35 C
Porto Velho
sexta-feira, julho 25, 2025

Guajará-Mirim representa Rondônia em evento nacional e apresenta modelo inovador de gestão pública

Durante o Transformar Juntos 2025, município rondoniense compartilha boas práticas que fortalecem a administração pública com foco na escuta ativa, valorização do servidor e desenvolvimento

O município de Guajará-Mirim, em Rondônia, ganhou destaque nacional durante o Transformar Juntos 2025, evento promovido pelo Sebrae entre os dias 23 e 25 de julho, em Brasília (DF). Considerado um dos principais fóruns de integração entre os setores público e privado para o desenvolvimento sustentável dos municípios brasileiros, o encontro reuniu lideranças de todo o país com o objetivo de discutir políticas de inovação, desenvolvimento econômico e melhoria da gestão pública.

Experiências implantadas pela Prefeitura Municipal foram apresentadas pelo chefe de Gabinete, Massud Badra, como modelos de transformação institucional baseado em escuta ativa e protagonismo dos servidores. “Em Guajará-Mirim, aprendemos que inovar é, antes de tudo, criar ambiente para escutar. Quando o servidor é ouvido, ele se sente parte da mudança”, afirmou Massud.

As propostas surgiram a partir de uma oficina aplicada com servidores das áreas administrativa, da saúde e da educação. O principal foco foi romper resistências internas, introduzir novas metodologias de trabalho e estimular a cooperação intersetorial. Os resultados têm sido imediatos. “Era um treinamento simples. Mas provocou um movimento: os servidores saíram da zona de conforto e começaram a propor mudanças concretas”, destacou.

Dessas experiências, surgiram ações iniciais como: um projeto de valorização da gastronomia local e uma parceria com o evento “Duelo da Fronteira”. A condução do processo conta com a liderança compartilhada entre o chefe de Gabinete e o vice-prefeito, consolidando uma gestão mais colaborativa e voltada à inovação. “O que estamos fazendo em Guajará-Mirim é simples, mas poderoso. O servidor passou de executante a agente de transformação”, concluiu Massud.

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas