27 C
Porto Velho
quarta-feira, agosto 13, 2025

Coluna Zona Franca

Fusão PSDB e Podemos 

Pode ser uma imagem de texto que diz "17a CONVENÇÃO NACIONAL DO PSDB 0-0-0-0 5 de junho (quinta-feira) A partir das 8h30 Sede Nacional do PSDB- -Brasília (Semipresencial) Votação sobre a união com o Podemos PSDB"A fusão entre PSDB e Podemos será oficializada em convenção nacional marcada para amanhã, quinta-feira, 5 de junho, na sede do PSDB, em Brasília. O novo partido, que ainda não tem nome definido, não terá candidato à Presidência da República em 2026 — um gesto emblemático que sela o encerramento do projeto nacional tucano iniciado há 30 anos com Fernando Henrique Cardoso.

Fusão PSDB e Podemos  2

O Podemos também caminha para fazer a convenção própria e aprovar a união com o PSDB. Hoje, o PSDB tem três senadores e 13 deputados federais. Já o Podemos tem quatro senadores e 15 deputados federais. Caso a fusão avance, a bancada do novo partido poderá ter sete senadores e 28 deputados federais, se todos os parlamentares que compõem as siglas permaneçam depois da união.

Fusão PSDB e Podemos 3

Em Rondônia, a união desses dois partidos forçará a saída do ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB). Ele é mega adversário do prefeito Léo Moraes (Podemos). A coluna não conseguiu apurar se Hildon Chaves irá pro velório do PSDB. É disso que se trata. O PSDB morreu.

Máximus governador

Tudo indica que o deputado federal Fernando Máximo(União Brasil), será mesmo candidato ao governo de Rondônia, contando com amplo apoio político partidário. Segundo uma fonte, ele teria apoio do governador Marcos Rocha (União Brasil) e do prefeito Léo Moraes (Podemos). Rapaiz…

Máximus X Confúcio

Esta nova configuração política já começa a ganhar espaço nas discussões de bastidores. Se antes o nome forte era o de Marcos Rogério (PL), o senador Confúcio Moura (MDB) possível candidato da centro esquerda, passa a mirar o novo potencial adversário. Eita por cima de eita. As eleições de 2026 prometem muitas emoções.

Gol de placa

Nenhuma descrição de foto disponível.O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, foi para as redes sociais comemorar e desabafar. Depois de anos de espera, ele garantiu duas grandes conquistas aos servidores da Educação e Saúde (ACS e ACE) durante sessão plenária realizada na manhã desta terça-feira (3) na Câmara Municipal de Porto Velho. Foram aprovados por todos os 23 vereadores os Projetos de Lei 1381/25 e 1382/25 que instituem a implementação do Plano de Cargos e Carreira dos servidores da Educação e dos Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate às Endemias (ACE) em Porto Velho.

Gol de placa 2

Autor da matéria, o prefeito Léo Moraes participou da sessão, que contou com a presença de um grande número de servidores, e afirmou que a aprovação dessas pautas é um resultado positivo do diálogo entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo, que estão atuando, unidos, de maneira incansável pelas melhorias aos servidores e a população porto-velhense.

Covarde, fujona

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "LIVE0319 319 319 LIVE ESTOU FUGINDO Roggr.topnoticiass ticiass"Menos de um mês após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) fujiu do país. Segundo Malu Gaspar, a parlamentar está na Flórida, nos EUA, e pretende viajar nos próximos dias para a Itália, onde tem cidadania. A deputada afirmou que irá pedir licença da Câmara dos Deputados e que, assim como seu colega de partido Eduardo Bolsonaro, pretende se tornar uma crítica do Supremo no exterior. (Globo)

Covarde, fujona 2

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "PALTO ALTO EM RISCO DE FUGA"Poucas horas depois de a fuga se tornar pública, a Procuradoria-Geral da República pediu ao STF a prisão preventiva da deputada. Caso o Supremo acolha o pedido da PGR, a Câmara dos Deputados precisará aprovar a ordem de prisão, já que Zambelli ainda exerce mandato parlamentar, mesmo após a condenação. Ontem, ao saber da fuga, o advogado de defesa de Zambelli, Daniel Bialski, decidiu abandonar o caso. (UOL)

Covarde, fujona 3

Pode ser uma imagem de ‎óculos e ‎texto que diz "‎PATRIOTA PATRIOTAFUJONA... FUJONA... EO LANCE DO OFILHO FILHOTEU eυ NÃO FOGE A LUTA?! OBRIGADA PELO PELOPIX, PIX, PESSOAL! 保服脂紅 سص مم‎"‎‎A deputada afirmou que teria recebido informações de que o ministro Alexandre de Moraes  decretaria sua prisão em regime fechado, sem permitir sequer a conversão para prisão domiciliar. Ela também disse estar confiante de que não será deportada da Itália. “Tenho cidadania italiana, eles não podem me deportar”, afirmou. No mundo alucinante dos bolsonaristas é assim. Corruptos são os outros. Golpistas são os outros. Ladrões são os outros. Traficantes são os outros. Quando pegos e condenados, fogem. Covardes. (CNN Brasil)

Marina Silva, mulher evangélica

Na terça-feira (27), Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, compareceu como convidada à Comissão de Infraestrutura do Senado Federal e foi vítima de sexismo. O senador Marcos Rogério (PL-RO), em tom intimidatório, disse:— Me respeite, ministra, se ponha no seu lugar! A ministra é evangélica, vinculada à Assembleia de Deus. O senador Marcos Rogério também é evangélico, membro da Igreja Assembleia de Deus em Ji-Paraná, Rondônia. Essas igrejas se manifestaram? A coluna não viu nada.

Nelson Canedo X fakes news

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, sala de redação e texto que diz "れwじv Nelson Canedo há18 作人た 18 min há ews unk News Ju. Dishon tormati Está Cur..."O advogado Nelson Canedo, de Porto Velho, especialista em legislação eleitoral, alerta sobre o perigo das fakes news na política rondoniense. Canedo publicou um vídeo (abaixo), orientando o eleitor e políticos. As fake news se manifestam de várias formas. Distorções de fatos, boatos e até fraudes intencionais. As notícias falsas podem ter impacto negativo em diversos aspectos, desde investimentos financeiros até processos eleitorais.

Nelson Canedo X fakes news 2

Para além das paixões políticas que permeiam o debate e seus atores principais, o fato é que Brasil já possui uma legislação robusta para combater a disseminação de fake news, inclusive em períodos eleitorais. O Código Eleitoral, por exemplo, prevê no artigo 323 penalidades para quem divulgar fatos inverídicos durante a propaganda eleitoral ou campanha, com detenção de dois meses a um ano ou multa. Além disso, a Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) estabelece multas para quem realizar propaganda eleitoral na internet atribuindo indevidamente sua autoria a terceiros, e prevê detenção para a contratação de pessoas com o objetivo de ofender ou denegrir a imagem de candidatos, partidos ou coligações.

Nelson Canedo sobre fake news

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

RK no Comitê de Imprensa do Senado Federal 2005

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Informações para a coluna:  [email protected]

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas