PL da devastação
O Senado dá início, nesta terça-feira (20), ao debate de uma proposta decisiva para meio ambiente: o projeto de lei (PL) 2.159, que altera as regras para o licenciamento ambiental de empreendimentos causadores de impactos, como hidrelétricas, estradas e barragens de rejeitos. O texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados.
PL da devastação 2
Apelidado de “PL da devastação” e “mãe de todas as boiadas”, o projeto faz parte do pacote da destruição, um conjunto de mais de 20 propostas contrárias à proteção ambiental, apresentado pela bancada ruralista. Se aprovado, o PL 2.159 permitirá que algumas empresas mensurem, elas mesmas, os impactos ambientais resultantes das suas atividades.
PL da devastação 3
Se aprovado, o PL da devastação delega às empresas responsáveis por algumas categorias de empreendimentos a responsabilidade por essa avaliação. Assim, uma empresa poderá preencher um documento autodeclaratório informando se a duplicação de uma estrada próxima a uma Unidade de Conservação (UC) irá ou não afetar matas protegidas. Para algumas modalidades de pecuária e agricultura, fica dispensada da apresentação da licença, o que pode acelerar o desmatamento vinculado a essas atividades.
Bolsonaro sabia
O senador Izalci Lucas (PL-DF) declarou, ao vivo na CNN Brasil, que informou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre as fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2018, durante a transição do governo. Segundo ele, naquela época, já existiam indícios de fraude. “Eu recebi no meu gabinete os peritos do INSS, onde havia indícios de rombo de mais de R$ 70 bilhões, com relação a aposentados, Seguro Defeso, consignados. E nós levamos isso na transição para o presidente Bolsonaro”, lembrou ele. Apesar disso, não foi tomada nem uma investigação, sequer interna, por parte do INSS. Não foi feita nenhuma investigação por parte da Controladoria-Geral da União. Somente agora, no governo Lula, foram tomadas providências.
Saudades da carestia…
É impressionante o quanto tem de bolsonaristas com saudades do óleo de cozinha a 15, gasolina a 8, carne a 80 e da fila do osso. Há três anos que os preços dos combustíveis estão até 30% mais baratos, óleo custando menos de 5 reais. Isso sem falar nas centenas de programas sociais lançados pelo governo Lula, dentre eles, o Pé de Meia. Só pode ser mau caratismo achar que o antigo governo foi melhor que o atual.
Operação Al Capone
A Polícia Civil de Rondônia deflagrou, nesta terça-feira (20), a Operação “Al Capone”, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa envolvida em lavagem de dinheiro e falsificação de documentos. A ofensiva mobilizou dezenas de agentes e visa cumprir cerca de 100 medidas judiciais, entre elas 25 mandados de busca e apreensão.
Politico reborn
O impagável influencer Rato Andrade, de Porto Velho, foi simplesmente brilhante num vídeo publicado nas redes sociais. Nesse, ele ridiculariza políticos que fazem leis inúteis, em vez de trabalharem de verdade pela população. No vídeo, o “político” Rato Andrade se mostra contra aumento de salário para professores, mas a favor de que bebês reborn sejam proibidos de serem levados pra UPA. Deve ser uma indireta à um vereador que, recentemente, propôs uma lei para proibir que bebês reborn tenham acesso a setores da saude. Por outro lado, a deputada federal Rosângela Moro (União Brasil-SP) apresentou, na última quinta-feira (15), um projeto de lei que propõe a criação de um programa de assistência psicológica no SUS voltado a pessoas que desenvolvem vínculos emocionais excessivos com os chamados bebês reborn — bonecos hiper-realistas que imitam recém-nascidos e têm ganhado popularidade no Brasil.
MDB + 7
Ontem o MDB de Rondônia deu mais um passo para o lançamento do Movimento Caminhada da Esperança, que engloba 8 partidos progressistas, com o senador Confúcio Moura (MDB) ao governo de Rondônia e Acir Gurgacz (PDT), ao Senado Federal. O lançamento que está programado para o final do mês, deverá contar com a participação do MDB, PDT, PT, PV, Rede, Psol, PCdoB e PSB.
Lula em Rondônia
Após cancelar agenda no estado devido à morte do Papa Francisco, há informações de que o presidente Lula deverá vir à Rondônia em junho.
Ex-chefe do Exército confirma minuta golpista
O clima esquentou nesta segunda-feira no Supremo Tribunal Federal (STF), no primeiro dia de depoimentos das testemunhas de acusação no processo sobre a tentativa de golpe após as eleições de 2022. O ministro Alexandre de Moraes deu uma bronca no ex-comandante do Exército na gestão de Jair Bolsonaro, general Marco Antônio Freire Gomes, por entender que o militar expôs ao Supremo uma versão diferente da apresentada à Polícia Federal na fase de investigação. Ao STF, Gomes Freire confirmou ter participado de uma reunião em que Bolsonaro exibiu uma minuta golpista, mas minimizou o documento e disse não ter visto conluio do comandante da Marinha no apoio à tentativa de golpe. “Ele apresentou esses considerandos, todos eles embasados em aspectos jurídicos, dentro da Constituição. Não nos causou espécie”, disse. “Se mentiu para a Polícia Federal, tem que dizer que mentiu para a Polícia”, afirmou Moraes, após interromper o general. Freire Gomes respondeu: “Após 50 anos de Exército, jamais mentiria.” (Folha)
Janja x Xi Jinping
A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, rebateu as críticas de que teria cometido uma gafe em um jantar entre a comitiva brasileira e o presidente chinês Xi Jinping, durante visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China. Janja confirmou que fez críticas aos efeitos nocivos do aplicativo TikTok diretamente ao mandatário chinês. O episódio foi vazado por integrantes da comitiva brasileira e causou uma crise no Planalto. “Por mais que algumas pessoas se sintam incomodadas ou achem que não cabe a mim falar, reforço aqui meu compromisso de seguir lutando por um espaço digital respeitado, principalmente, porque me preocupo imensamente com as mulheres e crianças deste país, as principais vítimas dos crimes digitais”, afirmou, durante evento em Brasília. (UOL)
Breakfast
Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político
O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.
Informações para a coluna: [email protected]