A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (9/12) o Reajuste Tarifário Anual da Energisa Rondônia, distribuidora responsável por atender cerca de 729 mil unidades consumidoras nos 52 municípios do estado. Os novos valores passam a valer no dia 13 de dezembro.
Para consumidores residenciais (classe B1), o reajuste será de 14,64%. Nos demais grupos, o aumento médio será de 15,01% para baixa tensão e 18,49% para alta tensão, resultando em um efeito médio de 15,72% para todos os consumidores atendidos pela distribuidora.
Segundo a ANEEL, o reajuste foi puxado principalmente pelos custos de compra, distribuição e transmissão de energia, além de encargos setoriais e componentes financeiros acumulados de processos tarifários anteriores.
A diretoria também aprovou uma Revisão Tarifária Extraordinária (RTE). No reajuste deste ano, será incluído o impacto financeiro de R$ 57 milhões, o que representa 2,15% do aumento total. O restante desse valor será distribuído nos próximos processos tarifários.
Os percentuais médios consideram todas as classes de consumo, desde alta tensão — como indústrias e grandes estabelecimentos — até baixa tensão, que engloba consumidores residenciais, rurais, comerciais e iluminação pública.



