22 C
Porto Velho
quarta-feira, junho 25, 2025

Consulta de NFes sem certificado digital já não é mais possível em Rondônia e mais quatro estados brasileiros

Ano começa com mudanças para os serviços que ofereciam consultas de XML da NFes ou CTes por meio de chave de acesso

São Paulo, março de 2019 –  Desde 1º de janeiro, conforme determinações da  Secretaria da Fazenda (Sefaz) por meio dos ajustes Sinief 16/18 e Sinief 17/18, não é mais possível fazer consultas de Notas Fiscais em todo Brasil. Até o momento, cinco estados brasileiros se adaptaram às novas exigências: Alagoas, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins. Nestas localidades, os serviços que ofereciam consulta de XML da NFe ou CTe por meio de chave de acesso estão indisponíveis sem o uso do certificado digital. Com essa nova regra, muitas empresas terão que se adequar e buscar soluções para não serem prejudicadas.

A determinação implica em uma mudança radical na rotina de empresas e contadores, já que agora não será mais possível consultar informações completas das notas fiscais, nem mesmo pelo site da Secretaria da Fazenda (Sefaz). Para suprir essa demanda que ficaria desassistida, a Arquivei, empresa que fornece plataforma de monitoramento, gestão e inteligência de documentos fiscais, desenvolveu uma solução gratuita para consultas de NFes e CTes com chave de acesso e sem a necessidade do certificado digital, o Arquivei Lite.

A ferramenta utiliza as vias oficiais, juntamente aos servidores do governo, para consulta e download de XML e DANFe. Também é possível baixar até 500 notas por mês gratuitamente, consultar todas as notas emitidas para o CNPJ da empresa e baixar/armazenar automaticamente as notas por cinco anos. Além disso, o Arquivei Lite busca diretamente do site da Secretaria da Fazenda as notas emitidas, evitando fraude e multas em casos de fiscalização por parte da Receita Federal.

Para conhecer mais sobre o Arquivei Lite, acesse: https://lite.arquivei.com.br/.

 

Sobre a Arquivei

A Arquivei é uma empresa que fornece plataforma de monitoramento, gestão e inteligência de documentos fiscais. Criada em 2014, surgiu para suprir uma dificuldade das empresas na gestão mais eficiente de seus dados fiscais. Com sede em São Carlos, interior paulista, a startup já atende mais de 80 mil empresas, com gigantes como McDonald’s, Riachuelo e C&A.

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas