29 C
Porto Velho
sexta-feira, outubro 17, 2025

Em busca de consolidar propostas para a enfermagem, Sid Orleans visita presidente do COREN

 

O objetivo do encontro foi ouvir as demandas da categoria, incorporá-las ao seu projeto de mandato e reafirmar o seu compromisso com quem se se dedica à saúde da população 24 horas por dia.

Em visita ao Conselho Regional de Enfermagem – COREN-RO, o pré-candidato a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores, o enfermeiro Sid Orleans, foi recebido pelo presidente Manoel Carlos Neri da Silva. Orleans e Neri estiveram juntos à frente do IPAM em 2006, conversaram sobre a conjuntura política no Estado, as chances eleitorais de Orleans e, claro, o cenário nacional. “Como acredito que conhecerei, enquanto vereador e secretário de saúde que fui, a maioria dos senadores e deputados federais que serão eleitos no dia 02 de outubro, a minha luta em favor da enfermagem de Rondônia também chegará ao Congresso”, enfatiza Orleans.

No entanto, o centro da conversa foi o momento que vive a enfermagem no Brasil e em Rondônia, enfim reconhecida pelos indispensáveis serviços prestados à sociedade. O projeto que estabelece Piso Salarial para as categorias de enfermagem, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Para Neri, o avanço é indiscutível, mas a pandemia foi um empurrão definitivo para o reconhecimento do valor da enfermagem, para toda a sociedade. Isso ficou claro nas reportagens do Jornal Nacional e de todos os meios de comunicação de massa.

No entanto, Neri acha que há ainda muitas lutas para serem travadas. “As condições de repouso para os profissionais de enfermagem, por exemplo, precisarão de apoio político para ser vencida bem como a aprovação, de uma vez por todas, das 30 horas semanais para a categoria. Precisamos de apoio político, Sid, para que isso não leve ainda mais tempo do que levou para chegarmos ao Piso Salaria e você tem grandes chances de conquistar uma cadeira no Parlamento Estadual. É uma demanda legitima e justa”, afirmou Neri.

Sid Orleans que, enquanto vereador, elaborou e garantiu o decreto que legalizou as gratificações do SUS da SEMUSA para todos os profissionais de saúde, sendo estas posteriormente integradas ao contracheque como vantagem definitiva. Foi Sid Orleans que, enquanto Secretário de Saúde, entre 2006 e 2008, foi autor do anteprojeto de lei das 30 horas.

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas