma candidatura ao governo de Rondônia, com o apoio de toda a militância”, sintetiza o texto.

Carão

Falando em Confúcio, o senador precisou sair de monge tibetano para um tom mais ácido ao defender o governo Lula em Rondônia. Confúcio teve que bradar em alto e bom som que Lula fez mais pelo estado que qualquer outro presidente. Tem gente que estranhou a mudança de humor do geralmente calmo Confúcio Moura.

Risos

Foi o Trump quem orientou a patrocinadora do material esportivo (Nike). A cor vermelha está em conformidade com o partido Republicano, enquanto o azul dos Democratas representa o comunista Biden

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

RK no Comitê de Imprensa do Senado Federal 2005

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Informações para a coluna:  [email protected]

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas