26 C
Porto Velho
quinta-feira, outubro 23, 2025

Falta de insulina em Rondônia coloca em risco a vida de pacientes diabéticos

A falta de insulina nas unidades de saúde de Rondônia tem colocado em risco a vida de milhares de pacientes diabéticos em todo o estado. O problema motivou o deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos) a apresentar uma indicação (nº 14245/25) solicitando informações detalhadas ao Governo de Rondônia e à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) sobre as causas da interrupção no fornecimento do medicamento.

Segundo o parlamentar, a escassez da insulina — considerada essencial para o controle da diabetes — representa uma grave violação ao direito constitucional à saúde e exige uma resposta imediata do poder público.

Na solicitação, Delegado Camargo questiona o motivo da falta do remédio, pede o prazo para normalização do abastecimento e informações sobre contratos de compra e distribuição. Ele também defende a criação de um sistema de controle de estoques para evitar novas interrupções.

“É inadmissível faltar um medicamento vital como a insulina. O Estado tem o dever de garantir o tratamento adequado e o fornecimento contínuo aos pacientes diabéticos”, afirmou o deputado.

Como presidente da Comissão de Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa, o parlamentar informou que acompanhará o caso de perto e poderá solicitar diligências formais para apurar responsabilidades e cobrar soluções concretas.

Camargo também lembrou que propôs a instauração da CPI da Saúde, ainda em fase de coleta de assinaturas, com o objetivo de investigar falhas na gestão pública e garantir mais eficiência e transparência no sistema estadual de saúde.

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas