Por Roberto Kuppê (*)
É dezembro
Estamos a 24 dias para o Natal e 30 para o ano de 2026. Passou voando. A política foi marcada pelo julgamento dos golpistas de 8 de janeiro de 2023, culminando com a condenação e prisão do ex-presidente Bolsonaro e de sua trupe. Ainda em dezembro o Congresso Nacional votará projetos importantes para o país como a PEC da Segurança, além do orçamento de 2026. Paralelo à isso, deputados bolsonaristas vão tentar impor o projeto de anistia geral e ampla para os golpistas.
O Natal de Porto Velho
Neste ano, o Natal em Porto Velho (RO) será um dos mais belos e cheio de novidades. Até uma pista de patinação no gelo foi inaugurada no último sábado pelo prefeito Léo Moraes (Podemos). Instalada no Parque da Cidade e integrada à programação do Natal Porto Velho Luz, a atração atraiu famílias no fim da tarde e transformou o local em um cenário incomum para uma cidade onde as temperaturas dificilmente caem. Uma gigantesca árvore de Natal foi fincada no Parque Municipal que está lindamente ornamentado.
Euma em Brasília
Quem vai mudar de mala e cuia para Brasília será a ex-candidata a prefeita de Porto Velho, Euma Tourinho (Podemos). Ela foi nomeada representante/superintendente da Prefeitura de Porto Velho na capital federal, a exemplo do que tem o governo de Rondônia e a Assembleia Legislativa. Pelo andar da carruagem ela não será candidata a nada em 2026, pois já teria que deixar o cargo em abril.
Euma em Brasília 2
Após uma eleição catastrófica em 2024 onde Euma pretendia se tornar prefeita da capital rondoniense (se aposentou do cargo de juíza do Tribunal de Justiça de Rondônia), a ex-juíza não conseguiu vender a imagem de “xerife” como Hildon Chaves tinha conseguido em 2016 e naufragou na sua aventura política. Conseguiu a proeza de perder para Celio Lopes e quase empatar com o desconhecido Benedito Alves. Durante o 2º turno das eleições em 2024, Euma declarou apoio a Léo Moraes.
O mundo capota
Ironias do destino. O “atleta” Jair Bolsonaro está provando do próprio veneno. É a favor de tortura e agora alega estar sendo torturado. É contra a saidinha de presos e agora não vai poder sair para passar o Natal com a família. Debochou de quem chorou a morte de entes queridos na pandemia e agora chora na cela de luxo na PF.
Direita muito torta
Não dá pra entender. “Derrete” vai à Brasília e aprova projeto que endurece penas para bandidos. Mas aí, Tarcísio de Freitas propõe reduzir as penas dos golpistas de 8 de janeiro de 2023, sobretudo a de Bolsonaro. Até anistiar, se for possível. Essa direita brasileira é muito torta. Para ricos, prisão tipo resort ou liberdade como a do dono do banco Master. Já para pobre e negros, prisão e exposição nas páginas policiais.
Governo x Alcolumbre
O Palácio do Planalto corre para tentar botar água na fervura da crise com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que já resultou, por exemplo, na derrubada dos vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao PL do licenciamento ambiental. Neste domingo, o senador divulgou uma nota criticando a demora no envio pelo Executivo da mensagem oficial de Lula indicando o advogado-geral da União, Jorge Messias, a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). No texto, além de alegar “perplexidade” com o atraso, ele acusa “setores do Executivo” de tentarem criar a impressão de que as divergências entre os poderes são resolvidas “por ajustes fisiológicos” — uma referência à notícia de que ele teria exigido a presidência do Banco do Brasil para apoiar Messias. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, negou a barganha de cargos e disse ter “o mais alto respeito e reconhecimento” pelo presidente do Senado. Alcolumbre queria o posto para seu antecessor e aliado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e não escondeu a irritação ao ser contrariado. Sem assumir a retaliação, ele marcou a sabatina de Messias na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para o próximo dia 10, o que desagradou o Planalto diante do pouco tempo para campanha junto aos senadores. O atraso no envio dos documentos seria uma forma de protelar a sabatina. (Globo)
Governo x Alcolumbre 2
Com pouco tempo ou não, Messias está em campanha e, segundo levantamento do Poder360, ainda precisa conquistar mais três votos na CCJ, além dos 11 já prometidos, para ter a indicação aprovada. Dos demais integrantes da comissão, sete anunciaram voto contrário, três não responderam e seis não quiseram antecipar seu posicionamento. São necessários 14 votos (50%+1) na CCJ para que a indicação seja levada ao Plenário. (Poder360)- Charge do Spacca
Relação conflituosa
A indicação de Messias e a consequente reação de Alcolumbre são apenas os últimos elementos de uma relação conflituosa envolvendo os três poderes. Mas o rompimento entre o governo e o presidente do Senado, que vinha atuando como mediador nas crises do Executivo com a Câmara, criou um clima de “cada um por si” na reta final dos trabalhos legislativos de 2025. (Folha)
Pronunciamento
O presidente Lula fez na noite deste domingo um pronunciamento em rede nacional para celebrar a sanção, na última quarta-feira, da lei que isenta de Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil mensais. Em tom de campanha, Lula comparou o quanto esses contribuintes deixarão de pagar anualmente a um 14º salário que pode ser usado para “quitar uma dívida, adiantar uma prestação, comprar uma televisão com tela maior para ver a Copa do Mundo ano que vem”. Ele também bateu na tecla da justiça tributária, lembrando que a compensação será feita com a cobrança de 10% sobre a renda dos super ricos. (UOL)
Michelle x Raspaku
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro arrumou encrenca com o diretório cearense do PL. Neste domingo, durante evento em Fortaleza, ela criticou a aproximação do partido com o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB), potencial candidato tucano ao governo do estado. “Tenho orgulho de vocês. Mas fazer aliança com um homem que é contra o maior líder da direita? Isso não dá”, disse ela, numa referência às críticas de Ciro a seu marido. O deputado André Fernandes (Raspaku), presidente do diretório do PL no Ceará, não gostou e respondeu dizendo que a aproximação com Ciro foi recomendada pelo próprio Jair Bolsonaro. (Poder360)
Alzheimer
O ex-ministro bolsonarista Augusto Heleno, após ser preso afirmou que é detentor do mal de Alzheimer desde 2018. É mais um bolsonarista covarde que, quando não foge, inventa doenças para obter benefícios humanitários. Logo ele que comandou a maior matança de civis no Haiti e esteve por trás da tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023. Se ele tinha Alzheimer, como conseguiu ser ministro de Bolsonaro?
Alzheimer 2
E o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, deu cinco dias de prazo, a partir de sábado, para que a defesa do general Augusto Heleno, ex-ministro do GSI, apresente laudos comprovando que o militar sofre da doença de Alzheimer. Condenado por tentativa de golpe de Estado, Heleno foi preso no último dia 25 e afirmou, durante o exame de corpo de delito, que sofre da doença desde 2018, o que serviu de base para um pedido de prisão domiciliar feito por seus advogados e apoiado pela Procuradoria Geral da República (PGR). (CNN Brasil)
Manuela D’Ávila no PSOL
O PSOL anunciou neste domingo que a ex-deputada Manuela D’Ávila vai se filiar ao partido no próximo dia 9 para concorrer ao Senado pelo Rio Grande do Sul no ano que vem. Manuela, que foi filiada ao PCdoB por mais de 20 anos, explicou nas redes a filiação dizendo ter encontrado no PSOL “o compromisso profundo com mudanças estruturais e o brilho das novas gerações”. (UOL)
Donald Trump x Maduro
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou neste domingo ter conversado por telefone com o líder venezuelano Nicolas Maduro na semana passada, mas não deu detalhes sobre o teor do diálogo. Segundo o jornal Miami Herald, Trump teria dado um ultimato para que Maduro e seus aliados deixassem o país e transferissem o poder para a oposição. O presidente Venezuelano, a esposa e o filho teriam salvo-conduto para se estabelecerem em outro país. Ainda de acordo com o jornal, a cúpula venezuelana busca um meio-termo: entregar o governo à oposição, mas manter o controle das Forças Armadas. A Casa Branca não se pronunciou sobre as informações. (Guardian e Miami Herald)
Netanyahu quer anistia
Indicando ver poucas chances de vitória nas eleições legislativas de outubro do ano que vem, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, Cidadão Honorário de Rondônia, pediu neste domingo que o presidente Isaac Herzog lhe conceda indulto no processo por corrupção a que responde na Suprema Corte do país. Em uma carta de apenas uma página, o premiê alegou que o caso se tornou “ponto focal de forte controvérsia” e que perdoá-lo seria “do interesse público”. Para a oposição, o pedido equivale a uma admissão de culpa. Antes dos atentados do Hamas em 7 de outubro de 2023 e a invasão da Faixa de Gaza, Netanyahu tentava uma polêmica reforma para tirar poderes da Suprema Corte, embora negasse fazê-lo em causa própria. A expectativa é de que ele seja preso tão logo deixe a chefia do governo. (CNN)
É tetra!
Flamengo e Palmeiras. Quem quer que ganhasse a partida de sábado em Lima seria o primeiro brasileiro a conquistar quatro vezes a Libertadores, mas a glória coube ao time carioca. O rubro-negro venceu por um a zero, com um golaço de cabeça de Danilo no segundo tempo. As duas equipes ainda são adversárias diretas pela conquista do Campeonato Brasileiro. No próximo dia 10 o Flamengo enfrenta em Dubai o Cruz Azul, do México, na primeira partida da Copa Intercontinental, que substituiu o Mundial de Clubes. (ge) A vitória do Flamengo, claro, gerou uma torrente de memes. (Lance!).
Expectativa de vida
Segundo a pesquisa Tábuas de Mortalidade 2024, do IBGE, a expectativa de vida do brasileiro cresceu 2,5 meses em 2024 e chegou a 76,6 anos, recuperando a diminuição do índice na pandemia, que havia jogado o indicador para 72,8 anos em 2021. Além disso, o tempo a mais de vida previsto vem junto da queda da mortalidade infantil. No ano passado, 12,3 a cada mil nascidos vivos não sobreviveram, uma queda ainda mais consistente quando comparado às 146,6 de 1940, fruto das melhorias acumuladas em vacinação, pré-natal, saneamento básico e renda. As mulheres seguem vivendo mais que os homens, em média 79,9 anos contra 73,3, diferença alimentada pela sobremortalidade masculina entre jovens, que atinge o auge entre 20 e 24 anos, quando eles têm mais de quatro vezes a probabilidade de morrer por causas violentas. Em nove décadas, o Brasil adicionou 31,1 anos de vida à média nacional. (Meio)
Violência doméstica
“Mesmo com leis, campanhas e discursos sobre empoderamento, a maioria das mulheres que sofre violência doméstica no Brasil continua sem pedir proteção — e, entre as poucas que pedem, muitas não são realmente protegidas”. (Mariliz Pereira Jorge-Meio)
Cultura
Com mais de 150 filmes no currículo e reconhecida como uma das maiores atrizes do mundo, Isabelle Huppert está no Rio para apresentar seu novo filme: A Mulher Mais Rica do Mundo, com direção de Thierry Klifa. O longa será exibido de 6 a 14 de dezembro em salas cariocas dentro da programação do Festival de Cinema Francês do Brasil 2025, e se inspira em escândalo real da sociedade francesa. O caso Bettencourt, como ficou conhecido, gira em torno da relação da herdeira da L’Oréal, Liliane Bettencourt, e o fotógrafo François-Marie Banier. No Rio, a estrela disse que gostaria de ser dirigida pelos cineastas brasileiros Kleber Mendonça Filho, Walter Salles e Karim Aïnouz. (Globo)
Fernanda Montenegro
A luz de uma das maiores atrizes do mundo ganha um novo e íntimo palco. Fernanda Montenegro: A Luz e o Mistério estreia no streaming do Meio no dia 4. Mais do que um registro, o documentário é um ato de encenação da própria vida, onde Fernanda revisita memórias de infância, reflete sobre a passagem inexorável do tempo e pensa a dimensão sagrada que sempre pautou seu ofício. É um convite para testemunhar a história viva da arte brasileira. Assista ao teaser e prepare-se para este grande lançamento. (Meio)
Breakfast
Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.
(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político, com informações do Canal Meio
O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.
Informações para a coluna: [email protected]


