25.2 C
Porto Velho
segunda-feira, outubro 13, 2025

Coluna Zona Franca

Homenagens merecidas

Duas personagens icônicas de Porto Velho, cada uma em suas respectivas áreas, foram homenageadas semana passada. A Câmara Municipal de Porto Velho entregou o Título de Cidadão Honorário ao senhor Ivo Scherer e o Voto de Louvor ao professor João Paulo Viana, reconhecendo suas contribuições para o desenvolvimento social e acadêmico da nossa capital. “Uma honra ser homenageado pelo vereador Gedeão Negreiros, presidente da CMPV, juntamente com um dos mais notáveis homens públicos do nosso estado, o constitucionalista e ex-Procurador Geral de Justiça do MP-RO, Prof. Dr. Ivo Scherer“, disse JP Viana.

Hospital da Católica

A coluna traz uma informação importante para o setor de saúde da capital do estado de Rondônia. Segundo informações, Porto Velho vai ganhar um hospital de ponta, aos moldes do Sírio Libanês e Einstein de São Paulo. Trata-se de uma iniciativa da Faculdade Católica de Porto Velho, sob o comando do CEO Pedro Abib, que vai transformar o antigo hotel Vila Rica em um hospital de referência. O lançamento será nesta quinta-feira, 16.

Sucessão estadual

As eleições de outubro de 2026 se aproximam e dois nomes se destacam como favoritos. O senador Confúcio Moura (MDB) e o deputado federal Fernando Máximo (UPr) são, de longe, os nomes que se consolidam pela sucessão estadual.

Ponte binacional

Pode ser uma imagem de texto que diz "Palestrantes confirmados Dr. Miguel Souza Impactos econômicos da obra DNIT Detalhes técnicos e estruturais do projeto Consórcio Construtor Cronograma, vagas de emprego e contratação de mão de obra Temas: Geração de empregos Exportação e importação Rotas de integração Estrutura da ponte e alfândegas"Falando em Confúcio Moura, as atenções estão direcionadas para Guajara-Mirim nesta sexta-feira, 17. Será o ponto de partida para a concretização do sonho de mais de um século, a construção da ponte binacional entre Brasil e Bolívia. Um marco histórico que só será alcançado graças ao governo Lula, com empenho pessoal do senador Confúcio Moura.

Ponte binacional 2

O empreendimento, que deve ser entregue em até três anos, receberá um aporte de R$421,398 milhões do Governo Federal e irá beneficiar cerca de 180 mil pessoas na fronteira Brasil-Bolívia. A estimativa considera não apenas os moradores dos municípios diretamente ligados pela travessia, mas também populações de distritos vizinhos, trabalhadores em circulação e áreas conectadas pelas BRs 425 e 421.

Despreparada

No tocante à infraestrutura hoteleira e habitacional Guajara-Mirim não está preparada para receber o grande fluxo de pessoas que aportarão na região por conta da construção da ponte binacional. Mas ainda dá tempo para corrigir.

Hamas liberta reféns

Pouco mais de dois anos depois dos atentados de 7 de outubro de 2023, o grupo terrorista Hamas não mantém mais qualquer refém israelense na Faixa de Gaza, com a libertação nesta madrugada dos 20 cativos que ainda estavam vivos. Os corpos dos 28 israelenses que morreram no cativeiro devem ser entregues ainda nesta segunda-feira. Os reféns vivos foram entregues à Cruz Vermelha em dois grupos de sete e 13 pessoas e repassados às Forças Armadas de Israel. As primeiras imagens dos libertos conversando por celular com suas famílias emocionaram o país. Em contrapartida, 1.300 palestinos dever deixar nesta segunda-feira prisões israelenses, entre eles 250 militantes do Hamas na Cisjordânia, mas pelo menos sete destes devem ser deportados. A libertação dos reféns e o repatriamento dos corpos são resultado do acordo de cessar-fogo imposto pelo presidente dos Estados Unidos na semana passada e aprovado tanto pelo Hamas quanto pelo Knesset, Parlamento de Israel. (Times of Israel)

Trump em Israel

Ao mesmo tempo em que os reféns eram libertados, Trump desembarcou em Israel com uma recepção de herói nacional tanto por parte de autoridades quanto de manifestantes nas ruas. Ao chegar ao Knesset, onde discursou, o presidente escreveu uma mensagem no livro de visitas dizendo: “Esta é minha grande honra — um grande e belo dia. Um novo começo”. Ele também afirmou aos jornalistas que a guerra em Gaza estava “oficialmente encerrada”, uma posição que não é compartilhada pelo primeiro-ministro israelenses, Benjamin Netanyahu. Trump segue hoje ainda para o Egito, onde participa de uma conferência de paz. (CNN)

A batalha para Netanyahu

A volta dos reféns e o provável fim da guerra na Faixa de Gaza dá início a uma nova batalha para Netanyahu: o controle da narrativa sobre os atentados de 7 de outubro, o conflito no território palestino e seu encerramento. Em luta permanente pela própria sobrevivência política, o premiê deve tentar se eximir da responsabilidade pelos ataques do Hamas e reivindicar vitória no conflito, mesmo com o plano e paz tendo sido obra (e pressão) de Trump. (Haaretz)

Jorge Messias favorito

Anunciada na quinta-feira, a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso antecipar uma aposentadoria abriu uma guerra pela vaga na Corte. A cúpula do Judiciário vê o advogado-geral da União, Jorge Messias, como favorito, por conta de sua proximidade com o presidente Lula. No Senado, onde a indicação tem de ser aprovada, porém, a preferência recai sobre o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Enquanto isso, setores da sociedade querem que Lula use a oportunidade para aumentar a representatividade no Supremo. O presidente da OAB-SP, Leonardo Sica, defendeu a indicação de uma mulher — desde a aposentadoria de Rosa Weber, em setembro de 2023, Cármen Lúcia é a única representante feminina no tribunal. (Folha)

Jorge Messias favorito 2

E os bolsonaristas já traçam estratégias para tentar barrar a eventual indicação de Messias, conta Malu Gaspar. Uma delas é bombardear as redes com o áudio em que a ex-presidente Dilma Rousseff dizia que “Bessias” iria levar a Lula sua nomeação para um ministério, a fim de evitar sua prisão. A medida foi barrada na época pelo ministro do STF Gilmar Mendes. (Globo)

Lula em Roma

Lula e o Papa Leão XIV

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como “excelente” a audiência com o papa Leão XIV, realizada nesta segunda-feira (13) no Vaticano. Ao lado da primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, Lula destacou que a reunião abordou religião, fé, Brasil e os grandes desafios globais. “Eu e a Janja tivemos um excelente encontro com sua Santidade, o papa Leão XIV, no Vaticano. Conversamos sobre religião, fé, o Brasil e os imensos desafios que temos que enfrentar no mundo”, afirmou o presidente em declaração pública sobre a visita.

Lula em Roma 2

Lula aproveitou o encontro para parabenizar o pontífice pela publicação da Exortação Apostólica Dilexi Te. Segundo ele, o texto reafirma a mensagem de que a fé não pode ser separada do compromisso com os mais pobres.“Parabenizei o Santo Padre pela Exortação Apostólica Dilexi Te e a sua mensagem de que não podemos separar a fé do amor pelos mais pobres. Disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos”, declarou.

Lula em Roma 3

A comitiva do presidente conta com os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), além de auxiliares. (g1)

Brasil fora do Mapa da Fome

Na audiência, Lula mencionou sua participação no Fórum Mundial da Alimentação da FAO, realizado em Roma, e ressaltou os resultados recentes do país no combate à fome. “Falei ao Papa sobre minha participação hoje no encontro da FAO e como em dois anos e meio tiramos pela segunda vez o Brasil do Mapa da Fome. E, agora, estamos levando este debate para o mundo por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, afirmou.

Segurança alimentar

O percentual de famílias que vivem com insegurança alimentar grave caiu de 27,6% em 2023 para 24,2% no ano passado, com a saída de 2,2 milhões de lares dessa condição. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgados na sexta-feira pelo IBGE. Também aumentou a proporção de domicílios em segurança alimentar de 72,4% para 75,8% no mesmo período. Em que pese a fome ter diminuído, 18,9 milhões de famílias ainda enfrentam algum grau de insegurança alimentar, com Norte (37,7%) e Nordeste (34,8%) entre as regiões mais afetadas. (IBGE)

 ECA Digital

O governo Lula dará na próxima semana o primeiro passo para definir como será feita a verificação de idade na internet, um dos pontos centrais do ECA Digital. A lei obriga plataformas a criarem mecanismos para proteger crianças e adolescentes, impedindo o acesso a conteúdo impróprio. O Ministério da Justiça vai abrir consulta pública com três métodos propostos: o uso de documento digital, carteira de identidade digital e provas de conhecimento zero, modelo criptográfico que confirma a idade sem revelar dados pessoais. A verificação etária será obrigatória em todos os serviços digitais, do YouTube ao OnlyFans, mas precisa respeitar a Lei Geral de Proteção de Dados. (UOL)

 

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político,  com informações do Canal Meio

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Informações para a coluna:  [email protected]

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas