29 C
Porto Velho
segunda-feira, junho 23, 2025

Grupo terapêutico da Sepaz presta assistência aos familiares de dependentes químicos

Várias atividades são desenvolvidas no Crepad como ferramenta ao processo de recuperação
Várias atividades são desenvolvidas no Crepad como ferramenta ao processo de recuperação

A doméstica Vanecy de Jesus, que convive há seis anos com a dependência de maconha e crack do filho de 16 anos, é uma das participantes do grupo terapêutico para familiares de dependentes químicos, do Centro  de Referência em Prevenção e Atenção à Dependência Química (Crepad) de Porto Velho, ligado à Superintendência Estadual da Paz (Sepaz).

As atividades dos grupos terapêuticos são uma importante ferramenta utilizada pelos profissionais do Crepad para que familiares e usuários, em processo de recuperação, possam dialogar e compartilhar experiências que promovam a melhoria na adaptação ao modo de vida individual e coletiva. Trata-se de um momento de integração e de questionamentos acerca de si e dos outros, que auxilia a todos a perceberem novas formas de lidar com o problema das drogas e a buscar melhores soluções.

A equipe multidisciplinar da Sepaz acredita que o apoio no processo de tratamento também deve ser estendido aos familiares, pois precisam ser fortalecidos para lidarem melhor com os aspectos que envolvem a recuperação da dependência química, do álcool e de outras drogas.

Vanecy  gosta das atividades de grupo. “Aqui podemos compartilhar nossas aflições e ver que existe saída. Como mãe solteira, às vezes me sinto sozinha, muita gente se distancia por conta do meu filho. Mas aqui me sinto acolhida e agora, mais que nunca, não vou desistir dele”, afirmou.

O filho de Vanecy  conheceu as drogas aos 10 anos e já foi internado compulsoriamente por duas vezes em São Paulo. Atualmente recebe a visita dos Anjos da Paz, grupo que faz abordagem domiciliar motivacional para sensibilização à adesão ao tratamento voluntário disponibilizado pela rede de atenção aos dependentes químicos, que por motivos físicos ou emocionais não têm condição de irem ao Crepad.

O grupo terapêutico para familiares reúne-se às segundas-feiras, às 16. O Crepad Porto Velho funciona na rua Rafael Vaz e Silva, 3041, bairro Liberdade, com atendimento psicossocial de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h30. No período da tarde são os grupos terapêuticos.


Fonte
Texto: Lúcia Reis
Fotos: Lúcia Reis
Decom – Governo de Rondônia

 

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas