34 C
Porto Velho
quarta-feira, agosto 13, 2025

Coluna Zona Franca

Caminhada Esperança

Pode ser uma imagem de 3 pessoas e textoAinda sobre o evento pluripartidario realizado na última sexta, 30, em Porto Velho, o presidente estadual do PSB, Vinícius Miguel, justificou a ausência. Estava em Brasília na conferência do partido, que estuda federação com o PT. O PSB já é aliado desde 2022, tendo indicado o vice de Lula. Só falta federar.

Meio Ambiente

Falando em Vinicius Miguel, ele tem sido um dos secretários municipais mais bem avaliado. No cargo de secretário do Meio Ambiente, tem surpreendido pela eficiente atuação. Não é fácil conduzir esta pasta cheia de obstáculos e interesses empresariais. O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, deu carta branca prá ele atuar de acordo com as leis ambientais.

No way

O vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves (União Brasil) insiste que será candidato ao governo de Rondônia. Sem chances. Não será. Se o for, vai amargar uma derrota retumbante. Não tem nome, não tem carisma. Insosso. Inodoro. Incolor. O melhor prá ele seria aceitar ser conselheiro do Tribunal de Contas de Rondônia. O que não é pouca coisa.

Marcos Rocha

Isso não significa que o governador Marcos Rocha (União Brasil) também não seja um político sem apelo eleitoral. Foi eleito governador em 2018 por acaso.

Maximus

Segundo uma informação oriunda de Brasília, como consequência das duras palavras do senador Marcos Rogério (PL) contra a ministra Marina Silva, o nome dele foi bastante afetado. O que aumentou as chances do deputado federal Fernando Máximo (União Brasil) ser um nome de consenso para disputar a sucessão estadual. Neste caso, MR tentaria a reeleição.

Federações partidárias

FEDERAÇÕES PARTIDÁRIAS: Confira as últimas registradas no TSE e quais podem surgir nos próximos anosJunho, festas juninas, quadrilhas. É hora de dançar conforme a música. Muitos partidos estão se juntando para ficarem mais fortes para a disputa eleitoral de 2026. Já estão federados os seguintes partidos: Formada por PT,  PCdoB e PV, a Federação Brasil da Esperança poderá ter também o PSB do vice-presidente Geraldo Alckmin; Federação PSOL/Rede; Federação União Progressista Brasileira (UPB) União Brasil/PP, formada dois partidos, União Brasil e Progressistas (PP);

Possíveis federações futuras

PSDB/PDT e Solidariedade. Tendo em vista a disputa nas eleições de 2026, o PSDB, em crise com Cidadania, pode, nos próximos meses, negociar a formação de uma outra federação. Esta, contaria com a participação do PDT e Solidariedade.

Possíveis federações futuras 2

PSB/PDT/Cidadania e Solidariedade. Com o intuito de ampliar a representação no Congresso, PSB, PDT e Solidariedade estão em negociações avançadas para a formação de uma federação partidária. Por outro lado, o Cidadania, após tentativas frustradas de aliança, poderia somar às outras três siglas para oficializar a união.

Possíveis federações futuras 3

MDB e Republicanos ensaiam uma federação própria, enquanto o PSD, embora fora das negociações formais, sinaliza apoio a uma aliança com essas legendas para as eleições de 2026.

Possíveis federações futuras 4

Dois partidos preparam uma nova federação. Já está marcada para 11 de junho, em cerimônia no Salão Verde do Congresso Nacional, a federação entre o SD, Solidariedade e o PRD, que vem a ser Partido da Renovação Democrática.

Alternativas ao IOF

A fim de pacificar a crise entre o Executivo e o Legislativo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, prometeu ao Congresso entregar ainda nesta terça-feira uma nova proposta sobre o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Haddad afirmou que teve um novo encontro com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para negociar detalhes da nova proposta. Segundo ele, o governo também quer discutir uma série de reformas que classificou como “estruturais” e que afetariam o equilíbrio das contas públicas, além de projetos do interesse do governo. Há tempos o ministro reclama que o Parlamento não vem dando atenção a propostas para acabar com regalias da elite do serviço público. Uma delas propõe que os militares só possam ir para a reserva com, no mínimo, 55 anos. Já o projeto que pretende cortar os supersalários dos servidores — em especial de juízes e promotores — foi aprovado há mais de dez anos, mas ainda precisa ser analisado pelo Senado. (Folha)

Alternativas ao IOF 2

O ministro quer aproveitar a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília para apresentar a nova proposta ao Congresso. O presidente viaja na noite desta terça-feira para a França, onde vai discutir o acordo entre a União Europeia e o Mercosul com Emmanuel Macron. Lula também vai receber uma homenagem da Academia Francesa. (Metrópoles)

Golpe de Estado

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, marcou para a próxima semana os depoimentos dos principais acusados de planejar e executar os planos para a realização de um golpe de Estado no país após as eleições de 2022. Batizado como o “núcleo crucial”, o grupo inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro, os ex-ministros Anderson Torres (Justiça), Augusto Heleno (GSI) e Paulo Sérgio Nogueira (Defesa), além do candidato a vice na chapa derrotada de Bolsonaro, o general Walter Braga Netto. Também devem depor no STF, na próxima semana, o ex-ajudante de ordens do presidente, coronel Mauro Cid, e o ex-comandante da Marinha, almirante Almir Garnier. A previsão é que o interrogatório dos acusados termine até a sexta-feira da semana que vem. (CNN Brasil)

Bloqueio dos bens

E o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), vai pedir à Procuradoria-Geral da União o bloqueio dos bens de Bolsonaro no processo que investiga a atuação do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos. De acordo com Farias, o ex-presidente tem usado recursos arrecadados em campanhas de doações de seus apoiadores para financiar as atividades do filho no exterior. (Estadão)

Fraudes no INSS

Uma investigação do UOL identificou que o esquema de fraudes contra aposentados e pensionistas não se restringe às associações de classe, deputados e senadores que estão sendo investigodas pela Polícia Federal. De acordo com a reportagem assinada pela jornalista Amanda Rossi, há indícios de que empresas de seguro, do ramo financeiro e de clubes de benefícios estejam fazendo descontos irregulares desde 2019. (UOL)

Fraudes no INSS 2

Segundo revelou o jornalista Lauro Jardim, em sua coluna no jornal O Globo, a Polícia Federal já identificou deputados e senadores suspeitos de integrar o esquema. Diante do foro privilegiado desses agentes públicos, parte da investigação será encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF), único órgão com competência para julgar parlamentares federais.

Aumenta de pena

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira um projeto de lei que aumenta a pena para quem incendiar florestas ou outras vegetações. A proposta prevê aumento, dos atuais dois a quatros anos de prisão e multa, para três a seis anos. O texto eleva as penas até mesmo para casos em que não há intenção de provocar o incêndio, de seis meses a um ano de detenção, para um a dois anos. O projeto, que segue para o Senado, também impede que sentenciados por incêndio florestal tenham acesso a subsídios, auxílios financeiros ou doações da administração pública. (g1)

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

RK no Comitê de Imprensa do Senado Federal 2005

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Informações para a coluna:  [email protected]

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas