28 C
Porto Velho
sábado, outubro 18, 2025

Coluna Zona Franca Especial de Sábado

Por Roberto Kuppê (*)

Ponte binacional

Ao contrário do que os céticos e aves do mau agouro previam, a ponte binacional entre o Brasil e a Bolívia será uma realidade nos próximos três anos. O senador Confúcio Moura (MDB-RO), entusiasta da obra, comandou ontem em Guajara-Mirim o ponto de partida para a concretização de um sonho de mais de um século. A obra que vai gerar até 5 mil empregos diretos e indiretos, e arrecadação e impostos municipais. Ainda neste ano a obra vai gerar de 200 a 600 empregos diretos.

Ponte binacional 2

Trata-se da maior e mais importante obra no terceiro mandato do presidente Lula no estado. Presentes ao evento, além de Confúcio Moura, estavam o anfitrião, prefeito de Guajara-Mirim, Fábio Netinho (Republicanos), ex-senador Acir Gurgaz (PDT), prefeito de Nova Mamoré, Alejandro Unzueta, governador do Beni (Bolívia), prefeitos de Guayaramerin e de Riberalta, deputadas Dra Taissa (PL) e Cláudia de Jesus (PT),  Miguel de Souza (DNIT) e demais autoridades.

Ceticismo ou ignorância

A maioria dos políticos rondonienses e segmentos da sociedade guajaramirense simplesmente ignorou o evento de ontem na Pérola do Mamoré. A coluna não identificou nenhum representante do governo estadual e nenhum deputado federal. Da Assembleia Legislativa, apenas duas deputadas compareceram. É o retrato da polarização que surgiu após a eleição de um presidente negacionista e golpista. Mesmo Rondônia sendo um estado bolsonarista, o presidente Lula prova mais uma vez que governa para todos.

Ceticismo ou ignorância 2

Nas redes sociais o retrato da ignorância ou torcida do contra: “Não vai sair do papel”, “vão superfaturar”, “vão roubar”, “a ponte vai cair”, “vai aumentar o tráfico de drogas “. Com certeza a última vai acontecer. Mas é prá isso que serve a Polícia Federal. Prá atuar na fiscalização.

Eleições 2026

Com mais esse gol de placa, o senador Confúcio Moura constrói sua ponte para a reeleição ou à volta ao governo de Rondônia. Agora os outros pré-candidatos, Fernando Máximo(UPr), Sérgio Gonçalves (UPr) e Hildon Chaves (PSDB-RO) vão ter que rebolar para enfrentar um futuro adversário competitivo.

Câmara Federal

O ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (UPr), tem recebido muito apoio para a eleição dele à deputado federal. Ele conta com apoio de Silvia Cristina (UPr) que está bem cotada nas pesquisas para o Senado Federal.

Pé de Meia

Pode ser uma imagem de texto que diz "mauriciocarvalho_ 0:37 ele amplia o alcance do programa pé de meia"O presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Maurício Carvalho (UPr), conseguiu ampliar o alcance do programa social Pé de Meia, incluindo jovens do campo, escolas comunitárias e assentamentos da reforma agrária. “Mais inclusão. Mais oportunidades. Mais futuro!”, postou o deputado com entusiasmo.

 

Confúcio e Sid

A dupla Confúcio Moura e Sid Orleans está batendo um bolão na questão da saúde. Ambos com excelente trânsito no governo federal, não vai faltar recursos para a saúde do estado. Porto Velho recebeu nesta sexta-feira (17) a Carreta da Saúde da Mulher, do Programa Agora Tem Especialistas, uma iniciativa do Governo Federal articulada pelo senador Confúcio Moura junto ao Ministério da Saúde. A chegada da unidade móvel, em pleno Outubro Rosa, reforça as ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero pelo SUS.

Confúcio e Sid 2

Superintendente do Ministério da Saúde, Sid Orleans lembrou que a demanda por exames é grande: “Temos cerca de 8 mil mulheres aguardando exames de mama e de imagem, como tomografia. Com essa carreta, poderemos atender 60 pacientes por dia, reduzindo de forma significativa as filas.”

Hospital Dom Moacyr Grechi

Conforme esta coluna adiantou com exclusividade, Porto Velho vai ganhar um hospital de ponta. Trata-se do  Hospital Escola e de Pesquisa de Rondônia, Unidade Dom Moacyr Grechi, um complexo hospitalar, de ensino e pesquisa projetado para ser um divisor de águas na saúde pública do estado de Rondônia.

Hospital Dom Moacyr Grechi 2

O novo hospital, que será erguido na icônica estrutura do antigo “Hotel Vila Rica”, surge como uma resposta direta à crescente demanda por serviços de saúde de qualidade em Rondônia. O projeto, que representa o maior investimento privado no setor de saúde do estado, contará com uma infraestrutura moderna com leitos, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e um heliponto para emergências.

Hospital Dom Moacyr Grechi 3

Para o Professor Dr. Pedro Abib Hecktheuer, Vice-Reitor da Faculdade Católica de Rondônia, o projeto “Não é apenas o lançamento de um novo Hospital. É a nossa resposta a um chamado da sociedade rondoniense. É o momento em que a academia assume sua responsabilidade de liderar a transformação social e construir o futuro da saúde que nosso povo merece”, afirma. O posicionamento reflete o objetivo da instituição de ser um agente ativo no desenvolvimento social, político e cultural do estado.

 

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político,  com informações do Canal Meio

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Informações para a coluna:  [email protected]

Ponte binacional sai do papel e tem início a sua construção

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas