O livro Marketing Político Sem Achismo está sendo lançado como uma importante ferramenta para quem deseja compreender e aplicar estratégias eficazes no cenário político atual.
Escrito por Ivan Lara, jornalista, consultor de marketing político e especialista em direito eleitoral, comunicação governamental e corporativa, o livro é fruto de anos de experiência em campanhas eleitorais, assessoria de comunicação e marketing empresarial. Mais do que uma obra teórica, Marketing Político Sem Achismo apresenta um conteúdo prático, baseado em pesquisas, análises de cenários e estratégias testadas ao longo de diversas campanhas. A obra traz diversas experiências reais da atuação do autor, mostrando os desafios enfrentados e as lições aprendidas no dia a dia do marketing político.
Para Ivan Lara, este lançamento representa uma grande conquista profissional e um compromisso com aqueles que atuam ou desejam atuar com marketing político, campanhas eleitorais e comunicação política, ajudando-os a enxergar além dos palpites e percepções individuais. “O livro surge da necessidade de oferecer uma visão clara e embasada para profissionais que, muitas vezes, se veem presos à rotina e não conseguem enxergar além do dia a dia. Compartilho aqui minhas experiências, desde o jornalismo até a execução de campanhas eleitorais, para ajudar quem busca construir reputação e criar conteúdos estratégicos”, destaca o autor.
O grande diferencial de Marketing Político Sem Achismo é seu foco em campanhas de cidades de médio e pequeno porte, onde os desafios costumam ser ainda maiores. Baixos recursos, menos profissionais especializados e uma estrutura mais limitada tornam o trabalho de assessores e candidatos especialmente desafiador. Pensando nisso, o livro apresenta estratégias viáveis para superar essas dificuldades e garantir campanhas mais eficientes, independentemente do tamanho da cidade.
A obra provoca uma reflexão essencial, que gira em torno da dificuldade de fazer marketing político sem incluir opiniões, percepções e experiências pessoais como verdades absolutas. Trata-se de uma tarefa desafiadora — muito difícil, mas necessária. O objetivo do livro é justamente chamar a atenção para essa questão. Quando há esforço para deixar pitacos e achismos de lado, é possível fazer uso mais consistente da ciência, da estratégia e dos dados para embasar decisões — o que pode fazer toda a diferença em uma campanha.
Ao longo da leitura, o autor aborda aspectos como a construção da imagem do candidato ainda na pré-campanha, o uso de estratégias, pesquisas e articulações para consolidar o futuro político, a importância de uma comunicação estratégica com mensagens bem alinhadas, o papel decisivo das redes sociais, o impacto das pesquisas eleitorais, a estrutura ideal de uma equipe de marketing político e o valor de um processo de desconstrução bem planejado, quando necessário.
O livro tem edição em parceria com a Editora & Instituto Pimenta e o Instituto de Formação Política do Brasil – IFP Brasil, e o exemplar físico já está disponível para aquisição no site ivanlara.com