24 C
Porto Velho
terça-feira, agosto 12, 2025

Coluna Zona Franca

Eleições 2026

A 14 meses das eleições gerais, em Rondônia já dá para enxergar, ainda que embaçados, dois nomes proeminentes. O primeiro, claro, senador Confúcio Moura (MDB-RO), e o segundo, deputado federal Fernando Máximo (União Brasil). O primeiro apoiado por Lula e o segundo, pelo moribundo Jair Bolsonaro. É evidente que a disputa será acirradissima. Mesmo atrás das grades, Bolsonaro ainda exercerá influência sobre o eleitorado dele que em Rondônia se sobressai. Mas Confúcio Moura deverá imprimir um ritmo acelerado quando a campanha começar. Ele vai contar com pelo menos oito partidos do bloco Caminhada Esperança.

Eleições 2026 2

Em segundo plano a coluna destaca os nomes do ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) e do vice-governador Sérgio Gonçalves (União Brasil). Ambos sem padrinhos presidenciais. É evidente que os dois terão que gastar muita sola de sapato.

Cláudia de Jesus no Senado?

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e sorrindoNesse cenário, a centro esquerda perderia seu único senador (Confúcio Moura). Dois nomes do campo da direita despontam: Marcos Rogério (PL) e Silvia Cristina (PP). A menos que a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) se sacrifique e dispute o Senado Federal. A coluna a vê com muita chance, além da reeleição para a Assembleia Legislativa.

Cláudia de Jesus no Senado? 2

Durante a estada de Lula em Porto Velho, a deputada foi a que mais mostrou intimidade com o presidente. Também pudera, Lula anunciou um robusto pacote de investimentos federais estratégicos para impulsionar o desenvolvimento do estado com foco em educação, saúde, infraestrutura, meio ambiente e inclusão social. O destaque foi a assinatura da ordem de serviço para implantação da ponte binacional sobre o rio Mamoré, que vai ligar Guajará-Mirim (RO) a Guayaramerín (Bolívia). Investimento de R$ 421 milhões pelo Novo PAC, além do primeiro Hospital Universitário do estado.

Fora do Senado

Governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), faltou com a verdade

O governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), vai ter que suar muito para se eleger senador da República, como seus antecessores (Raupp, Bianco, Ivo Cassol e Confúcio Moura). Além de não ter ido receber de Lula o anúncio de obras no estado, a assessoria de comunicação dele sequer mencionou o evento no site da SECOM. Nenhuma notícia. Ignorou totalmente o evento. Igualmente fez o prefeito de Guajara-Mirim, Fábio Netinho (PP).

Caminhada Esperança

A próxima etapa do Caminhada Esperança será no dia 16 de agosto, em Ariquemes.  O evento de lançamento terá a participação dos nove municípios e dos oito partidos que compõem o movimento (há grande chance de, em breve, o Cidadania ingressar no movimento). Criado para ser o catalisador suprapartidário dos ideais progressistas no estado de Rondônia, o movimento Caminhada Esperança, que reúne o MDB, PT, PSOL, PC do B, Partido Verde, PSB, PDT e Rede foi lançado no dia 30 de maio em Porto Velho. Sob as lideranças do senador Confúcio Moura (MDB) e o ex-senador Acir Gurgaz (PDT), o movimento busca formular políticas de desenvolvimento inclusivo, garantias de direitos, sustentabilidade e melhoria na gestão pública.

Xi e Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou com Xi Jinping, o presidente da China, por cerca de 1 hora na manhã desta terça-feira. A imprensa chinesa relata que, durante a conversa, Xi assegurou a Lula que “a China está pronta para trabalhar com o Brasil para estabelecer um exemplo de unidade e autossuficiência entre os principais países do Sul Global”. O líder chinês ainda deu seu apoio ao “povo brasileiro na defesa de sua soberania nacional” e acrescentou que os países do Brics devem “defender, juntos, as normas básicas que regem as relações internacionais e proteger os direitos e interesses legítimos dos países em desenvolvimento”. O telefonema aconteceu a pedido de Lula. No comunicado brasileiro, foi informado também que China e Brasil “comprometeram-se a ampliar o escopo da cooperação para setores como saúde, petróleo e gás, economia digital e satélites”. A ligação ocorre depois de Lula ter conversado, na semana passada, com Vladimir Putin, presidente da Rússia, e Narendra Modi, da Índia, e em meio ao tarifaço imposto por Donald Trump, que acusa o Brics de ser “anti-Estados Unidos”. No entanto, no caso chinês, Trump prorrogou a trégua tarifária por mais 90 dias. (Folha)

Reunião cancelada

Já no caso brasileiro, a primeira reunião de alto nível para discutir o tarifaço foi cancelada por conta da ofensiva do lobby encabeçado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) junto ao governo de Donald Trump. Foi o que disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista à GloboNews. Marcado para amanhã, o encontro virtual reuniria, pela primeira vez, Haddad e o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, que chegou a mandar link da reunião. “A militância antidiplomática dessas forças de extrema direita que atuam junto à Casa Branca tomou conhecimento da minha fala, porque eu dei a público que ia me reunir com o Bessent na quarta-feira, e agiram junto a alguns assessores do presidente Trump”. Eduardo Bolsonaro afirmou que não teve culpa pelo cancelamento e disse que o ministro da Fazenda “prefere culpar terceiros por sua incompetência”. (GloboNews e Folha)

Reunião cancelada 2

Haddad também criticou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, por acreditar que o presidente Lula resolveria a crise do tarifaço fazendo uma ligação direta para Trump. “Ele está sendo um pouco ingênuo”, disse o ministro da Fazenda na mesma entrevista. “Talvez [ele seja] uma pessoa que ainda não tem traquejo nas Relações Internacionais.” Tarcísio rebateu as críticas e afirmou que cabe a Haddad “falar menos e trabalhar mais”. (CNN Brasil)

Exportadores afetados pelo tarifaço

O ministro da Fazenda ainda afirmou que a medida provisória que o governo prepara para ajudar os exportadores afetados pelo tarifaço americano vai atuar em três frentes: financiamentos, incentivos tributários e ajustes nas compras governamentais. Haddad disse que o texto também trará reformas estruturais para ampliar o alcance dos instrumentos de apoio à exportação. A proposta está programada para ser apresentada pelo presidente Lula nesta terça-feira. (Globo)

Novas sanções contra o Brasil

Dos Estados Unidos, Eduardo Bolsonaro mandou um recado para o governo brasileiro por meio do jornal britânico Financial Times. Em entrevista à publicação, Eduardo afirmou que o governo americano planeja novas sanções contra o Brasil. “Sei que [Trump] tem uma série de possibilidades em sua mesa, desde sancionar mais autoridades brasileiras até uma nova onda de retiradas de vistos, até questões tarifárias”, disse o deputado. (Financial Times)

Novas sanções contra o Brasil 2

A atuação de Eduardo Bolsonaro tem angariado críticas no meio político brasileiro. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), um dos ameaçados de ser enquadrado na Lei Magnitsky, afirmou que o Conselho de Ética da Casa vai analisar a atuação do parlamentar nos Estados Unidos. O presidente do PSD, Gilberto Kassab, disse que a postura de Eduardo é “totalmente inadequada”. (Estadão)

Força-tarefa

O governo brasileiro montou uma força-tarefa para contestar formalmente o tarifaço americano nos Estados Unidos. Além de uma série de servidores experientes em negociações comerciais, a equipe conta com o apoio de um escritório americano de advocacia. De acordo com o Itamaraty, o escritório Baker McKenzie foi contratado para agir em nome do Brasil. O primeiro documento oficial deve ser entregue ao Escritório do Representante de Comércio dos EUA no dia 18 de agosto. (Valor)

Direitos humanos

Um relatório anual sobre direitos humanos do Departamento de Estado dos EUA deve ser transmitido ao Congresso americano hoje e, segundo o Washington Post, o documento vai ter como alvos o governo da África do Sul, por alegados maus-tratos aos africâneres brancos, e o governo brasileiro por sua suposta perseguição a Jair Bolsonaro. O texto cita especificamente Alexandre de Moraes, afirmando que ele “ordenou pessoalmente a suspensão de mais de 100 perfis de usuários na plataforma de mídia social X (antigo Twitter)” de uma forma que impactou os apoiadores de Bolsonaro na extrema direita. (Washington Post)

Felca X Hytalo Santos

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e barbaApós a repercussão de um vídeo em que o youtuber e humorista Felca denuncia o influenciador Hytalo Santos por exploração de menores, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que vai pautar projetos de lei sobre proteção de crianças nas redes sociais nesta semana. Apenas nesta segunda-feira, foram protocolados sete projetos que tratam de temas como criminalização da “adultização” de crianças e medidas preventivas contra exploração e sexualização de menores nas plataformas. (g1 e Globo)

Felca X Hytalo Santos 2

Há tempos o governo tenta pautar projetos nesse sentido mas havia resistência da direita que falava em censura às redes sociais. Agora, politicos de direita, de esquerda e do Centrão se uniram nos últimos dias, após Felca publicar um vídeo com denúncias sobre a exploração de menores na internet.

                                          O É da Coisa

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto que diz "ÁDIO BAND NEWS TV REINALDO AZEVEDO ENTREVISTA PRESIDENTE LULA NO "OÉDA NO"OEDACOISA" DA COISA" TERCA-FEIRA (12) AS 18H M"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dará uma entrevista exclusiva ao âncora Reinaldo Azevedo, no O É da Coisa, na BandNews FM e na BandNews TV, hoje, terça-feira (12), a partir das 18h. Em pauta, as relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, a escalada de ameaças contra ministros do Supremo Tribunal Federal, e iniciativas prioritárias do governo federal neste segundo semestre. Essa é a terceira entrevista do president Lula ao O É da Coisa. Antes, já havia sido entrevistado em abril de 2021 e, depois de ser eleito presidente, em março de 2023.

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político,  com informações do Canal Meio

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Informações para a coluna:  [email protected]

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas