26 C
Porto Velho
terça-feira, novembro 25, 2025

Coluna Zona Franca

Por Roberto Kuppê (*)

Congresso nocivo

É isso mesmo. Esse é o pior Congresso Nacional que já foi eleito, segundo Lula. Neste momento os presidentes da Câmara e Senado estão criando uma falsa crise para inviabilizarem a reeleição de Lula. Pelo voto nas urnas eles perdem. A ordem é tirar Lula do pareo como em 2018. Vão fazer de tudo. Danem-se a economia, danem-se o povo, danem-se a democracia. O motivo é simples: o governo Lula está desarticulando, através da PF, as verdadeiras quadrilhas que estão roubando recursos públicos, atingindo o andar de cima.

Congresso nocivo 2

A direita (torta) quer voltar a ocupar o Palácio do Planalto para assim, comandar e se apossar dos orçamentos públicos.

Nada bem

Advogado-geral da União, Jorge Messias, divulga comunicado oficial direcionado ao presidente do Senado, Davi AlcolumbreMesmo com a prisão de Bolsonaro, a semana não começou nada bem para o governo no Congresso. No Senado, a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar a vaga aberta no STF não foi bem recebida. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), respondeu com frieza à carta publicada por Messias com elogios ao senador. Segundo Alcolumbre, o Senado cumprirá sua missão e votará a indicação “no momento oportuno”. Mais tarde, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), reconheceu que há muita tensão na Casa e que a votação sobre o nome do AGU para o STF pode ficar apenas para o ano que vem. (g1)

Nada bem 2

Já na Câmara, azedou de vez a relação entre o líder do PT, deputado Lindbergh Farias, e o presidente da Casa, Hugo Motta. Motta afirmou não querer “nenhum tipo de relação” com Lindbergh, que, segundo ele, age como se fosse líder do governo. Farias rebateu chamando Motta de “imaturo”. (CNN Brasil)

Pauta bomba

O Senado deve votar nesta terça-feira (25) a pauta-bomba que institui aposentadoria integral e paritária para agentes comunitários de saúde (ACSs) e agentes de combate às endemias (ACEs). O texto, que gera forte preocupação fiscal no governo, ainda precisará passar pela Câmara dos Deputados caso seja aprovado no plenário.

Pauta bomba 2

O custo estimado da proposta é de R$ 40 bilhões nos próximos dez anos. O governo Lula avalia que a medida pressiona as contas públicas, mas não conseguiu impedir que a proposta fosse incluída na pauta. Agora, a coalizão governista tenta convencer senadores a rejeitar o texto.

Pauta bomba 3

Desse total projetado, 63% recaem sobre as contas dos municípios e 37% sobre a Previdência Social. O cálculo parte do universo de 366.612 agentes comunitários em atividade no país. A previsão de aumento de gastos para a União leva em consideração que cerca de 3,4 mil municípios não possuem regimes próprios de previdência e, por isso, dependem do INSS. O impacto pode ser ainda maior, já que a projeção não inclui o risco de a Justiça estender as novas regras para outras categorias de trabalhadores, amparada pelo princípio da isonomia.

Pauta bomba 4

O Projeto de Lei Complementar (PLP) já avançou na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), decidiu pautá-lo duas horas após a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal, movimento que surpreendeu o Ministério da Fazenda.

Bolsonaro preso

Os argumentos de que o ex-presidente Jair Bolsonaro tentou retirar a tornozeleira eletrônica por conta de um surto causado por medicamentos não convenceram a Primeira Turma do STF. Por unanimidade os ministros confirmaram a decisão de Alexandre de Moraes de prender Bolsonaro preventivamente. Com isso, os bolsonaristas decidiram ir para o tudo ou nada no Congresso. A estratégia foi definida em uma reunião entre Michelle Bolsonaro e os filhos do ex-presidente: os vereadores Carlos (Republicanos-RJ), Jair Renan (PL-SC) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), além do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e parlamentares do partido. Flávio afirmou que a prioridade absoluta agora é fazer o projeto avançar na Câmara. Segundo ele, a oposição só trabalha com a aprovação da anistia e não aceitará negociar dosimetria das penas. “Nosso compromisso é com a anistia. O texto final vai a voto”, disse. (Folha)

Carluxo

Em entrevista a Giullia Chechia, Carlos Bolsonaro reafirmou a tese de que seu pai sofreu um surto ao tentar violar a tornozeleira eletrônica. “Vocês mesmo da imprensa disseram que o presidente Bolsonaro não estava numa situação normal. Se ele realmente quisesse fugir, iria na correia [da tornozeleira], não na caixa”, disse. (Instagram)

Estratégia arriscada

Já a defesa de Bolsonaro partiu para uma estratégia arriscada, como conta Fausto Macedo. Os advogados não apresentaram novos embargos de declaração, que discutem pontos do acórdão e cujo prazo terminava à meia-noite de ontem. Em vez disso, devem entrar com embargos infringentes, que questionam a própria condenação. O problema é que a jurisprudência do STF é de não aceitar esse tipo de recurso, o que permitiria a declaração de trânsito em julgado ainda hoje e a transformação da prisão preventiva em definitiva. (Estadão)

Sol no pátio

No terceiro dia preso na Superintendência da PF em Brasília, Jair Bolsonaro parece começar a criar uma rotina. Na manhã desta segunda-feira, ele tomou sol no pátio interno, de bermuda e chinelo, sob supervisão de um policial. Chegou a conversar com o agente até a chuva encerrar o momento. Bolsonaro tem recusado as refeições da PF e adotado um cardápio mais leve, com alimentos trazidos por familiares. (Globo)

Bolsonarismo acabando 

“As coisas que aconteceram nos últimos três dias abrem uma janela imensa para compreendermos o fenômeno do bolsonarismo. E essa compreensão põe no centro do palco a pergunta mais importante que temos para fazer: o bolsonarismo está acabando de vez?”. (Pedro Doria-Meio)

Hospital Pequeno Príncipe

Você pode transformar parte do seu Imposto de Renda em investimento na saúde de crianças e adolescentes. No Brasil, o potencial de doação passa de R$14 bilhões, mas apenas 2,43% desse valor chega a instituições filantrópicas, em grande parte por desconhecimento. O Hospital Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico do país, filantrópico e com 74% dos internamentos destinados a pacientes do SUS, depende do apoio da sociedade por meio da doação do Imposto de Renda para seguir salvando vidas. Até 26 de dezembro, quem declara o IR pelo formulário completo pode destinar até 6% do imposto devido aos projetos sociais do Pequeno Príncipe, sem custos. Se você tiver imposto a pagar, o valor será abatido do total a ser pago. Se tiver imposto a restituir, o valor será somado à sua restituição. No site da campanha, é possível calcular quanto doar, solicitar o boleto, conferir o passo a passo e tirar dúvidas diretamente com a equipe pelo WhatsApp. Sua doação ajuda a transformar a vida de milhares de crianças e adolescentes.

Enem 2025

O presidente do Inep, Manuel Palácios, afirmou que não há “qualquer risco técnico” de fraude no Enem 2025, mesmo após a PF abrir investigação sobre o vazamento de itens de pré-testes. Segundo ele, o caso envolvendo o estudante Edcley Teixeira “não prejudicou os candidatos” e não ofereceu vantagem a ninguém. Apesar disso, o Inep pediu a apuração à PF por suspeitar de um “esforço concertado” para prejudicar o exame. A polícia fez busca na casa de Edcley, no Ceará, e apreendeu computadores, celulares e documentos. Especialistas apontam fragilidades no Banco Nacional de Itens, que tem volume insuficiente de questões. Para a ex-presidente do Inep, Maria Helena Castro, um banco maior reduziria a necessidade de pré-testes anuais. Palácios disse que mudanças no Enem serão feitas com cautela. O ministro Camilo Santana reforçou que o exame está mantido, com gabaritos divulgados e resultado previsto para janeiro de 2026. (g1)

Pilantragem

Após Eduardo Bolsonaro (PL-SP) exercer o mandato nos Estados Unidos, agora é o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) quem está atuando naquele país sob autorização do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (União Brasil-PB). O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) também ia fugir. Os Estados Unidos estão virando refúgio para bandidos.

 Bolsonaro já pode cumprir pena

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, já está autorizado a determinar o início do cumprimento da pena de 27 anos e 3 meses de prisão imposta ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado por liderar a tentativa de golpe de Estado em 2022. A informação foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, que relata que o trânsito em julgado pode ocorrer a qualquer momento, após o encerramento do prazo para novos recursos das defesas e a confirmação unânime da prisão preventiva pela Primeira Turma do STF. (Brasil 247)

Caminhada Esperança se prepara para 2026

Após percorrer todas as regiões (a última será o Cone Sul, no próximo dia 13 de dezembro) e arrebatar multidões para debater os problemas do estado, os partidos que integram o Movimento Caminhada Esperança se organizam para começar forte o ano de 2026. Para isso, o domínio de ferramentas digitais e o conhecimento de estratégias eleitorais são pressupostos importantes.

Caminhada Esperança se prepara para 2026-2

 Para isso, a Fundação Ulysses Guimarães – FUG-RO (MDB) e a Fundação Alberto Pasqualini – FAP (PDT) realizarão no próximo sábado, dia 29, em Porto Velho, e no dia 30, em Ji-Paraná, oficinas de capacitação sobre marketing digital e estratégias eleitorais, sob o comando de Paulo Loiola, estrategista político e sócio fundador da BaseLab, agência de marketing político com foco em lideranças e projetos para o campo progressista. Nome reconhecido no meio políticos e autor do livro “O algoritmo do poder: como o digital reprogramou a política“, Loiola e sua agencia tem atuado junto aos maiores partidos do País e formulado projetos e estratégias exitosas, com foco no centro e na esquerda.

Caminhada Esperança se prepara para 2026-3

Destinada aos responsáveis pela área de comunicação dos nove partidos que compõem o Movimento Caminhada Esperança, o conteúdo da oficina vai priorizar o papel da internet, das redes sociais e da inteligência artificial nos processos eleitorais e como as campanhas podem potencializar as ferramentas digitais disponíveis.

Caminhada Esperança se prepara para 2026-4

Realizados em Porto Velho e Ji-Paraná, os eventos ocorrerão no auditório do MDB, sito à Rua Elias Gorayeb, 3.298, Liberdade, em Porto Velho, e no auditório da Eucatur, em Ji-Paraná, ambos com início às 8h. Cada um dos nove partidos do Caminhada Esperança poderá indicar cinco nomes para participar em cada uma das oficinas.

Mensagens e vídeos parRKTV

Enviem vídeos de qualquer parte do Brasil e do mundo. Contem suas histórias, suas denúncias, que serão publicadas. Mande para [email protected]

Em breve, com aplicativo que dará acesso às smart tv, quando estará disponível gratuitamente em todos os lares brasileiros. Assista aqui.

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político,  com informações do Canal Meio

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Informações para a coluna:  [email protected]

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas