35 C
Porto Velho
quarta-feira, agosto 13, 2025

IBAM Promove Ação de Inclusão Socioambiental

Parceria entre IBAM escola reforça valores de preservação e cidadania em comunidades rurais

Porto Velho, 13 de agosto de 2025 – O instituto Brasil Amazônia – IBAM, realizou nesta segunda-feira uma importante ação de inclusão socioambiental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Boehmundo Álvaro Afonso, localizada na zona rural de Porto Velho. Destinada aos alunos do 1º ao 5º ano, a iniciativa teve como objetivo principal estimular a consciência ambiental e aproximar as crianças dos conceitos de sustentabilidade e preservação ambiental.

A programação do evento teve a entrega de  mudas e uma palestra educativa sobre o cultivo  do cacau clonal, seguida do plantio das mudas no pátio da escola. A apresentação foi conduzida pela engenheira florestal, gestora agrônoma e técnica em meio ambiente e saneamento básico, Andréia Moraes, que adaptou os conteúdos para  o entendimento dos estudantes, utilizando exemplos práticos para despertar o interesse das crianças.

O professor Uilian Oliveira, que acompanha as turmas participantes, ressaltou a importância de experiência como essa para fortalecer o vínculo dos alunos com a natureza. “Essas ações transformam o aprendizado em vivência, criando uma conexão afetiva e responsável com o meio ambiente desde cedo”, afirmou.

Para o diretor da escola, Raimundo José Botelho de Carvalho, a parceria com o IBAM é fundamental, especialmente para comunidade localizada em áreas mais afastada dos centros urbanos. “A colaboração com o instituto traz conhecimento e oportunidades que ampliam o horizonte dos nossos estudantes, além de fomentar uma cultura de respeito e cuidado com a natureza”, destacou.

Com sede em Candeias do Jamari, o Instituto Brasil Amazônia – IBAM desenvolve projetos culturais, socioeducativos e ambientais voltados ao fortalecimento do desenvolvimento sustentável em Rondônia. Segundo a instituição, ações como a realizada nesta segunda feira impactam diretamente na formação cidadã das crianças, estimulando valores essenciais como responsabilidade, cuidado e respeito pelo meio ambiente.

Ao final do evento, cada aluno teve a oportunidade de participar do plantio das mudas de cacau clonal, vivenciando na pratica a importância de preservar espécies que contribuem para o equilíbrio ambiental e para o desenvolvimento econômico da região amazônica.

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Relacionadas