Por Roberto Kuppê (*)
Eleições 2026
Nestas eleições, três pré-candidatos de direita, ao governo de Rondônia, disputam os primeiros lugares. O primeiro, bolsonarista raiz, Marcos Rogério (PL), aumentou a probabilidade de eleição ao escolher um pré-candidato à vice-governador mais bolsonarista do que ele, Delegado Camargo (Podemos). O segundo, é Adailton Fúria (PSD), que é um bolsonarista moderado, sem radicalismo e que escolheu um pré-candidato à vice-governador mais popular. O terceiro, Hildon Chaves (UPr), não faz questão de se rotular bolsonarista, preferindo a neutralidade característica do Centrão. Hildon está fadado a ficar por ali mesmo, no meio do caminho. Não há possibilidade de crescimento. A saída dele seria apoiar Adailton Fúria ainda no primeiro e disputar o Senado Federal. Seria o pulo do gato. Mas, ele não está preparado para esta conversa. Não no primeiro turno.
E Pedro Abib?
O pré-candidato ao governo de Rondônia, Pedro Abib (MDB), como empresário de sucesso no ramo da educação, quer distância da polarização. O problema é que a polarização está consolidada, enraizada e impregnada na política brasileira, com ênfase em Rondônia. Não há como fugir disso nestas eleições. Talvez, com a reeleição de Lula, o bolsonarismo possa desfalecer, e até desaparecer nos próximos anos, voltando ao que era antes de 2018. Ah, saudades dos coxinhas e mortadelas. Éramos felizes e não sabíamos.
Senado Federal
Uma amiga, fonte desta coluna, disse que, pelas andanças no interior do estado, não ouviu falar nos nomes dos pré-candidatos ao Senado Federal, Fernando Máximo (PL) e Bruno Scheid (PL). O que mais ouviu foram os nomes de Confúcio Moura (MDB) e Silvia Cristina (UPr). Sintomático.
E Jaques Wagner caiu!
Desde o início esta coluna advogou a tese de que o senador Jaques Wagner (PT-BA), deveria deixar a liderança do governo no Senado Federal. Porque errou, tem que pagar pelo erro. Sem isso, este articulista não teria legitimidade para cobrar do PL, que se puna o senador Flávio Rachadinha Vorcaro da Nóbrega Bolsonaro (PL-RJ), por estar envolvido no maior escândalo financeiro já visto no Brasil. Lula acertou em tirar a liderança de Wagner, que terá que provar inocência. O que será difícil diante das evidências. Doravante, Lula poderá gritar a todo pulmões: “Flávio Bolsonaro, tu é ladrão de aposentados”. E ponto final.
E Jaques Wagner caiu! 2
Em publicação nas redes, Wagner disse que o afastamento foi de “comum acordo” e afirmou que sua prioridade será concentrar esforços na própria defesa e nas campanhas pela reeleição de Lula, do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e de sua própria candidatura ao Senado ao lado do ministro Rui Costa. (g1)
Cadê a justiça?
Já vão para dois meses que o Brasil ficou sabendo dos envolvimentos de Flávio Rachadinha Vorcaro da Nóbrega Bolsonaro, Ciro Nogueira, dentre outros, no escândalo do Banco Master. Nada vezes nada aconteceu contra eles. Nenhuma operação. Nenhuma ação do ministro relator do Caso Master, André Mendonça, que determinou operação contra o petista Jaques Wagner. Na maior cara de pau, Mendonça vai levando o caso com a barriga até às eleições de outubro. Com certeza, até lá, vai autorizar outras operações contra o PT de Lula.
Missão impossível
Este print em anexo é uma prova cabal de que é difícil lidar com bolsonarista burro ou que finge demência. Escreve qualquer coisa, sem nexo, sem provas, totalmente descabida. E não adianta confrontar, responder ou explicar. Eles não querem a verdade. Só a mentira interessa. Pensar? Nem pensar! Em 44 anos de vida partidária só no PT, Lula nunca subtraiu nem um real de ninguém. Nunca desviou recursos públicos. No linguajar popular, nunca roubou. O que existe contra ele são mentiras inventadas, fake news, lorotas da oposição. O que Lula fala é o que ele é de verdade. As vezes escorrega nas palavras aqui e ali, mas é só isso. Lula tem bens compatíveis com os ganhos. Deve ter um patrimônio em torno de 15 milhões de reais, cafezinho em relação ao que seu adversário pegou com Daniel Vorcaro, o irmãozão. Lula e nem a família dele se lucupletaram do erário. Os irmãos dele, todos continuam pobres, vivendo a vida simples que sempre tiveram. Portanto, antes de chamar Lula de ladrão, é bom que se lave a boca com água sanitária e detergente Minuano. Lula é um orgulho nacional e um dia todos o reconhecerão como um verdadeiro herói da Pátria. Dito isso, é Lula de novo em 4 de outubro de 2026.
Michelle escancara crise na família Bolsonaro
Azedou de vez a relação entre o pré-candidato do PL à Presidência da República, o senador Flávio Bolsonaro (RJ), e sua madrasta, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Em um vídeo publicado no Instagram, ela afirmou ter sido “maltratada”, “desrespeitada” e “apunhalada” pelo enteado durante uma conversa telefônica. Segundo Michelle, o episódio ocorreu horas depois de tornar públicas suas críticas às negociações do PL com Ciro Gomes (PSDB) no Ceará. A ex-primeira-dama afirmou que o telefonema foi feito após uma tentativa de contato de sua parte e que Flávio adotou um tom ríspido, exigindo que não interferisse nas decisões partidárias. (Globo)
Michelle escancara crise na família Bolsonaro 2
Na tentativa de conter o estrago provocado pelo vídeo, Flávio Bolsonaro publicou no fim da noite um pedido de desculpas. “Em nenhum momento ofendi ou tive a intenção de ofender a Michelle. Se o fiz, peço desculpas. Tenho por ela respeito e reconhecimento pelo trabalho no PL Mulher, pelo cuidado com meu pai e por tudo o que representa para o Brasil”, escreveu em suas redes. Ele disse ainda que chegou a procurá-la pela manhã e não foi atendido. (g1)
Michelle escancara crise na família Bolsonaro 3
Nos bastidores, porém, o vídeo caiu como uma bomba. Segundo interlocutores, Flávio e seus irmãos Carlos e Eduardo cobraram de Jair Bolsonaro um gesto que desautorize Michelle. O ex-presidente, que está em prisão domiciliar e só tem contato direto com a esposa, ainda não se manifestou. (Amado Mundo)
Michelle escancara crise na família Bolsonaro 4
Outro efeito do vídeo foi rachar o PL. Como conta Bela Megale, uma ala expressiva defende que Michelle seja destituída da presidência do PL Mulher, com bolsonaristas afirmando que ela “jogou a eleição no colo de Lula”. Para outros, a mensagem obriga Flávio Bolsonaro a conversar com a madrasta e abrir espaço para ela na campanha. A preocupação no partido é grande porque Michelle tem forte influência no eleitorado feminino, grupo no qual a candidatura de seu enteado enfrenta a maior resistência. (Globo)
Michelle escancara crise na família Bolsonaro 5
Pedro Doria: “Michelle faz o discurso da ‘mulher evangélica séria’ o tempo todo. É muito mais hábil que qualquer um dos filhos de Bolsonaro e está construindo dentro do PL a mais potente força política feminina do Brasil. Ela decidiu sabotar a candidatura de Flávio e, ali na frente, tem uma base política feminina imenhsa”. (Instagram)
Enquanto isso…
O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes afirmou que a apreensão de uma arma registrada em nome de Jair Bolsonaro com um de seus seguranças pode configurar uma “falta grave” e comprometer a manutenção da prisão domiciliar do ex-presidente. Ele deu prazo de 48 horas para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a defesa de Bolsonaro se manifestem sobre o caso. (Folha e Metrópoles)
Digimais de Edir Macedo
O Banco Digimais trocou de auditoria independente após alertas sobre inconsistências na contabilização de cotas de fundos de investimento, mostram as investigações da Polícia Federal. A instituição ligada ao grupo do bispo Edir Macedo teria inflado artificialmente o valor de ativos para mascarar sua real situação financeira. A PF cita um relatório de supervisão do Banco Central que identificou uma “manobra contábil” de R$ 670 milhões envolvendo a superavaliação de cotas de fundos de direitos creditórios. Na época, a consultoria Grant Thornton, responsável pela auditoria independente das demonstrações financeiras, fez ressalvas ao balanço e afirmou não ter condições de confirmar se os ativos haviam sido registrados por valores compatíveis com a realidade. (Globo)
Terremotos na Venezuela
Dois fortes terremotos atingiram a região central da Venezuela na noite desta quarta-feira, provocando o desabamento de edifícios, cortes de energia e cenas de pânico em Caracas e outras cidades do país. O segundo tremor, de magnitude 7,5, foi o mais intenso registrado no país desde 1900. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o primeiro terremoto, de magnitude 7,2, foi seguido menos de um minuto depois por outro de magnitude 7,5. O governo venezuelano decretou estado de emergência, convocou médicos e voluntários e pediu ajuda internacional. Até o momento, foram registradas 32 mortes, mas ainda não há um balanço completo de danos. Especialistas alertam, no entanto, para o risco de novos desabamentos devido à intensidade dos abalos e à possibilidade de réplicas. (El Nacional)
Trump X Brasil
Donald Trump vem comemorando vitórias de direitistas em quase toda a América do Sul e começa a se debruçar sobre as eleições brasileiras de outubro.
Vini Jr.
Em mais uma bela atuação de Vini Jr., o Brasil venceu a Escócia por 3 a 0, garantindo a classificação em primeiro lugar do grupo C, já que Marrocos ficou com os mesmos 7 pontos, mas atrás no saldo de gols. Dois gols foram do camisa 7 brasileiro e Matheus Cunha fechou o placar. Vini ainda teve um gol mal anulado. O jogo também marcou a volta de Neymar aos campos pela seleção brasileira. Ele entrou aos 30 minutos do segundo tempo, ovacionado pelos torcedores. (ESPN Brasil e ge)
Copa do Mundo
Mais cedo, no grupo B, a Suíça venceu o Canadá por 2 a 1, mas as duas seleções se classificaram para a segunda fase. A Bósnia segue viva na disputa de uma vaga para os 16 avos de final, já que ficou em terceiro lugar e tem 4 pontos somados. (ESPN Brasil)
Copa do Mundo 2
Já no grupo A, a África do Sul surpreendeu, venceu a Coreia do Sul por 1 a 0, e se classificou para o mata-mata da Copa do Mundo pela primeira vez. E o classificado México confirmou o favoritismo ao bater a Tchéquia por 3 a 0. (UOL)
Ebola
A França confirmou seu primeiro caso de Ebola, tornando o país o primeiro da Europa a registrar a doença no surto atual. Um médico que voltou de missão humanitária na República Democrática do Congo foi internado em uma unidade especializada e está estável. Na RD Congo, o surto já passa de mil casos, com 260 mortes, quase todos concentrados na província de Ituri, onde grupos rebeldes dificultam o combate à doença. Apesar da confirmação do caso na França, a OMS diz que o risco para o restante do mundo é baixo. (BBC)
Supergirl
Mais rápida que uma bala, mais poderosa que uma locomotiva, mais bêbada que um gambá. Supergirl, principal estreia desta quinta-feira, traz uma versão diferente da prima do Superman, tentando afogar no copo uma crise existencial até ser enredada numa trama de vingança. E, de quebra, temos Jason Momoa como Lobo, o anti-herói favorito da DC.
Loggia de Rafael
Os Museus Vaticanos iniciaram um amplo projeto de restauração da Loggia de Rafael, corredor histórico do Palácio Apostólico decorado com afrescos renascentistas. A intervenção utilizará tecnologia a laser para limpar as pinturas sem o uso de água ou solventes químicos, reduzindo o risco de danos às obras. Com duração prevista de cinco anos, o trabalho envolverá mais de 20 restauradores, que atuarão em cerca de 1.300 metros quadrados de superfícies decoradas. A última restauração parcial do espaço ocorreu há aproximadamente 50 anos. Projetada por Rafael e decorada entre 1517 e 1519 por artistas de seu ateliê para o papa Leão X, a galeria tem 65 metros de comprimento e reúne cenas do Antigo e do Novo Testamento distribuídas em 13 abóbadas. (Globo)
Breakfast
Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.
(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político, com informações do Canal Meio
O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.



