25 C
Porto Velho
segunda-feira, outubro 27, 2025

Eleições 2026: sucessão estadual está em aberto em Rondônia

A menos de um ano das eleições gerais de 2026, a sucessão estadual em Rondônia não está definida ainda, mesmo diante do favoritismo do deputado federal Fernando Máximo (União Brasil-UPr). O fator Lula será determinante, diante da alta popularidade alcançada nos últimos dias, após o encontro amigável com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Espera-se números bastantes positivos nas pesquisas nesta semana, reflexo dessa mudança no humor dos eleitores em relação ao presidente Lula.

O movimento Caminhada Esperança revelou que não tem ainda um nome para concorrer ao governo de Rondônia. Embora esteja ancorado por nove partidos progressistas, o movimento não conseguiu convencer o senador Confúcio Moura (MDB) a disputar a sucessão estadual. Nem o ex-senador Acir Gurgacz (PDT) topou a parada. Ambos vão disputar o Senado Federal.

O advogado e ativista Samuel Costa (Rede) está disposto a enfrentar Fernando Máximo, Hildon Chaves, Sérgio Gonçalves e Adailton Fúria, mas vai precisar de muito apoio financeiro. Não basta querer, tem que poder. Uma campanha eleitoral é cara, muito cara, principalmente em Rondônia. É claro que existe o fundo eleitoral, mas uma campanha pelo governo começa antes, um ano antes. Percorrer o estado requer muitos recursos financeiros.

Coluna Zona Franca

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas