Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo mostra que grande parte dos ingressos vendidos para a Copa foram comprados pelos principais emissores de turistas para o Brasil – Argentina, Estados Unidos e Alemanha. Dados da Fifa reiteram que estes foram os países que mais compraram ingressos para o mundial até o momento – entre os ingressos vendidos a estrangeiros (43% do total), os Estados Unidos compraram 125.465; a Alemanha, 55.666; e a Argentina, 53.809.
O levantamento assinala portanto, que grande parte dos turistas que irão assistir ao mundial já estiveram anteriormente no país. Entre os turistas regulares, os procedentes dos Estados Unidos visitam especialmente São Paulo, atraídos por negócios e eventos. Já os turistas alemães vêm ao País a lazer e preferem o Rio de Janeiro. Os visitantes da Argentina elegeram o Estado de Santa Catarina para passar as férias.
O Mtur aponta a satisfação dos serviços turísticos como principal motivo para a volta ao Brasil – a conclusão é fruto de um estudo feito pela pasta durante a Copa das Confederações. De acordo com o levantamento, dos 25 mil turistas estrangeiros que estiveram no País em função da competição, pelo menos 75,8% dos entrevistados disseram que pretendiam voltar para a Copa do Mundo. A mesma pesquisa apontou que as expectativas dos visitantes foram superadas ou atendidas (70%).