Sid Orleans coloca seu nome à disposição para levar competência técnica e sensibilidade social à Assembleia Legislativa.
O cenário político de Rondônia ganha um nome de peso na corrida por uma vaga na Assembleia Legislativa, esta semana, após pedido da ex senadora Fátima Cleide em Brasília, Sid Orleans Cruz, confirmou sua pré-candidatura a deputado estadual. Com uma trajetória que une a vivência de dois mandatos como vereador à gestão de alta complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS), Orleans apresenta-se como uma opção técnica e experiente para os desafios da saúde pública e do desenvolvimento social rondoniense.
Filho de agricultores — Dona Olívia e Seu José Orleans —, Sid nasceu em Florânia (RN) e mudou-se ainda bebê para o nordeste, mas construiu sua vida e carreira, quando chegou em Rondônia em 1997, há quase trinta anos atrás, servindo à população rondoniense. Enfermeiro de formação pela UEPB, buscou excelência técnica nas melhores instituições do país, especializando-se em Educação Profissional na Área de Saúde pela FIOCRUZ e em Gestão de Emergência em Saúde Pública pelo Hospital Sírio Libanês.
A decisão de Sid Orleans vem amparada por um currículo de resultados expressivos. Entre 2006 e 2008, como Secretário Municipal de Saúde de Porto Velho, Sid realizou um feito histórico: em apenas um ano e 10 meses, entregou mais de 10 novas Unidades de Saúde para a Capital e além disso, foi responsável pela Inauguração da Maternidade Municipal de Porto Velho.
Sid Orleans conhece os caminhos do legislativo. Durante seus dois mandatos como vereador em Porto Velho, deixou um legado de mais de 40 leis aprovadas, com forte atuação na defesa dos servidores da saúde e em causas sociais que envolvem as mulheres, os estudantes, pessoas com deficiências e direitos do consumidor, além de ter deixados leis importantes voltadas ao servidor público da saúde.
Sua experiência também foi testada nos momentos mais críticos. Como Coordenador do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) e ex-presidente da FHEMERON, Sid esteve na linha de frente do planejamento estratégico da saúde, inclusive durante o desafiador período da pandemia de COVID-19, garantindo respostas rápidas em emergências de saúde pública.
Agora, Sid Orleans busca levar essa bagagem técnica e sua sensibilidade política para a assembleia legislativa, propondo um mandato focado na defesa do SUS, na valorização do servidor e na eficiência do serviço público.



