24 C
Porto Velho
terça-feira, fevereiro 10, 2026
spot_img
Publicidade

Coluna Zona Franca

Por Roberto Kuppê (*)

Eleições 2026

Estamos a apenas sete meses e 22 dias para as eleições de 4 de outubro. Ou mais ou menos 232 dias! Rondônia já tem nove nomes pré-definidos à sucessão estadual. São eles, por enquanto: Adailton Fúria (PSD), Coronel Braguin (Novo), Expedito Netto (PT), Delegado Flori (Podemos), Hildon Chaves (PSDB), Marcos Rogério (PL), Paulo Andrade (MDB), Samuel Costa (Rede) e Sérgio Gonçalves (União Brasil). Desses, cinco são de direita, um de centro e dois de esquerda.

Eleições 2026-2

Neste momento está desenhado o seguinte prognóstico segundo as primeiras aferições através de pesquisas registradas no TRE-RO. Nas primeiras duas posições estariam o senador Marcos Rogério (PL-RO) e o prefeito de Cacoal, Adailton Fúria (PSD). Os demais estariam embolados, segundo as pesquisas. Ocorre que ainda tem muita água barrenta para descer pelo rio Madeira. Tudo pode mudar ou continuar como está.

Inteligência artificial (IA)

O presidente Lula já avisou: “As eleições deste ano serão uma guerra”. Sim, serão uma guerra virtual, recheada de fake news, principalmente originadas pela direita bolsonarista. Ser apenas um bom candidato não basta. Tem que estar preparado para os ataques e fake news que com certeza virão forte nestes tempos de IA. Não se combate fake news com fake news. Se combate fake news com respostas verdadeiras e pontuais, além de buscar justiça imediatamente para evitar estragos maiores. Trabalhar com inteligência artificial e humana.

Inteligência artificial (IA) 2

O presidente nacional do PT, Edinho Silva disse agora há pouco no Em Ponto (Globo News), que o partido está atento e vai se preparar para os ataques via IA.

Inteligência artificial (IA) 3

O avanço do uso de inteligência artificial (IA) e seus impactos sobre o processo eleitoral têm motivado uma série de alertas e propostas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para um aperto nas regras. Entre as principais preocupações estão a disseminação de nudes falsos, a responsabilização de influenciadores digitais criados artificialmente e o eventual uso de óculos inteligentes no momento da votação. As sugestões de aprimoramento das leis que irão disciplinar a disputa eleitoral de outubro foram apresentadas por centros de pesquisa, especialistas em direito digital, integrantes da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) e até por ministros que não integram a composição titular da Corte. O TSE avalia a possibilidade de firmar acordos de cooperação com empresas desenvolvedoras e fornecedoras de tecnologias de IA, além de criar uma força-tarefa para acelerar a identificação de conteúdos manipulados. (Folha)

Aniversário do PT

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e texto que diz "Aniversário T6 O POVO ANOS QUANDO ACREDITA ACRDASIL BRASIL O ACONTECE AMANHÃ! SEDE SOCIAL 10DEFEVEREIRO 10 DE A PARTIR DAS 18H DO SINTERO ATRAÇÕES CONFIRIVADAS DÉBORA MARb EJA보교 DEEJA (FORRO FELINA) MENRIQUE sim é o oaniversário doPT"E hoje, 10 de fevereiro, o PT completa 46 anos. Sem muito divulgar, O PT de Rondônia comemora no Clube do SINTERO em Porto Velho, a partir das 18h30. São 46 anos defendendo direitos, enfrentando injustiças e acreditando que um Brasil mais justo é possível. Uma trajetória construída com coragem, participação popular e amor pelo povo. Será a festa da democracia, do reencontro, da militância e de todos que não abrem mão da justiça social.

 Deputado ou vereador?

Tem deputado estadual que não tem nada a apresentar como trabalho sério. Em vez de legislar e fiscalizar o executivo, abandona a população. Para justificar is milhões que recebe anualmente, de vez em quando publicam alguma notícia sobre seu mandato medíocre. Deputados estaduais são os representantes eleitos para atuar nas Assembleias Legislativas, com mandatos de quatro anos. Suas principais atribuições envolvem criar, emendar e votar leis estaduais (como IPVA e ICMS), fiscalizar as ações do Poder Executivo (governador), investigar irregularidades via CPIs e aprovar o orçamento estadual. As principais funções podem ser divididas em: Propor, debater, modificar e votar projetos de lei de interesse estadual, além de Propostas de Emenda à Constituição (PEC) estadual, decretos e resoluções. Monitorar os gastos do governador e sua equipe, analisar o Portal da Transparência, fiscalizar órgãos da administração direta/indireta e instaurar Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs). Votar o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). A esfera de atuação é restrita ao território estadual, não podendo legislar sobre assuntos federais, como direito penal ou trabalho.

Nelson Canedo

O advogado eleitoralista Nelson Canedo, conhecido nos bastidores políticos de Rondônia por atuar ou patrocinar estratégias jurídicas em defesa de diversos nomes da política estadual, assumiu formalmente a defesa do vereador Sérgio Aparecido Tobias, que é vice-presidente da Câmara Municipal de Pimenta Bueno. A movimentação reforça o peso do caso no cenário jurídico-eleitoral e chama atenção pelo histórico de Canedo em disputas eleitorais de maior complexidade. A entrada do advogado ocorre após decisão da Justiça Eleitoral da 9ª Zona Eleitoral de Pimenta Bueno, que determinou a cassação do diploma e do mandato do parlamentar, além de declarar a inelegibilidade por oito anos, em razão de apurações relacionadas à campanha das eleições de 2024. A sentença prevê a possibilidade de recurso às instâncias superiores.

Mais especialistas

Governo sério trabalha com projetos que beneficiam diretamente a população. Desde quando o governo federal implantou o Mais Especialistas, milhares de pessoas foram beneficiadas. Uma delas, amiga deste articulista, de Porto Velho, enviou a seguinte mensagem gravada em áudio: “Em novembro do ano passado eu paguei exames caríssimos em Porto Velho. Na semana passada eu fiz os mesmos exames, com as mesmas máquinas, totalmente gratuitos na carreta do Mais Especialistas”. Será difícil aparecer nas próximas décadas um presidente igual ou superior ao Lula. Em Rondônia, a execução do Mais Especialistas está sob a responsabilidade do superintendente do Ministério da Saúde, Sid Orleans.

Surfando em Abu Dhabi e o pai na prisão

Ele está pouco se lixando pelo pai. Tá nem aí verdadeiramente. O deputado federal cassado Eduardo Bolsonaro (PL) esteve nos Emirados Árabes Unidos em fevereiro de 2026 como parte de uma agenda internacional ao lado do irmão, o senador Flávio Bolsonaro (PL). Durante a viagem, fazendo jus ao apelido de “Vagão”, corruptela de vagabundo, dado pelo próprio pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está preso, ele aproveitou para surfar.

Surfando em Abu Dhabi e o pai na prisão 2

Os registros de Eduardo surfando, no entanto, ganharam destaque nas redes sociais. Vídeos do deputado em ondas artificiais — assim como registros anteriores em viagens ao Havaí –provocaram reações negativas. Aliados questionaram o momento político e os custos associados a esse tipo de atividade durante viagens internacionais, especialmente diante do cenário político e econômico brasileiro. Silvio Grimaldo, diretor do Seminário de Filosofia de Olavo de Carvalho, afirmou em suas redes:

Surfando em Abu Dhabi e o pai na prisão 3

“Eu sou muito ingênuo. Quando falaram que Eduardo estava surfando em Abu Dhabi, enquanto seus empregadinhos da tal mídia independente batiam no Nikolas por ele supostamente não estar se dedicando o suficiente para salvar Bolsonaro, eu achei que fosse figura de linguagem, força de expressão, já que todo mundo sabe que o Bananitsky era chegado em surfar uma onda. Não me ocorreu em momento algum que poderia ser verdade. Espero que alguém me conte que esse vídeo é IA. Não é possível Eduardo ser tão idiota assim”, encerrou.

Escala 6×1

Em ano eleitoral, costuma-se dizer em Brasília que galinha nasce com dente e gato vem ao mundo sem bigode. Exagero à parte, surpresas não faltam. Nesta segunda, por exemplo, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a Proposta de Emenda à Constituição que muda a carga horária de trabalho e extingue a escala 6×1. Segundo a equipe de Motta, a proposta reúne textos apresentados pela deputada Érika Hilton (PSOL-SP) e pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). Em publicação nas redes sociais, Motta afirmou que a Câmara irá “ouvir todos os setores com equilíbrio e responsabilidade para entregar a melhor lei para os brasileiros”. (Globo)

Escala 6×1

Motta pegou de surpresa até o Planalto, que vê a mudança com trunfo eleitoral para a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mas a avaliação é de que o presidente da Câmara entregou um “presente de grego” ao pautar uma PEC, que exige um quórum mais elevado e, portanto, de maior dificuldade de aprovação. Apesar de o limite semanal de 44 horas constar na Constituição, a regra prática está na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o que, segundo o Executivo, dispensa alteração constitucional. (Valor)

Escala 6×1 2

O Executivo não descarta o envio de um projeto alternativo que não precise do quórum de uma PEC, mesmo elogiando a iniciativa de Motta como um sinal de compromisso da Câmara com pautas trabalhistas. A expectativa é de que a decisão de enviar ou não um novo texto seja tomada depois do Carnaval. (Metrópoles)

Escala 6×1 3

A estratégia, por enquanto, é buscar consenso. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, convidou Motta para uma reunião com Lula nesta quinta-feira. O encontro vai tratar dos caminhos de tramitação PEC. Segundo Boulos, o convite foi feito por mensagem e ainda aguarda confirmação. (Estadão)

Motta enterra CPI do Master

Em outro movimento, Hugo Motta enterrou a ideia de uma CPI para investigar o Banco Master, liquidado pelo Banco Central em meio a suspeitas de fraudes. Como conta a Coluna do Estadão, o presidente da Câmara informou que o pedido para criação da comissão entrará na fila em ordem cronológica, atrás de 16 outras propostas. Pelo regimento da Casa, somente cinco CPIs podem funcionar ao mesmo tempo. Há também um pedido para instalação de uma comissão mista, com deputados e senadores, mas sua instalação depende do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que tem aliados investigados no escândalo financeiro. (Estadão)

Enquanto isso…

A Polícia Federal conseguiu acessar o celular do dono do Master, Daniel Vorcaro, com uma ferramenta de quebra de criptografia, com possibilidade de recuperação de informações apagadas. O banqueiro havia se recusado a fornecer a senha do aparelho. Os dados estão sendo compilados para envio ao Supremo Tribunal Federal e à Procuradoria-Geral da República. (CNN Brasil)

Supersalários de funcionários

O presidente Lula decidiu não sancionar o projeto aprovado pela Câmara na semana passada que permite a ampliação dos chamados supersalários de funcionários do Legislativo, conta Mônica Bergamo. A ideia é devolver o texto, considerado altamente impopular, ao Congresso sob a alegação de que o ministro do STF Flávio Dino suspendeu o pagamento de adicionais acima do teto do funcionalismo em todos os níveis, o que impediria a sanção. A medida certamente desagradará os servidores, mas os parlamentares não têm do que reclamar. Até a primeira semana de fevereiro, o governo pagou R$ 1,5 bilhão em emendas parlamentares, o maior valor para o período desde 2016. (Folha)

Marco Buzzi

A comissão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) encarregada de apurar a denúncia de assédio sexual contra o ministro Marco Buzzi, de 68 anos, será composta exclusivamente por homens. Inicialmente, o grupo incluía a ministra Isabel Gallotti, mas ela se declarou impedida e deixou o caso, substituída por Francisco Falcão. O STJ é formado por 33 ministros, dos quais apenas seis são mulheres. Após a família da jovem que acusa Buzzi procurar integrantes da Corte para relatar o episódio, um grupo de ministras levou o caso ao presidente do tribunal, Herman Benjamin. Buzzi é acusado de agarrar à força uma jovem de 18 anos. (Estadão)

Marco Buzzi 2

E o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recebeu uma nova denúncia de importunação sexual contra Buzzi. O magistrado, atualmente em licença médica, nega as acusações. A denunciante prestou depoimento na tarde desta segunda-feira à Corregedoria do CNJ. As informações sobre a identidade da mulher e as circunstâncias específicas da conduta atribuída ao ministro estão sob sigilo. (g1)

Ozempic e Mounjaro

A Anvisa emitiu, nesta segunda-feira, um alerta sobre o uso de canetas para o tratamento de obesidade e diabetes sem acompanhamento médico ou doenças que não são apontadas nas bulas. O documento cita o aumento de notificações de casos de pancreatite associados ao uso de medicamentos como Ozempic e Mounjaro. Somente no Brasil, seis mortes pela doença estão em investigação, além de outros 200 casos de pessoas que tiveram problemas no pâncreas durante o uso do medicamento. O alerta da Anvisa inclui todas as canetas que contenham semaglutida, liraglutida, tirzepatida e dulaglutida. Apesar de incomuns e raros, os casos chamaram a atenção após 19 mortes no Reino Unido. (g1)

Medicamentos para diabetes

O Ministério da Saúde deu início à transição de medicamentos oferecidos no Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento de diabetes. Os fármacos que usam insulina humana (NPH) estão sendo substituídos por glargina, remédio mais moderno que facilita a rotina dos pacientes por sua ação prolongada de até 24 horas, que demanda apenas uma aplicação diária. A mudança começa com um projeto-piloto em Brasília, Amapá, Paraná e Paraíba, em crianças e adolescentes de até 17 anos que vivem com diabetes tipo 1 e idosos com 80 anos ou mais com diabetes tipo 1 ou 2. Espera-se que mais de 50 mil pessoas sejam contempladas nessa primeira fase. (Globo)

Aquecimento global

Um estudo publicado na revista científica PNAS indica que o aquecimento global pode ser ainda mais intenso do que o esperado por modelos climáticos tradicionais. Em 81% das 104 cidades analisadas, o aumento de temperatura urbana pode ficar mais intenso do que o estimado a partir das médias regionais. Enquanto o incremento médio anual do calor na superfície seria de 2,2°C, o aquecimento sobe para 2,6°C, quando consideradas as características específicas das cidades como menor cobertura vegetal. Em 16% dos casos, principalmente na Índia e na China, a elevação dos termômetros pode chegar a ser entre 50% e 112% superior ao estimado para as áreas ao redor. (Um Só Planeta)

O Agente Secreto

O longa de Kleber Mendonça Filho segue sendo reconhecido mundo afora. O Agente Secreto foi o grande vencedor na premiação anual da International Cinephile Society, organização formada por críticos de cinema, jornalistas, acadêmicos e historiadores. Além de melhor filme, a produção nacional levou as categorias de melhor direção e melhor roteiro original para Mendonça Filho, melhor ator para Wagner Moura, melhor atriz coadjuvante para Tânia Maria e melhor elenco. Também brasileiro, Jonathan Guilherme foi eleito o melhor ator coadjuvante por O Riso e a Faca, coprodução entre Brasil e Portugal. O longa espanhol Sirât ficou com as categorias de som e trilha sonora. (Globo)

Gigantes do samba

Três gigantes do samba se unem para uma excursão musical em grandes capitais do país. Alcione, Jorge Aragão e Zeca Pagodinho anunciaram a turnê O Maior Encontro do Samba, que estreia em 6 de junho, no Maracanã, Rio de Janeiro, seguindo para São Paulo, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador. Com direção musical de Pretinho da Serrinha, alguns shows vão receber participações especiais de artistas como Martinho da Vila, Seu Jorge, Péricles e Alexandre Pires. Os ingressos custam a partir de R$ 87,50 (meia) e estão disponíveis em pré-venda para clientes Itaú até esta terça-feira. A venda para o público geral começa no dia seguinte pelo site da Eventim. (Folha)

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político,  com informações do Canal Meio

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Informações para a coluna:  [email protected]

Últimas

Relacionadas