33.7 C
Porto Velho
sábado, junho 27, 2026
spot_img

Conta de luz fica mais cara em julho com bandeira amarela confirmada

Prepare o bolso: a conta de energia elétrica vai continuar mais cara em julho. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou a permanência da bandeira tarifária amarela, que gera cobrança adicional na fatura.

Com a decisão, os consumidores terão um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos no próximo mês.

A cobrança vale para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Segundo a Aneel, a medida foi tomada por causa do período seco no Brasil, que reduz a geração das usinas hidrelétricas e aumenta a necessidade de acionamento das termelétricas, que têm custo maior.

“A manutenção da bandeira amarela reflete condições menos favoráveis de geração no País, típicas do período seco, quando há redução nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas e necessidade de acionamento de usinas termelétricas”, informou a agência.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel em 2015 e funciona como um alerta sobre o custo da produção de energia.

A cor verde significa que não há cobrança extra. Já as bandeiras amarela e vermelha indicam que a geração está mais cara e aumentam o valor da conta.

Atualmente, a bandeira amarela representa o menor acréscimo. Na vermelha, o custo sobe: no Patamar 1, o aumento é de R$ 4,46 por 100 kWh.

No caso mais caro, a bandeira vermelha Patamar 2 pode acrescentar R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos.

A definição das bandeiras é feita após análises das condições de geração de energia e dos custos previstos para atender a demanda do país.

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas