O Partido dos Trabalhadores escreveu, no último dia 06 de julho de 2025, um novo capítulo decisivo na sua história recente em Rondônia.
À frente do Diretório Municipal de Porto Velho, Israel Trindade conduziu o PT da Capital por um ciclo de profunda reconstrução política, organizativa e militante. Segundo Fred Versalli, eleito presidente do PT de Porto Velho, Israel encerra de sua gestão e entrega um partido vivo, combativo, conectado com as bases e elege, em primeiro turno, e com 62% dos votos, o seu sucessor em uma eleição com cinco candidaturas tradicionais e de muito peso para a Sigla.
“Filho de uma ex-empregada doméstica e de um mecânico, morador de ocupação nas periferias de Porto Velho, vindo de uma família com 13 irmãos, Israel conhece a dor de quem vive na ponta; é dessa vivência que ele tira sua força política e seu compromisso com os que mais precisam. Israel reaproximou o partido da periferia, dos assentamentos, dos trabalhadores, do campo cristão e dos setores populares que são a base viva do nosso projeto, visitando um a um nas suas casas”, relatou o filiado Rômulo Machado.
Eliel Cunha destacou que a vitória expressiva de Israel na Capital, para o segundo turno, como candidato a presidente do PT estadual, foi o reflexo direto do trabalho realizado com coragem, escuta e firmeza; foram reativados núcleos históricos, ampliadoso número de filiados e reacendido a militância. Porto Velho, sob sua liderança, se tornou o coração político do PT em Rondônia — um exemplo de organização para todo o Estado
“A minha trajetória teve início no movimento estudantil e os meus lemas sempre foram articular sem excluir, liderar sem ser autoritário, de promover disputas internas com respeito e unidade.Eu trabalhei para construir pontes entre gerações e correntes partidárias, sempre com foco no fortalecimento do projeto coletivo. Essa inspiração veio da militância embalada por nomes como Fátima Cleide, o saudoso Eduardo Valverde, e tantos outros líderes históricos do PT que sempre guiaram o meu caminho. É com pensamento neles e para honrar essas histórias, que eu batalho na militância do PT desde a minha juventude”, enfatizou Trindade.
Para Israel, esse foi um dos processos eleitorais mais disputados da história do PT, tratado por todos os candidatos com respeito e com resultados que demonstraram força, como é o caso dos 836 votos obtidos por Ernani Coelho, o que confirma a força da da ex-senadora Fátima Cleide e o trabalho do próprio companheiro, visitandoos nossos filiados nos 51 municípios do interior.
Agora, Israel Trindade avança para o segundo turno da eleição estadual, enfrentando um grupo histórico que está no comando do Partido.
“Israel carrega consigo algo que o diferencia: representa uma nova forma de fazer política, alinhada e inspirada no presidente Lula — com base, com escuta e com coragem de enfrentar os desafios do presente, mas, principalmente, com compromisso com a juventude, com a formação e a comunicação partidária”, enfatiza a sindicalista professora Léo Simão.
“A eleição em Porto Velho foi um sinal claro de que há, em Rondônia, um sentimento crescente de reconstrução e renovação. O que Porto Velho viveu sob a gestão de Israel mostra que é possível retomar a confiança da militância, reorganizar o partido com método e ousadia e preparar o PT para a grande disputa de 2026 — uma eleição estratégica para ampliar nossa bancada estadual, reocupar a Câmara Federal e o Senado Federal, além de construir um nome consistente para a disputa do Governo do Estado e, com isso, montar um grande palanque para apoiarna reeleição do presidente Lula e sua governabilidade“, opinou Lucindo Pereira, ex Superintendente do Correios em Rondônia.
“Israel Trindade não apenas deixou um legado. Ele abriu caminhos. Rondônia inteira observa esse processo e a militância reconhece quem tem história, quem tem prática e quem tem compromisso real com o povo. Israel está pronto para seguir trilhando ao lado da militância em todo o Estado. Agora é só você querer, uma Rondônia melhor, 300 vezes, para todos e todas“, finaliza o filiado Pantera.