A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) publicou uma retificação no edital do concurso lançado em outubro, que oferece mais de 200 vagas e salários de até R$ 24 mil. As mudanças, divulgadas em 14 de novembro, alteram regras sobre vagas, inscrições, provas e conteúdo programático.
A previsão é que mais de 30 mil candidatos participem da seleção, que oferece vagas para Consultor Legislativo, Analista Legislativo e Assistente Legislativo, em várias áreas. As inscrições seguem abertas até 4 de dezembro, pelo site da banca.
Entre as principais alterações, está a inclusão de uma vaga imediata em Biblioteconomia e a mudança no nome do cargo de Apoio à Advocacia, que passa a se chamar Apoio à Advocacia-Geral. Os candidatos também precisam informar o município onde farão a prova no momento da inscrição.
A retificação ajustou o conteúdo das provas, como a troca de “Raciocínio Lógico” para “Raciocínio Lógico-Matemático”, além da mudança na quantidade de questões para áreas de TI e Engenharia da Computação. Para o cargo de Consultor Legislativo, houve nova ordem nos critérios de desempate.
O cargo de Técnico em Comunicação Visual teve o conteúdo completamente revisado, com foco em design gráfico, ferramentas como Photoshop e Illustrator e identidade visual. Também foi incluída a disciplina de Direito Financeiro para uma das áreas de Consultor Legislativo, além de atualizações em leis e normas técnicas.
Outra alteração é que candidatos com deficiência auditiva precisam apresentar audiometria, mas sem exigência de data recente.
As provas objetivas e discursivas serão aplicadas em seis cidades do estado em 8 de fevereiro de 2026, e as provas práticas ocorrerão apenas em Porto Velho. O concurso reserva 10% das vagas para pessoas com deficiência e 20% para candidatos negros.


