23 C
Porto Velho
sexta-feira, agosto 8, 2025

Coluna Zona Franca

Roberto Kuppê (*) 

Lula em RO

O destaque de hoje é a visita tão aguardada do presidente Lula. Após visitar o Acre pela manhã, Lula desembarca às 14h em Porto Velho. A comitiva  e composta por quatro ministros. A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que inicialmente participaria da agenda, cancelou a vinda ao estado de última hora. Marina permanecerá em Brasília para acompanhar trâmites relacionados ao Projeto de Lei do Licenciamento Ambiental e outras demandas urgentes da pasta.

Lula em RO 2

Entre os integrantes do primeiro escalão que estarão ao lado do presidente estão Camilo Santana, ministro da Educação; Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Renan Filho, ministro dos Transportes; e Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária. O senador Confúcio Moura (MDB-RO) e a ex-senadora Fátima Cleide (PT) também compõem a comitiva presidencial.

Rocha não vai

O governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), não vai recepcionar o presidente que mais trouxe recursos para o estado. No lugar dele vai o vice-governador Sérgio Gonçalves (União Brasil), para a cerimônia em que o presidente Lula anunciará o maior pacote de obras e investimentos já destinado ao estado. E olha que o partido do governador se chama União Brasil! Rocha é um bolsonarista traído. O ex-presidente o abandonou mas ele continua abanando o rabo para Bolsonaro.

Mancada federal

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto que diz "MAIS DE R$ 1,5 bilhão EM INVESTIMENTOS FEDERAIS PARA RONDÔNIA. E eu estarei lá, junto ao presidente Lula, para acompanhar esse momento histórico. Woura oura confúcio SENADOR"Da bancada federal de 11 membros, apenas o senador Confúcio estará presente. Da Assembleia Legislativa, apenas Cláudia de Jesus (PT). Se fosse Bolsonaro trazendo Cloroquina o evento seria no Estádio Aluízio Ferreira. Demonstrando civilidade e gratidão, o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos), vai estar presente. Afinal, a capital vai ser muito contemplada pelo PAC Seleções.

Eleições 2026

O ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), foi lançado ontem como primeiro pré-candidato ao governo de Rondônia. Com isso, PSDB deu um passo importante para a sobrevivência do partido que estava em vias de extinção. O presidente do PSDB, Marconi Perillo, participou do evento e destacou a grande liderança de HC.

Jesualdo Pires

Pode ser uma imagem de ‎3 pessoas, hospital e ‎texto que diz "‎Visita com carinho ao nosso amigo e ex- ex-prefeito de -ال Paraná, Jesualdo Pires. Eu, Claudia e Marcelo Lucas desejamos uma pronta recuperação! Obrigado pela visita!!‎"‎‎O ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PP), está temporariamente fora de combate. Ele sofreu um incidente (ruptura do tendão de aquiles) mas em breve retorna aos trabalhos. Ele é pré-candidato a deputado federal. Silvia Cristina (PP), pré-candidata ao Senado, fez uma visita ao amigo. Jesualdo Pires obteve quase 200 mil votos para o Senado Federal em 2018. Pires teve um bom mandato na Assembleia e dois muito bem sucedidos como prefeito da segunda maior cidade de Rondônia. Pressionado para concorrer novamente à prefeitura nas duas últimas disputas, ele preferiu ficar alheio à corrida municipal. Agora não tem escapatória. Vai disputar uma das oito vagas de deputado federal, com apoio de Silvia Cristina.

 

Nem a pau, Juvenal

No Senado, a situação foi diferente. Após o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), anunciar que não cederia à pressão dos bolsonaristas, até os senadores que haviam se acorrentado na mesa diretora aceitaram abandonar o protesto. Na manhã desta quinta-feira, em votação simbólica que levou 15 minutos, o Senado aprovou o projeto de lei que amplia a isenção do imposto de renda para quem ganha até dois salários mínimos. Agora, o texto segue para sanção presidencial. Mas o clima ainda é de pressão dos oposicionistas para que Alcolumbre paute o impeachment do ministro do Supremo Alexandre de Moraes e conseguiram colher 41 assinaturas apoiando a ideia. Alcolumbre, no entanto, disse que não há possibilidade de isso acontecer. “Nem com 81 assinaturas vou pautar o impeachment de um ministro do Supremo”, disse. (Metrópoles)

Nikonha

Já o deputado mineiro Nikolas Ferreira (PL) passou a defender o impeachment não só do ministro Alexandre de Moraes, mas também do presidente do Senado. Ao tomar conhecimento da decisão de Alcolumbre de não pautar a expulsão de Moraes do STF, o deputado afirmou que agora “serão dois impeachments”. (Estadão)

Lula e Kassab

Do outro lado da esfera política, o presidente Lula  almoçou com Gilberto Kassab, presidente do PSD e secretário de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, no Palácio do Alvorada, em encontro fora da agenda oficial. Lula disse a Kassab que parlamentares do centrão e da oposição erram ao bloquear a votação de pautas de interesse do governo e apoiarem taxas e sanções impostas por Donald Trump, o que já vem sendo detectado em pesquisas. O almoço aconteceu enquanto Tarcísio visitava Jair Bolsonaro, que está em prisão domiciliar, com autorização do ministro Alexandre de Moraes. Ao receber o convite, Kassab reforçou para a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, que o PSD tem candidato à Presidência da República e que uma aliança com vistas a 2026 não deveria estar em pauta. (Folha)

Coisa de louco

É impressionante o quanto a direita brasileira mudou após a eleição de Bolsonaro em 2018. Antigamente se perdia uma eleição e o derrotado esperava o pleito seguinte. Foi assim com Lula nas quatro vezes que perdeu a eleição para presidente da República. O ex-presidente Bolsonaro não se conformou com a derrota e perpetrou um plano diabólico para continuar no poder. O plano deu errado mas ele continua tentando, agora com apoio de Trump. Pelo andar da carruagem, não vai dar certo de novo.

Veta, Lula 

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "VETA. LULA! PL DA DEVASTAÇÃO NÃO!"O presidente Lula deve vetar parcialmente o projeto que cria novas leis ambientais. Os pontos a serem vetados foram debatidos em reunião com ministros, incluindo Marina Silva (Meio Ambiente) e Rui Costa (Casa Civil). São dois os pontos mais sensíveis ao governo: a mudança das atribuições do Ibama e do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e a nacionalização da licença autodeclaratória. (UOL)

Veta, Lula 2

Dados do sistema Deter divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente mostram que o acumulado de alertas de desmatamento na Amazônia Legal teve aumento de 4% de agosto de 2024 a julho de 2025. A pasta afirma que o crescimento tem relação com mais áreas destruídas por incêndios no período em função das mudanças climáticas. Já no Cerrado houve uma queda de 20%. Destaque para o Pantanal, que teve redução de 72% no desmatamento e queda de 9% nos focos de incêndio. (g1)

O Agente Secreto

Lula celebra o cinema nacional no AlvoradaO presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta quinta-feira (7), membros da equipe e elenco do filme O Agente Secreto, em sessão especial no Palácio da Alvorada. É a primeira exibição do filme no Brasil, que teve sua estreia mundial no 78º Festival de Cannes, na França, em maio, quando recebeu aplausos do público por aproximadamente 15 minutos. O diretor Kleber Mendonça Filho e o ator Wagner Moura, protagonista do filme, foram premiados em Cannes por melhor direção e melhor ator, respectivamente. A produção também concorreu à Palma de Ouro, principal prêmio do evento, mas quem levou foi o longa Um simples Acidente, do cineasta dissidente iraniano Jafar Panahi. Mendonça afirmou que a exibição do filme no palácio presidencial mostra o respeito do atual governo pela cultura do país.

O Agente Secreto 2

O presidente Lula já chorou muitas vezes em público, seja ao relembrar sua trajetória de vida ou ao se comover com a dor alheia. Mas, mesmo nos momentos mais difíceis, sempre conteve as lágrimas e seguiu falando, com a voz embargada. Ontem, no entanto, ao receber a equipe do filme O agente secreto no Palácio da Alvorada, ao mencionar a fome no mundo e o assassinato de crianças em Gaza, Lula não conseguiu conter o choro. Desabou num pranto que lhe tirou a voz e arrancou soluços. Políticos geralmente não choram — não por serem fortes, mas por muitas vezes terem perdido a sensibilidade e a empatia. Lula, depois de se engasgar, concluiu sua fala:

 — Agora chegaram à cretinice de distribuir água e alimento para as crianças e de matá-las antes que peguem a comida. Então, a cultura é temida porque ela traz consciência política, não nos deixa ser submissos, nos faz revolucionários. Não para pegar em armas, mas revolucionários no comportamento e nas ideias.

Estreia nacional no Alvorada

O agente secreto, longa-metragem que conquistou o prêmio de melhor filme na mostra Un Certain Regard, no Festival de Cannes, para o diretor Kleber Mendonça Filho, e o de melhor ator para Wagner Moura, foi exibido pela primeira vez no Brasil no chamado “cineminha do Alvorada”. Antes da sessão, Lula, Janja e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, recepcionaram no jardim do palácio, em um tapete vermelho sob as colunas iluminadas, o diretor Kleber, o ator Wagner Moura e toda a equipe do filme. Jornalistas e convidados acompanharam a apresentação da Orquestra Popular do Recife, que também se exibiu em Cannes.

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político,  com informações do Canal Meio

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Informações para a coluna:  [email protected]

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas