Secretária Ana Estela Haddad atende pedido de socorro do Superintendente
Na manhã de ontem (07.08), a Superintendência do Ministério da Saúde recebeu do DATASUS, através da Secretaria de Informação e Saúde Digital – SEIDIGI, a Solução para a sua Central de Processamento de Dados.
“Isto significa que a Superintendência do Ministério da Saúde em Rondônia acaba de encerrar um longo período de vulnerabilidade tecnológica, graças à intervenção da Secretária de Informação e Saúde Digital, Dra. Ana Estela Haddad a quem eu quero agradecer por atender ao nosso pedido”, comenta o Superintendente Sid Orleans.
Segundo Orleans, por mais de uma década a Superintendência operava com apenas dois computadores simples adaptados como “servidores”, uma solução improvisada que além de gerar insegurança e ineficiência, colocava em risco a segurança de dados sensíveis do SUS na Superintendência do MS em Rondônia.
A situação crítica chamou a atenção da Secretária de Informação e Saúde Digital que, em caráter de urgência, viabilizou a doação de equipamentos adequados para a Central de Processamento de Dados da Superintendência. “A mudança não só eliminará riscos de perda ou vazamento de informações, mas também modernizará a gestão de dados de saúde pública na gestão federal de Rondônia”, explica Sid.
“Era uma bomba-relógio. Trabalhávamos com máquinas obsoletas, sem backup confiável. Qualquer falha poderia comprometer serviços essenciais e dados importantes do Ministério da Saúde em Rondônia”, relata técnico do DATASUS local, Erci dos Santos Júnior.
Com os novos servidores, a Superintendência de Rondônia agora amplia a sua capacidade de armazenamento em 64 vezes, evitando perdas críticas, além de agilizar processos, emissão de relatórios e integração com sistemas nacionais, reduzindo riscos de ataques cibernéticos ou falhas operacionais.
Servidores locais e gestores celebraram a conquista, ressaltando que a medida é um marco após anos de espera. “Finalmente teremos condições de trabalhar sem medo de colapsos”, comemorou o Chefe de Transferência de Recursos, Marco Túlio Mulin.
A ação reforça o compromisso do Ministério da Saúde em equipar todas as unidades federativas com tecnologia adequada, eliminando desigualdades históricas na gestão da informação.