33 C
Porto Velho
quarta-feira, julho 16, 2025

Coluna Zona Franca

                                        Contagem regressiva

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto

O senador Confúcio Moura (MDB, está se preparando para o grande encontro neste final de semana. Disposição física é que não faltará para enfrentar uma grande jornada. Todos os dias CM faz exercícios físicos, mantendo o corpo e a mente sã. Confúcio também cuida das palavras, preocupando-se com o que fala para não ferir ninguém. Tem sido assim ao longo dos 30 anos de carreira política. Sempre tratando todos com educação. E será nesta sexta-feira, 30 de maio, o lançamento do movimento Caminhada da Esperança, promovido pelo MDB e PDT, acompanhados de mais seis partidos.

O MDB faz política 

Além de ser o partido mais estruturado do estado de Rondônia, os últimos movimentos do MDB têm demonstrado, também, que a sigla faz política grande e orgânica. Explicamos nas notinhas – pequenas mesmo – que seguem.

O MDB faz política 2

Como partido de centro, o MDB está sujeito às oscilações das tendências partidárias internas, que se revezam no comando da sigla, o que é normal e legitimo em organizações que exercitam a democracia como forma de controle partidário.

O MDB faz política 3

Desta forma, até poucos dias atrás, o MDB era controlado pelo deputado federal Lúcio Mosquini, direitista assumido. Portanto, o viés ideológico predominante na legenda na gestão de Mosquini foi de direita, pois ele e o seu grupo político controlavam as decisões política do Partido. Isto era materializado nos discursos e na condução dos acordos partidários de interesse do grupo.

O MDB faz política 4

 Ao assumir o comando partidário, após o pedido de afastamento de Mosquini, o senador Confúcio Moura – e o seu grupo político – imprimirá à sigla as nuances ideológicas deste coletivo. Fortemente alinhado ao governo Lula, Moura e o seu grupo político defenderão políticas e movimentos mais ao centro e à esquerda, o que é legitimo.

O MDB faz política 5

Neste sentido a política grande tratada na manchete destas notinhas diz respeito a compreensão que os grupos políticos internos do MDB têm destas variações ideológicas, cujas disputas que resultam em vitória ou derrota deste ou daquele segmento não implodem o partido. Ou seja, todos compreendem que perder ou ganhar é situacional: quem perde hoje, pode ganhar amanhã. E o jogo segue.

Fogaça 2026

Formado em Direito pela UNIRON (2008), jornalista experiente e fundador do site O Observador, apresentador de TV com experiência em comunicação, Everaldo Fogaça deverá testar o nome para deputado estadual no próximo ano. Vereador de Porto Velho, atualmente no seu terceiro mandato na Câmara Municipal, é filiado ao Partido Social Democrata (PSD). Fogaça tem se destacado por sua atuação firme na fiscalização, ações comunitárias e defesa da população. Entusiasta da Guarda Municipal Armada, da Regularização Fundiária na capital e defensor das redes de água e esgoto na capital.

Fogaça 2026-2

Com o lema “Aqui o povo tem espaço e voz”, Fogaça tem atuado firme na fiscalização, transparência, ações comunitárias e defesa dos interesses da população; ações comunitárias e diálogo com autoridades para atender as demandas populares e busca por melhorias para Porto Velho e respeito aos direitos da população.

Briga no parquinho

O deputado federal Mauricio Carvalho (União Brasil) criticou o fato do governador Marcos Rocha (União Brasil) nunca ter se reunido com a bancada federal para tratar dos problemas de Rondônia, principalmente na área de saúde. Não é só com a bancada. Rocha nunca se reuniu com o presidente da República, chamado que foi para tratar de segurança pública. Resultado: piores índices nesses setores. Agora, convida Marcos Rocha para comer um tambaqui assado. É ruim hein, ele não ir. Risos.

Briga no parquinho 2

A briga, na verdade, tem a ver com a direção estadual do União Progressista, partido oriundo da fusão entre o União Brasil e Partido Progressista. O comando será do deputado. Isso significa que Carvalho e Rocha não marcharão juntos em 2026. Dizem que Maurício Carvalho será vice de Marcos Rogério (PL) ao governo de Rondônia. Neste caso, Mariana Carvalho sairá à deputada federal ou confrontar Marcos Rocha na disputa por uma das duas vagas no Senado. Na direita vale tudo.

