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terça-feira, setembro 2, 2025

Estrada Porto Velho-Manaus ficará trafegável neste ano, diz Acir Gurgacz

Acir  Gurgacz (E) liderou Caravana da diligência da Comissão de Agricultura do Senado partindo de madrugada de Humaitá (AM)
Acir Gurgacz (E) liderou Caravana da diligência da Comissão de Agricultura do Senado partindo de madrugada de Humaitá (AM)

Manaus – O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) afirmou que até o final deste ano será possível trafegar por toda a extensão da BR-319, rodovia que liga Manaus (AM) a Porto Velho, capital de Rondônia.

Conforme o senador, os trabalhos para tornar a estrada trafegável começaram no ano passado e, até dezembro deste ano, deverá ser liberada para o tráfego de veículos. “Tudo indica que, com esses serviços, a BR-319 oferecerá plenas condições de trafegabilidade em toda a sua extensão, sendo possível sair de Porto Velho pela manhã e, ao final da tarde, chegar a Manaus”, estimou Gurgacz. “Isso facilitará o transporte de nossas verduras e frutas produzidas no entorno de Porto Velho, diminuindo o preço para os consumidores de Manaus e melhorando o preço para os nossos produtores”.

Caravana da diligência da Comissão de Agricultura do Senado partindo de madrugada de Humaitá (AM)
Caravana da diligência da Comissão de Agricultura do Senado partindo de madrugada de Humaitá (AM)

Gurgaz disse que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) tem quatro contratos para recuperar a rodovia. “Estes contratos incluem recuperação de trechos até o Careiro (cidade do Amazonas a 83 quilômetros de Manaus) e Humaitá (município a 591 quilômetros da capital do Amazonas). É o trecho do ‘meião’ , no qual não tem asfalto”, disse o senador. “De Porto Velho a Humaitá está normal e do Careiro a Manaus também, o problema é este meião”, disse Gurgacz.

De acordo com o senador, a trafegabilidade estará normal mesmo com as obras em andamento. “Eu entendo que isto é possível. Nós queremos que, em setembro ou, no máximo em outubro, já possamos ver caminhões de médio porte transportando produtos agrícolas de Rondônia para Manaus”, declarou.

Maior e cara

O superintendente do Dnit no Amazonas, José Fábio Galvão, disse que falará sobre a trafegabilidade da BR-319 apenas nesta sexta-feira. A recuperação da estrada é uma promessa antiga do Dnit, que enfrentou dificuldades para obter licenças ambientais.

A BR-319 foi construída na década de 1970 pelo governo militar para integrar a Amazônia ao restante do Brasil. Com 877 quilômetros, a estrada é a maior rodovia federal do Amazonas e já consumiu  R$ 100 milhões entre recursos para obras e estudos ambientais para tornar a rodovia trafegável, segundo dados do próprio Dnit.

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