Delegados de todo o Estado inscritos na 3ª Conferência de Direitos Humanos de Rondônia debatem em grupos de trabalho, nesta terça-feira (2), cinco propostas para cada eixo temático da conferência, as quais posteriormente serão avaliadas em plenária maior, até o fechamento das propostas que serão defendidas posteriormente em Brasília, durante a 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, de 24 a 29 de abril.
Com o tema “Construção do sistema Estadual de Direitos Humanos de Rondônia: Democracia, Justiça, Igualdade e Participação Social”, a 3ª Conferência Estadual de Direitos Humanos acontece no Hotel Rondon, em Porto Velho, até quinta-feira (3), com previsão de se aprovar as propostas e eleger os delegados que irão à conferência nacional. Propostas devem ser incluídas em diretrizes que tratam da assistência social, educação, saúde, transporte e acessibilidade, segurança pública e participação social.
De acordo com a secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Valdenice Domingos, a principal proposta da conferência é reunir representantes do governo e da população para debater os desafios e decidir as prioridades para as políticas públicas relativas aos direitos humanos. “O espaço é uma boa oportunidade para a expansão e melhoramento desta política que tem em sua história grandes desafios. O governo de Rondônia acredita que é nestes espaços que a sociedade, juntamente com o poder público, irá melhorar os direitos humanos”, disse a secretária.
A representação da delegação que irá a Brasília será constituída por doze integrantes do governo e dezenove da sociedade civil organizada. A coordenadora da Política de Direitos Humanos de Rondônia, Helenilda Torres, disse que estão presentes na 3ª Conferência dezesseis segmentos da sociedade, entre eles migrantes, mulheres, indígenas, quilombolas, negros, trabalhadores rurais, crianças e adolescentes.
Saiba mais:
Rondônia discute construção do sistema estadual de Direitos Humanos em conferência
Conferência Estadual promove debate para a construção de políticas para a defesa dos direitos humanos em Rondônia
Fonte
Texto: Secom
Fotos: Bruno Corsino
Secom – Governo de Rondônia