O genocida
O Brasil pode estar prestes a confirmar que o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL-RJ) é de mesmo um terrível genocida, caso ele tenha mesmo tomado a vacina Jansen, enquanto recomendava a seus seguidores que não se vacinassem. Essa ação criminosa fez com que o Brasil registrasse um dos maiores números de mortes do mundo, com mais de 700 mil óbitos por covid-19.
O genocida 2
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), afirmou que a divulgação do cartão de vacinação de Jair Bolsonaro está relacionada ao dever de “veracidade” que os agentes públicos precisam manter perante a sociedade. “Um agente público, especialmente o presidente da República, tem o dever de veracidade” disse Dino em referência à divulgação da informação de que o ex-mandatário teria se vacinado contra a Covid-19.
O usurpador
Um recém empossado deputado federal, tentou ser o padrinho de uma obra que o senador Confúcio Moura (MDB-RO) lutou arduamente para concretizar. Confúcio trabalhou nesta obra desde 2021, e só conseguiu porque fez interlocução com o relator geral, senador Marcelo Castro (MDB-PI).
O usurpador 2
A obra em questão é a recuperação da BR-364 no trecho urbano de Itapuã do Oeste. O senador conseguiu garantir os R$ 41,3 milhões solicitados pelo então diretor regional do DNIT, André Lima dos Santos, por meio do oficio nº 202490/2022/SRE–RO, datado de 08 de novembro de 2022.
O usurpador 3
O prefeito de Itapuã Moisés Cavalheiro (MDB), agradeceu ao parlamentar: ““A luta durou seis anos, mas agora, graças ao empenho do senador Confúcio Moura, o dinheiro virá do Orçamento; nós todos aqui estamos felizes e gratos ao senador”. O governador também andou “roubando” ações implementadas por Confúcio. Por isso, o senador faz questão de informar à população que ele é pai, tio, avô e até o amante das obras, ônibus escolares, computadores e mais dezenas de ações.
O socialista
A Câmara Municipal de Porto Velho está sendo presidida por um socialista, do PSB, vereador Márcio Pacele. Tão socialista que adiantou os salários de fevereiro dos servidores daquela casa legislativa. Pagou ontem, para a alegria de quem vai pular carnaval na capital. A informação é do vereador Everaldo Fogaça (Republicanos). Pacele resumiu a atuação dele: “Quando fui eleito, uma das minhas contribuições para o Legislativo seria torná-lo mais participativo. Estamos trabalhando para isso”.
Perigo na ALE-RO
A nova Assembleia Legislativa de Rondônia, empossada no começo do mês, tende a apresentar (e aprovar) projetos de lei no sentido de enfraquecer as normas ambientais do estado, além de acabar ou reduzir o tamanho das unidades de conservação. Assim, a atual legislatura eleita em 2022 deve manter inalterada a agenda antiambiental característica do parlamento rondoniense, cuja boa parte das 24 cadeiras é ocupada por políticos ligados ao agronegócio.
Perigo na ALE-RO 2
“Houve uma renovação de deputados, mas a gente não sabe muito bem o que esperar desses novatos. Alguns já são conhecidos por estarem ligados ao agronegócio e ao desmatamento da forma mais agressiva possível. A tendência é a a Assembleia Legislativa de Rondônia continuar com seus atentados contra as questões ambientais”, avalia Paulo Henrique Bonavigo, presidente da Ação Ecológica Guaporé (Ecoporé).
Perigo na ALE-RO 3
De acordo com ele, nenhum dos parlamentares eleitos em outubro de 2022 tem alguma ligação com a pauta do meio ambiente no estado. A que apresenta um perfil mais próximo é a deputada Cláudia de Jesus (PT). Ex-vereadora do município de Ji-Paraná – o segundo mais populoso do estado – sua atuação política foi construída junto aos pequenos e médios agricultores, a agricultura familiar.
Perigo na ALE-RO 4
Em um ambiente predominantemente masculino e bolsonarista, a petista diz ser um grande desafio o exercício de seu mandato. Segundo ela, não fosse a eleição de Lula para presidente, as condições postas seriam bem piores. “Até o momento os demais deputados têm tratado a gente com respeito, mas a gente entende que vai ser desafiador. Eu tenho colegas que são extremistas. Tem um deputado que chega a ser extremista. Isso já demonstra que vamos ter muita luta. A gente vem pra cá porque temos pautas importantes a debater”, diz Cláudia de Jesus. As informações são do site especializado em meio ambiente, O ECO.
Se depender de Marina Silva….
Não serão construídas novas hidreléticas em RO e nem pavimentação da BR-319 no sentido Porto Velho-Manaus. A construção das usinas hidrelétricas do complexo do Rio Madeira, formado pelas usinas de Jirau e Santo Antônio, em Rondônia, foram um erro. No plano de governo do Lula está colocado que não vai se construir hidrelétrica nenhuma sem fazer o devido processo de avaliação integrada, ambiental, de consulta.
Busky trabalho
Uma nova plataforma entrou no ar pela internet, que deverá possibilitar a empregabilidade de milhares de pessoas em todo o Brasil. Trata-se do BUSKY, que nesta fase está cadastrando trabalhadores em geral e prestadores de serviços. De diarista a nutricionista, de pedreiro a empreiteiro, o BUSKY será uma mão na roda para quem deseja contratar profissionais fixos ou temporários, assim como free lancers.
Informações para a coluna: [email protected]
* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.