29 C
Porto Velho
quarta-feira, agosto 27, 2025

Coluna Zona Franca- Especial de domingo

 

                                 Taxa de desemprego

Pode ser uma imagem de textoTaxa de desemprego no Brasil é a menor da série histórica. A última divulgação da Pnad Continua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) mostra que 6,8% dos brasileiros buscaram, sem sucesso, por uma colocação no mercado de trabalho entre os meses de maio e julho de 2024. O percentual equivale a 7,4 milhões de pessoas nessa situação. Faz o L.

Líbano

Com o aumento da violência no Líbano, resultado dos bombardeios de Israel contra o Hezbollah, brasileiros residentes no país criticaram o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Eles pedem mais ação do Executivo brasileiro para deixarem o território libanês. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, discutiu neste sábado (28) com o chanceler do Líbano, Abdallah Bou Habib, a situação de brasileiros que vivem no país e um possível plano de repatriação em meio à escalada dos conflitos na região. O encontro aconteceu em Nova York, onde Mauro Vieira e Abdallah Bou Habib participam da Assembleia Geral das Nações Unidas. Em nota, o Itamaraty informou que a conversa entre os chanceleres abordou os ataques aéreos recentes feitos por Israel em território libanês e os impactos desse cenário para a comunidade brasileira radicada no país.

Análise do debate

Na opinião da coluna não houve vencedor no primeiro debate televisivo das eleições municipais de 2024. No debate da SIC TV (Record) quem venceu foi a democracia. Todos os candidatos a prefeito de Porto Velho compareceram ao embate e expuseram suas propostas. Saúde, educação, saneamento básico e segurança predominaram o debate. Veja no final da coluna o debate na íntegra. Próximos debates: Cremero-93FM, dia 2 de outubro  e da TV RO (Globo) dia 3 de outubr

                                                 Surpresa

No início do debate, a primeira a confrontar foi Mariana Carvalho (União Brasil) que de cara chamou a candidata Euma Tourinho (MDB). Mariana meio que a neutralizou com uma vacina antirrrábica indagando sobre o comportamento agressivo da juíza aposentada durante  a campanha. Surpresa com o supetão, Euma tentou apagar o sorriso de Mariana, mas a candidata se mostrou impávida. Euma também tentou atacar o candidato Samuel Costa (Rede), chamando-o de Samuele, em alusão a linguagem neutra. (Risos).

Surpresa 2

O início do debate se vislumbrou agressivo, mas, transcorreu digamos assim, com tranquilidade. Ao contrário do que se esperava, Mariana Carvalho não foi atacada durante o debate. Nem Léo Moraes foi atacado. Aliás, o candidato do Podemos adotou o figurino do candidato das propostas em vez de metralhar os adversários. Um delas, a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública.

Esquerda X Esquerda

O inusitado foi o embate entre dois candidatos do campo progressista (esquerda) se digladiando. Samuel Costa (Rede) chegou a ser intransigente mas Celio Lopes (PDT) saiu das cordas com elegância, digamos assim.  Em nenhum momento se alterou monstrando equilíbrio.

 

Guarda municipal

Léo Moraes foi agraciado pela defesa dos adversários de um projeto de autoria dele aprovado no Congresso Nacional. A criação da guarda municipal. Todos os candidatos a prefeito de Porto Velho anunciaram que vão criar. A maioria, armada. Moraes se ateve a mostrar propostas e rechaçou ataques e falta de respeito com os eleitores que só querem solução para os problemas da capital.

 

Top 10

Prêmio Top 10 de melhor pódio | Vetor GrátisEis a lista do Top 10 dos candidatos a vereador por Porto Velho com as melhores propostas:

 

1- Pedro Régis Kaminari (PT)

2-Torres (PP)

3-Luiz Porto (PSD)

4-Israel Trindade (PT)

5-Fogaça (PSD)

6-Claudio Carvalho (PT)

7-Paulo Moraes Junior (Podemos)

8-Terrinha (SDD)

9-Neidinha Suruí (Rede)

10Paulo Origa (PP)

No dia 3 de outubro a coluna lança o Top 23

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidaddo colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Informações para a coluna:  [email protected]

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas