A Justiça Eleitoral em Rondônia está desenvolvendo uma verdadeira cruzada em favor da lisura das eleições gerais desse ano e, para isso, vem celebrando parcerias com as mais diversas entidades e instituições da sociedade civil organizada para ampliar a divulgação da cartilha sobre eleições limpas, produzida pelo Tribunal Regional Eleitoral, através de sua Ouvidoria. Na manhã desta quarta-feira, 02, o presidente do TRE, desembargador Péricles Moreira Chagas, visitou o arcebispo de Porto Velho, Dom Esmeraldo Barreto de Farias, a quem solicitou apoio da Igreja Católica para maior difusão da importância do voto consciente.
No encontro com o líder religioso, o desembargador fez uma explanação geral sobre os objetivos da Justiça Eleitoral e lembrou que o Brasil faz a melhor, mais confiável, mais rápida e mais segura eleição, sem paralelo em qualquer lugar do mundo. Mas, ao mesmo tempo – e é aí que reside a grande contradição – convive com os piores resultados das eleições: muita corrupção, educação de baixa qualidade, péssimos serviços de saúde e segurança pública, ruas e estradas esburacadas, entre outras mazelas. “O desafio da Nação é superar essas disparidades e buscar resultados compatíveis com a melhor eleição do mundo. E é por isso editamos uma cartilha sobre eleições limpas e estamos aqui para pedir o apoio da Igreja na divulgação desse trabalho”, disse o desembargador.
Atencioso a fala do magistrado eleitoral, o arcebispo Dom Esmeraldo recebeu a proposta com alegria e entusiasmo, realçando que a Igreja Católica já trabalha com esse tema e, inclusive, é de iniciativa de um bispo a proposição da Lei que prevê a cassação do mandato de políticos eleitos através da compra de votos. “A Igreja trabalhou intensamente pela coleta de assinaturas para aprovação pelo Congresso da Lei da Ficha Limpa, junto com o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), e agora estamos empenhados na coleta de assinatura para aprovação de uma Lei no Congresso que impeça o financiamento de candidatos por empresas. É muito importante afastar a nefasta influência do poder econômico da eleição”, observou o arcebispo.
Durante o encontro, o desembargador Moreira Chagas falou de forma sintética do conteúdo da cartilha e ouviu de Dom Esmeraldo que a Igreja acolhe com muita satisfação a proposta de parceria e que, na medida do possível, seja produzido folder com informações mais sucintas para melhor assimilação dos fiéis. Dom Esmeraldo sugeriu ao desembargador Moreira chagas a participação de membros do TRE nas celebrações dominicais, quando as paróquias poderão abrir espaço para breves exposições sobre o tema eleições limpas.
A sugestão foi prontamente aceita pelo presidente do TRE, que agradeceu ao arcebispo de Porto Velho pela receptividade. Dom Esmeraldo sugeriu também que a Justiça Eleitoral também busque parceria com as Arquidioceses de Ji-Paraná e de Guajará-Mirim. O TRE vai encaminhar, ainda essa semana, cerca de 200 exemplares do Manual de Orientação ao Eleitor nas Eleições 2014, para que a Arquidiocese distribua a todas as paróquias.