Fraude no INSS

O governo federal começa hoje a ressarcir os descontos indevidos em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em abril, quando foi revelado um esquema fraudulento que existia desde 2016 e se intensificou a partir de 2020. Ainda não há data prevista para a devolução dos descontos anteriores, mas, com base nas reclamações feitas pelo aplicativo Meu INSS, o Ministério da Fazenda estima que o montante a ser devolvido chegue a R$ 2 bilhões, quase um terço do total descontado nos últimos cinco anos. (Globo)

Fraude no INSS 2

O Nordeste foi a região do país onde mais se registraram descontos fraudulentos do INSS, segundo investigações da PF e da CGU. Por conta disso, o PL quer fazer uma “campanha de conscientização” sobre o caso na região, reduto eleitoral do presidente Lula. Resta saber se a campanha abordará o funcionamento do esquema durante o governo Bolsonaro. (Platô)

Lula condena Israel

O ataque aéreo de Israel que matou nove dos dez filhos da médica palestina Alaa Al-Najjar, neste sábado (24), foi duramente criticado pelo governo Lula, que o classificou o ato violento como “vergonhoso” “covarde”. Em nota oficial, assinada pelo próprio presidente, ele afirma que se trata de uma guerra assimétrica, na qual um Estado com grande poder militar ataca uma população civil desprotegida e é enfático: “O único objetivo da atual fase desse genocídio é privar os palestinos das condições mínimas de vida com vistas a expulsá-los de seu legítimo território”.

Lula condena Israel 2

Lula declarou que a continuidade das ofensivas israelenses já não encontra respaldo na alegação de defesa ou no combate ao terrorismo. O confronto teve início após os ataques lançados pelo Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023 e desde então o grupo mantém presença significativa na Faixa de Gaza. Não é a primeira vez que Lula critica de forma contundente as ações de Israel em Gaza. Em outros momentos, Lula já disse que a ofensiva israelense é um genocídio contra o povo palestino. Esse é o segundo pronunciamento do governo brasileiro neste fim de semana contra as ações de Israel.

Bolsonaro se…

Os depoimentos dos ex-comandantes do Exército, Marco Antônio Freire Gomes, e da FAB, Carlos de Almeida Baptista Júnior, ao Supremo Tribunal Federal (STF) minaram a estratégia de defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na acusação de tentativa de golpe, avaliam juristas. “O fundamental é a narrativa de fatos, o que eles contam sobre a minuta (do golpe), sobre o que estava sendo discutido ali no momento. Então, se o relato for convergente, me parece que é algo forte no sentido de comprovar como os fatos se deram”, Helena Lobo Costa, professora de Direito penal da Universidade de São Paulo (USP). (Globo)

Bolsonaro se…2

Réu no STF por tentativa de golpe, o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira, tem sido blindado por colegas de farda, que minimizam seu envolvimento nas articulações do fim de 2022. Pressionado por Bolsonaro, ele alterou um parecer oficial para não excluir possíveis irregularidades nas eleições e convocou comandantes das Forças Armadas para apresentar uma nova versão da minuta que visava anular o pleito. Apesar disso, militares afirmam que Nogueira integrava a ala moderada do governo, tentando demover o então presidente de medidas extremas. Por outro lado, os generais estão irritados com a postura de Alexandre de Moraes, que repreendeu Freire Gomes durante o depoimento, gerando desconforto entre militares que reclamam de perseguição e tentativas de manchar a imagem da instituição. (Veja)

 

Cultura

Wagner Moura em CannesO Brasil fez a festa em Cannes. Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho receberam na noite de sábado os prêmios de melhor ator e melhor diretor por conta do longa O Agente Secreto, que mais cedo havia abiscoitado o prêmio da crítica de melhor filme. A história se passa em 1977, em plena ditadura militar, e acompanha um professor (Moura) que retorna ao Recife para ver o filho caçula, mesmo correndo riscos. A Palma de Ouro, mais importante prêmio do festival, ficou com Foi Apenas Um Acidente, do iraniano Jafar Panahi, realizado sem a permissão do governo de Teerã. O filme conta a história de um homem que sequestra outro pensando ser seu antigo torturador, de quem quer se vingar. (g1)

Samir Xaud

Boicotado por diversos clubes da elite do futebol brasileiro, o médico Samir Xaud foi eleito neste domingo presidente da CBF, sucedendo Ednaldo Rodrigues, afastado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) após suspeita de falsificação de assinatura de um documento usado para permanecer no cargo. Ligado à Federação Roraimense de Futebol (FRF), Xaud foi candidato único com apoio de 25 federações e obteve 103 dos 108 votos possíveis. Oito vices também tomam posse, entre eles Flávio Zveiter, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que deve atuar como CEO da CBF. O novo presidente chega envolvido em uma ação no Tribunal de Justiça de Roraima por improbidade administrativa quando era diretor-geral do Hospital Geral de Roraima (HGR) em 2018. (UOL)

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

RK no Comitê de Imprensa do Senado Federal 2005

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Informações para a coluna:  [email protected]

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas