22 C
Porto Velho
domingo, janeiro 11, 2026
spot_img

Coluna Zona Franca Especial de Domingo

Por Roberto Kuppê (*)

Filho ingrato, entretanto…

A coluna noticiou ontem a possibilidade do ex-deputado federal Expedito Netto (PSD), sair candidato ao governo de Rondônia pelo Partido dos Trabalhadores (PT). À primeira vista parecia algo esdrúxulo, incabível e impossível dada a tradição do partido de apresentar candidatos originários da classe trabalhadora, professores e profissionais liberais progressistas. Expedito Netto é um político de centro, mas nos últimos anos está alinhado com o governo Lula, exercendo atualmente cargo de secretário Nacional  da Pesca Industrial, podendo assumir como ministro da Pesca caso o titular saia candidato nas próximas eleições.

Deixou a tutela do pai

Pois bem. Este articulista recebeu ontem, com espanto, um telefonema de Expedito Netto, visto que nunca havia falado com ele nem pelas redes sociais. EN confirmou que vai se filiar ao PT nos próximos dias em Brasília, ao lado do presidente Lula que vai abonar a ficha dele. Ou seja, Expedito Netto está mesmo disposto a bater chapa com o candidato do pai, Expedito Júnior que até o momento não se manifestou. As informações que a coluna tem é de que ele não estaria nada confortável com a situação. Por seu turno, Netto dá demonstração de que cresceu e deixou de estar sob a tutela do pai, politicamente falando.

Deixou a tutela do pai 2

Expedito Júnior é atualmente presidente estadual do PSD e considerado o principal articulador político da pré-candidatura do prefeito de Cacoal, Adailton Fúria, ao governo do estado nas eleições de 2026. A possível filiação de Expedito Neto ao PT, portanto, escancara um conflito político familiar e levanta questionamentos sobre os impactos eleitorais dessa divisão. Resta saber qual será o prejuízo político para o projeto de Adailton Fúria no próximo pleito, diante de um embate indireto que coloca pai e filho em campos opostos da disputa estadual.

Cargos federais

Expedito Netto disse que está mais próximo de quem manda em Brasília do que muitos petistas. Que vai garimpar cargos para os “companheiros” rondonienses que nunca foram lembrados. Confidenciou à coluna que tem deputado federal e senador de Rondônia que detém cargos no governo federal, no entanto, vota contra o próprio governo Lula.

Vai procurar os companheiros

Ainda não está 100% certa a candidatura dele ao governo de Rondônia pelo PT. Expedito Netto está buscando apoios, trabalhando nos bastidores para, nos próximos meses, tentar viabilizar sua candidatura. A movimentação enfrenta forte resistência de militantes do PT e de outros partidos de esquerda, que veem a decisão como uma imposição “de cima para baixo”, sem diálogo com a base.

Vai procurar os companheiros 2

Dentro do PT estadual as principais figuras do partido estão favoráveis à chegada de Expedito Netto. Dentre eles, Edson Silveira, vice- presidente estadual do PT e o superintendente do Ministério da Saúde em Rondônia, Sid Orleans. O próprio Sid expressou: “Expedito Neto, nos dois mandatos de federal deixou o PT muitas vezes boquiaberto, inclusive eu, votando a favor de pautas em prol dos trabalhadores, dos Servidores Publicos e a favor de bandeiras que aliceçam o nosso Partido.
De forma particular, digo que será maravilhoso ter Expedito Netto como companheiro!!!!”. Além desses, mais petistas graúdos estão apoiando também.

Quem é Expedito Netto

Expedito Netto é rondoniense de Porto Velho. Tem 35 anos, e casado com Luiza Gabriela Spuldaro Selhorst, pai de Cecília Spuldaro Selhorst Ferreira. É formado em Direito pela Faculdade de Rondônia – FARO, Porto Velho, 2010 – 2015, Mestrado em Ciências Jurídicas (incompleto) Universidade Autónoma de Lisboa – UAL, Lisboa 2016. Expedito Netto está na vida pública há 10 anos, teve dois mandatos de deputado federal entre 2015 a 2022. Em oito anos de atuação no Congresso Nacional, Expedito teve destaques como presidente da comissão do PL 1013/11 – Motores a Diesel para Veículos Leves e Relator do PL 2303/15 – Banco Central Regular Moedas Virtuais. Ocupou, ainda, os cargos da mesa diretora como 3º Secretário e na Secretaria da 1ª Infância, Adolescência e Juventude, Secretário da Juventude.

De três a cinco

Em se confirmando o nome de Expedito Netto candidato pelo PT, o movimento Caminhada Esperança vai ter três postulantes ao governo de Rondônia. Um candidato do MDB, um da Rede (Samuel Costa), e agora, Expedito Netto do PT. Lembrando que o PSD e União Brasil são da base do governo Lula. Estes dois partidos não estão com Flávio Bolsonaro à presidência. Devem apoiar a reeleição de Lula.

O candidato X do MDB

O pré-candidato ao governo de Rondônia pelo MDB ainda não foi definido oficialmente. Mas já existe e só estaria avaliando o cenário para ser anunciado. Esse anúncio deverá ocorrer na próxima semana. À coluna, o candidato X disse que se entrar na disputa será prá vencer. Como empresário forte no setor educacional, só tem colhido vitórias.

Lula e os professores

Mais forte do que nunca, o presidente Lula não vai deixar os professores para trás. O governo federal prepara mudanças no cálculo do piso nacional do magistério para assegurar um reajuste significativamente superior ao índice inferior a 1% que vinha sendo projetado. A expectativa é de que o novo percentual fique entre 6% e 7%, acima da inflação, com validade já a partir de janeiro, por meio da edição de uma Medida Provisória. O objetivo é corrigir distorções no modelo atual e reafirmar o compromisso histórico de valorização dos professores construído nos governos do PT.

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, barba, pessoas sorrindo e óculos(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político,  com informações do Canal Meio

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Informações para a coluna:  [email protected]

 

Últimas

Relacionadas