28 C
Porto Velho
quinta-feira, setembro 18, 2025

Ministro Sarney Filho e a caravana verde em viagem na Amazônia legal

 

Liderada pelo ministro Sarney Filho, a caravana verde passará por vários Estados da Amazônia Legal. A finalidade da viagem segundo o ministro é fortalecer a conservação e as medidas de combate ao desmatamento na Floresta Amazônica.

O que nos deixa intrigado é que a cada dia o desmatamento na Amazônia cresce em ritmo acelerado, segundo o INPE o ano de 2016 o desmatamento na Amazônia aumento em 29%, já o Imazon o aumento atinge a quase 100%, isso depois de alguns anos estagnados.

Interessante é que para quem conhece a estrutura dos órgãos do Ministério do Meio ambiente na região Norte, sabe das deficiências gritantes que convivem; falta de estrutura, falta de servidores, precárias condições de trabalho, etc. A fiscalização ambiental na região norte é quase uma condição de guerra, mas isso não é visto por quem tem poder de decisão.

A sensação que temos é que meio ambiente e sustentabilidade não é mais prioridade no governo federal, basta observar os concursos públicos para contratação de servidores, observe que os últimos concursos foram em 2010/2011, na atualidade existe um concurso do SFB/MMA para Analista Ambiental com prazo de validade em vigor, no entanto o órgão não dá sinais algum de contratar os classificados.

Se realmente o meio ambiente fosse prioridade, o governo convocaria os classificados no concurso do Sistema Florestal Brasileiro para resolver o déficit de servidores, afinal o déficit é tanto na área de fiscalização quanto na área administrativa.

É interessante a falta de prioridade e a fraqueza do Ministério do Meio Ambiente, quando o assunto é contratação de pessoal. Basta comparar as contratações da Policia Federal, Policia Rodoviária Federal e outros órgãos, se correlacionarmos as nomeações dos órgãos do governo federal, chegamos à conclusão que a política ambiental é apenas para inglês ver!

Últimas

- Publicidade -

Relacionadas